Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O JORNAL IMPRESSO

 

22/09/2010

Autor e Coautor(es)
Andréa Morais Diniz
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Ribeiro Porfírio Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber que a página inicial de um jornal tem como função transmitir uma visão geral das principais notícias da edição e despertar o interesse do leitor para as páginas interiores;
  • Verificar a diagramação e a forma de apresentação de um jornal para os leitores;
  • Localizar caracteres próprios de um jornal.

Duração das atividades
2 a 3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Seria interessante se o aluno já tivesse contato com diferentes portadores de texto, ampliando cada vez mais seu repertório.

Estratégias e recursos da aula

Quando trabalhamos a página inicial do jornal, explicamos sua função: ela oferece uma visão geral das principais nóticias contidas na edição do dia. A página inicial apresenta como função principal: despertar o interesse do leitor para o conteúdo das páginas interiores.

Atividade 1- Conversa: quem é leitor de jornal?

1º momento - Iniciar com uma roda de conversa, como possibilidade de interação oral, capacidade de ouvir o outro e conhecer as práticas de leitura na família. Conversa: quem lê em casa o jornal? onde adquirem o jornal? em que momento lê o jornal? Valorizar as expreriências dos alunos e falar da sua própria experiência como leitor de jornal. Ao final da conversa, registrar no quadro ou cartaz as respostas dos alunos/grupo.

                                       LEITURA DO JORNAL NA FAMÍLIA

QUEM LÊ JORNAL EM CASA?

ONDE ADQUIRE O JORNAL?

MOMENTO DA LEITURA

PAPAI E VOVÔ

COMPRA NA BANCA DE JORNAIS

NA HORA DO CAFÉ DA MANHÃ

MAMÃE

EMPRESTADO DA VIZINHA

À NOITE, ANTES DE DORMIR

NINGUEM LÊ

NÃO TEM

NÃO HÁ LEITORES

Atividade 2- Leitura da página inicial do jornal

1º momento - Trazer um jornal atual da cidade para a sala de aula e mostrar a página inicial para o grupo. Mostrar o jornal e questionar:

  • que jornal é este? É de qual  cidade? Quem tem em casa? O que vemos? Que imagens são estas?

Deixar que se motivem pelo interesse e descoberta. O professor detaca algumas manchetes, lê com ênfase e solicita que as crianças comentem, a partir das seguintes questões: o que quer dizer esta manchete? alguém ouviu falar sobre este assunto?

2º momento -  Procure destacar os caracteres principais: título do jornal, data da edição, preço, manchetes, imagens etc. Em uma grande roda, voce faz esse trabalho de forma coletiva, fixa o jornal em um quadro e chama de 5 em 5 crianças para vir até o jornal e identificar os caracteres descritos. Eles vão encontrando e   apontando: o título, as manchetes etc.

Atividade 3 -remontagem da pagina inicial em duplas

1º momento - Professor organize a turma em grupos de quatro crianças, para cada criança você atribui uma tarefa e assim, eles remontam o jornal em um trabalho cooperativo, da seguinte forma:

Fonte

http://1.bp.blogspot.com/_Ohvy9Fe3j9g/TFsUchLhVPI/AAAAAAAAAuY/bSzQKRisBCY/s1600/diario-rn.jpg 

  • exponha o joranal fixado em um lugar visivel;
  • recorte a pagina inicial em 8 partes (tira do titulo, do preço, da manchete em destaque,  da placa, da policia, da campanha eleitoral, do carro, do roda pé)  e entregue uma cópia para cada grupo.
  • oriente as crianças para fazer a montagem de modo que fique igual a página inicial do Diario de Natal;
  • eles devem planejar como vão fazer;
  • Cada criança fica com duas partes recortadas;
  • Você entrega uma folha de papel e cola a cada grupo;
  • eles analisam a posição que se encontra cada manchete e vão montando em sequência, de modo que, o trabalho de um depende do outro.
  • durante o processo eles devem confrontar a sua parte com a parte do jornal e a posição que ela ocupa na folha.

2º momento - Propicie a oportunidade das crianças compartilharem o seu trabalho, de fazer comparação com a página do jornal, de perceber os equivocos. Tenha outras partes do jornal (extra), para os grupos fazerem a reconstrução do trabalho, caso seja necessário. No final cada grupo expõe o seu jornal.

Recursos Complementares

LEITURA COMPLEMENTAR:

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6ª ed. São Paulo: Contexto, 2010.

Avaliação

Ao final das atividades avaliar se as cianças conseguiram:

perceber a função da pagina inicial do jornal;

localizar o titulo do jornal trabalhado;

identificar alguns caracteres da pagina inicial;

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Adriana Gonçalves, Emef "Bairro Colúmbia" , Espírito Santo - disse:
    prof.dri2010@hotmail.com

    25/05/2011

    Três estrelas

    Muito bom é uma forma de se valorizar a linguagem escrita e a necessidade de torná-la clara


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.