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Efeitos fisiológicos da corrente elétrica. Choques Elétricos

 

16/11/2010

Autor e Coautor(es)
DANIEL RODRIGUES VENTURA
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VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luís Nunes, José Marcelo Gomes, José Ângelo de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Eletrotécnica
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Eletrônica
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Eletromecânica
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Física Oscilações, ondas, óptica e radiação
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Eletroeletrônica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Como a corrente elétrica pode atravessar o corpo humano.
  2. Os fatores que podem propiciar um aumento na corrente que atravessa o corpo de uma pessoa, ao entrar em contato com fio energizado.
  3. Comparar a corrente que atravessa o corpo humano e a sensação experimentada por ele, as sensações fisilógicas distintas.
Duração das atividades
100 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. Corrente elétrica.
  2. Tensão elétrica.
  3. Circuito simples.
Estratégias e recursos da aula

1. Os efeitos da corrente elétrica sobre o corpo humano

  1. Para iniciar este estudo com uma abordagem mais fisiológica obtenha o texto “Choque elétrico” que pode ser obtido do site:
    http://drsergio.com.br/primeiros%20socorros/choq.html . 
  2. O texto dá uma idéia de como é o choque elétrico, como são os primeiros socorros e os cuidados com os acidentados.

Atividade 1.

  1. Forme pequenos grupos de alunos e distribua para estes grupos o texto “Choque elétrico”.
  2. Peça aos grupos que discutam entre si e respondam  as questões a seguir, baseado no texto acima.

 Questões:

  1. A corrente elétrica pode provocar o choque elétrico quando atravessa o corpo da pessoa?
  2. O choque pode provocar queimadura?
  3. O choque pode provocar uma parada cardíaca?
  4. A gravidade do choque depende de quais fatores?
  5. O que pode ser feito para afastar a vítima do contato com o fio, se não conseguir desligar a eletricidade?

 

Figura 1. Uma corrente elétrica externa com trajeto passando pelo coração pode provocar a fibrilação ou parada cardíaca.Imagem de corrente elétrica atravessando o coração obtida do site: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/choque-eletrico/imagens/choques-eletricos-16.jpg      

Figura 2. Para socorrer uma vitima de choque elétrico, desligue a eletricidade e depois use uma haste de madeira, como cabo de vassoura para afastá-la do contato com a eletricidade. Imagem obtida do site: http://www.paulo-henrique.com/site2/images/stories/choque_eletrico2.jpg    

2. A intensidade da Corrente e os danos causados.

Nesta parte da aula veremos a partir de qual valor de corrente elétrica o corpo humano começa a sentir o choque elétrico. Entenderemos o que pode provocar o aumento da corrente elétrica através do corpo da pessoa.       

Figura 3. Ilustração do pânico causado pelo choque elétrico. Imagem obtida do site:
http://1.bp.blogspot.com/_a3IvpI7NLOQ/TEcTnAjjIdI/AAAAAAAAAaE/QqqUwNGj6KQ/s1600/3_7.jpg    

Figura 4.  Sinalização de alerta para o risco de choques, normalmente esta placa é obrigatória onde há transformadores de alta tensão.
Imagem obtida do site: http://images.americanas.com.br/produtos/item/2832/0/2832066g.gif   

Atividade 2.

  1. Estudo e discussão do texto “Choque elétrico” obtido do site: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/choque-eletrico/choque-eletrico.php 
  2. Distribua o texto para os grupos de alunos, com o objetivo de realizarem um estudo dirigido.
  3. Para direcionar o estudo vamos lançar as sete questões importantes,  descritas abaixo, para que respondam com base no texto.
  4. Forme novos grupos, possibilitando a socialização de idéias entre diferentes pessoas, isto é evite que sempre seja formado mesmo grupo de alunos.
  5. Para socializar melhor as idéias, após discutir as questôes abaixo, peça que cada grupo apresente a resposta de algumas delas. Para isso, após a discussão dentro de cada grupo, faça um sorteio, pois assim evita que eles trabalhem somente na reposta das que terão que apresentar.

Questões:

  1. O choque mais perigoso que uma pessoa pode sentir atravessa qual parte do corpo?
  2. Qual o valor mínimo de corrente elétrica que uma pessoa pode perceber?
  3. Uma corrente de 10 mA, atravessando o corpo de uma pessoa, pode provoca o que?
  4. Uma pessoa que recebe uma corrente entre 10 mA e 3 A pode morrer?
  5. O corpo molhado tem a mesma resistência elétrica que o corpo seco?
  6. Por que o choque com o corpo molhado se torna mais perigoso do que com o corpo seco, mesmo em contato com a mesma voltagem?
  7. Uma voltagem baixa pode matar? 

 Atividade 3

Produzindo um teatro demonstrando os perigos do contato com rede elétrica.

Inicialmente exiba numa sala de projeção o filme “Dicas que Salvam - Parte 18 - Choque Elétrico”  que pode ser acessado no endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=FuC7CRPyrbE 

  1. Após a exibição do filme, os alunos devem discutir as possibilidades de acidentes com a rede elétrica por descuidos e se prepararem para a uma encenação de duração máxima 15 minutos.
  2. Peça que representem uma peça rápida de teatro. baseada no filme, encenando um acidente com a rede elétrica numa residência.
  3. Os alunos podem se inspirar em fatos cotidianos que tenha conhecimento.
  4. Deixe aflorar a criatividade dos alunos e avalie se eles estão empregando os conceitos corretos de condução de eletricidade, corrente , resistência.
  5. Nesta peça de teatro o aluno deve simular uma situação , claro que com fio desligado, uma pessoa que tocou em um fio sem usar calçado adequado e que estava segurando algum material bom condutor e este teve contato com a energia.
  6. Se possível o aluno que for encenar deve fazer maquiagem nas extremidades, para representar as queimaduras sofridas pelo choque elétrico.
  7. Um outro aluno deve entrar em cena mostrando como devem ser os primeiros socorros com o acidentado, sem colocar em risco a pessoa que salva.
  8. Na peça um dos atores deve finalizar a apresentção alertando sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica.

Recursos Complementares

Saiba como agir em caso de acidentes com eletricidade, dicas de segurança que foi passada por um filme elaborado por bombeiros:  http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal70/dicas_seguranca.aspx 

Um filme rápido sobre um choque elétrico, uma simulação, pode ser visto em:
 http://www.youtube.com/watch?v=i1QgMx1HUSU&feature=related   

O texto,  a seguir, serve como apóio completo sobre o  choque elétrico, nele é feito um apanhado dos efeitos fisiológicos do choque elétrico, da intensidade da corrente e dos diferentes tipos de choques que podem ocorrer. è um texto bastante completo , nele pode ser encontrado respostas para todas as questões que o professor eventualmente tenha dúvidas, porém é um texto longo e cabe ao professor ir ao ponto onde ele quer esclarecer. Este texto pode ser acessado no endereço: http://www.del.ufms.br/Materiais.pdf 

Avaliação

Ao final desta aula, sobre os efeitos fisiológicos da corrente elétrica, o aluno deve ser capaz de:

  1. Saber como a corrente elétrica atravessa o corpo humano.
  2. Entender os valores da resistência do corpo humano.  
  3. Relacionar a intensidade da corrente que atravessa o corpo humano e a sensação experimentada por ele.
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