22/09/2010
Raimunda Ribeiro Porfírio Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Seria interessante se o aluno já tivesse contato com diferentes portadores de texto, ampliando cada vez mais seu repertório.
Quando trabalhamos a página inicial do jornal, explicamos sua função: ela oferece uma visão geral das principais nóticias contidas na edição do dia. A página inicial apresenta como função principal: despertar o interesse do leitor para o conteúdo das páginas interiores.
1º momento - Iniciar com uma roda de conversa, como possibilidade de interação oral, capacidade de ouvir o outro e conhecer as práticas de leitura na família. Conversa: quem lê em casa o jornal? onde adquirem o jornal? em que momento lê o jornal? Valorizar as expreriências dos alunos e falar da sua própria experiência como leitor de jornal. Ao final da conversa, registrar no quadro ou cartaz as respostas dos alunos/grupo.
LEITURA DO JORNAL NA FAMÍLIA
QUEM LÊ JORNAL EM CASA? |
ONDE ADQUIRE O JORNAL? |
MOMENTO DA LEITURA |
PAPAI E VOVÔ |
COMPRA NA BANCA DE JORNAIS |
NA HORA DO CAFÉ DA MANHÃ |
MAMÃE |
EMPRESTADO DA VIZINHA |
À NOITE, ANTES DE DORMIR |
NINGUEM LÊ |
NÃO TEM |
NÃO HÁ LEITORES |
1º momento - Trazer um jornal atual da cidade para a sala de aula e mostrar a página inicial para o grupo. Mostrar o jornal e questionar:
Deixar que se motivem pelo interesse e descoberta. O professor detaca algumas manchetes, lê com ênfase e solicita que as crianças comentem, a partir das seguintes questões: o que quer dizer esta manchete? alguém ouviu falar sobre este assunto?
2º momento - Procure destacar os caracteres principais: título do jornal, data da edição, preço, manchetes, imagens etc. Em uma grande roda, voce faz esse trabalho de forma coletiva, fixa o jornal em um quadro e chama de 5 em 5 crianças para vir até o jornal e identificar os caracteres descritos. Eles vão encontrando e apontando: o título, as manchetes etc.
1º momento - Professor organize a turma em grupos de quatro crianças, para cada criança você atribui uma tarefa e assim, eles remontam o jornal em um trabalho cooperativo, da seguinte forma:
Fonte
http://1.bp.blogspot.com/_Ohvy9Fe3j9g/TFsUchLhVPI/AAAAAAAAAuY/bSzQKRisBCY/s1600/diario-rn.jpg
2º momento - Propicie a oportunidade das crianças compartilharem o seu trabalho, de fazer comparação com a página do jornal, de perceber os equivocos. Tenha outras partes do jornal (extra), para os grupos fazerem a reconstrução do trabalho, caso seja necessário. No final cada grupo expõe o seu jornal.
LEITURA COMPLEMENTAR:
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6ª ed. São Paulo: Contexto, 2010.
Ao final das atividades avaliar se as cianças conseguiram:
perceber a função da pagina inicial do jornal;
localizar o titulo do jornal trabalhado;
identificar alguns caracteres da pagina inicial;
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/05/2011
Três estrelasMuito bom é uma forma de se valorizar a linguagem escrita e a necessidade de torná-la clara