Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os Resistores

 

16/11/2010

Autor e Coautor(es)
DANIEL RODRIGUES VENTURA
imagem do usuário

VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luís Nunes, José Marcelo Gomes, José Ângelo de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Eletrônica
Ensino Médio Física Oscilações, ondas, óptica e radiação
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Mecatrônica
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Eletroeletrônica
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Eletromecânica
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Eletrotécnica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Como reconhecer um resistor em um circuito eletrônico
  2. Saber qual a função de um resistor num circuito elétrico ou eletrônico.
  3. Saber relacionar a corrente e tensão em resistores.
  4. Saber determinar a potência dissipada em um resistor.
Duração das atividades
100 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. Corrente elétrica.
  2. Tensão elétrica.
  3. Potência elétrica.
Estratégias e recursos da aula

Um resistor num circuito

Inicie esta aula mostrando a função  de um resistor em um circuito.

Atividade 1 .

Apresente para os alunos a ilustração de um circuito simples e peça que identifique a partir dele o que segue nas questões.

Figura 1. Circuito simples, um gerador, uma pilha e uma lâmpada (resistor). Imagem obtida do endereço: http://www.mecatronicaatual.com.br/files/image/figura_2_MoNtaTrekO.jpg 

Questões

  1. Identificar no circuito da figura 1 qual dos elementos é denominado resistor.
  2. Qual a principal característica de um resistor?
  3. De exemplos de outros elementos em circuitos que são resistivos, ou seja, resistores.
  4. Como pode ser representado o símbolo de uma fonte no circuito?
  5. Como pode ser representado o símbolo de um resistor no circuito?
  6. Como pode ser representado o símbolo de uma chave no circuito?

Atividade 2 .

Filme resistores

Exiba o filme de 5,5 minutos sobre os resistores, do endereço a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=mpA02wlddBc&feature=fvsr 

Debata o que foi apresentado, seguindo os passos a seguir:

  1. Separe em grupos, para fazerem um levantamento do que foi observado no filme. Quando necessário repita o filme e pare onde for coletar as informações para as questões que seguem.
  2. O filme traz uma revisão de quais conceitos?
  3. O filme apresenta uma analogia entre a caixa d´água e qual dos elementos do circuito?
  4. O filme exibe diversos tipos de resistores que usualmente vemos nos circuitos eletrônicos, qual deles você já teve contato?
  5. Além dos resistores apresentados no filme , quais resistores são comuns em nosso cotidiano?
  6. Você saberia identificar um resistor variável ou potenciômetro no filme, descreva-o.
  7. No filme, há algum resistor que pareça sensível à luz?
  8. Identifique o foto resistor e descreva como ele é.

Atividade 3

Simulação de medidas da resistência de resistores.

Apresente o simulador "Resistência e mais resistência" abaixo, para os alunos. Siga os passos abaixo para explorar o recurso.

Resistências e mais resistências 

A. Explorando o recurso "Resistência e mais resistência"

  1. Inicie o recurso usando somente o resistor R3 e com as chaves 1 e 2 abertas.
  2. Coloque um valor inicial de 40 ohms para o resistor R3.
  3. Observe o valor da corrente. (Deve aparecer valor 0,3 A  quando a bateria é de 12 V)
  4. Altere a resistência de 40 para 60 ohms e observe a corrente. Aumentou?
  5. Altere novamente  a resistência de 60 para 80 ohms. O que você observou?
  6. Experimente usar resistor R2 e o R3 simultaneamente com valores iguais a 40 ohms.
  7. Compare o resultado obtido para a corrente no item 6,  com os resultados das simulações dos itens 2 e 5, que usam um resistor de 40 ohm e um de 80 ohm, respectivamente.
  8. Pode-se concluir que a resistência limita a corrente no circuito?

B. Simulador de resistência com código de cores

Nesta atividade o valor da resistência de um resistor pode ser alterado mudando as cores das linhas que aparecem no resistor. Este simulador ainda tem uma representação do circuito simples e de um ohmímetro, aparelho usado para medir a resistência elétrica. Esta atividade pode ser feita no laboratório de informática. O simulador pode ser acessado em tempo real pelo endereço:  http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=tex&cod=_medindoresistores 

 Este programa simulador pode ser baixado em seu computador e projetado durante a aula.

C . Explorando o simulador de cores:

  1. Abra o simulador e dê valores para cada uma das cores das faixas que aparecem no resistor.
  2. Varie estas faixas e observe o valor da resistência total.
  3. Na sequência as cores indicam o que?
  4. Qual cor tem maior valor?
  5. Qual faixa tem maior ordem de grandeza?

D. Verificação do aprendizado.

Apresentados os recursos e aplicados espera-se que o aluno saiba o que acontece com a corrente no circuito quando se varia a resistência, mantendo constante a diferença de potencial do gerador. A potência é o produto da corrente e pela diferença de potencia em que a resistência está submetida,como pode ser revisto na aula "Potência Elétrica" http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22287  . Desta forma o consumo dos aparelhos está ligado a corrente elétrica também. Como fechamento da atividade sobre resistores peça que ordene os aparelhos eletrodomésticos, listados na tabela a seguir, de  forma que eles listem os que tem menor resistência primeiro, isto em ordem crescente de consumo, para fazer isto de forma correta, verifique a potência destes aparelhos, quando ligados em 12o Volts e ordene os que tem maior potência primeiro.

Aparelhos:

Televisor

Geladeira

Chuveiro

Ferro de passar

Secador de cabelos

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Resistências e mais resistências Animação/simulação
Recursos Complementares

Como funciona um resistor pode ser estudado em : http://sabecomofunciona.blogspot.com/2008/05/blog-post.html  

Detalhes de um resistor pode obtido em : http://www.ensinodefisica.net/2_Atividades/anee_femag_resistor-eletrico.pdf  

O simulador a seguir pode ser utilizado para obter o valor da resitência de um resistor. Ele é simples e prático e dá uma ideia do porque das cores nos resistores.
http://www.gelsat.hd1.com.br/simulador.html 

Avaliação

Após estudar os resistores, o aluno deverá ser capaz de:

  1. Conhecer os símbolos de resistores.
  2. Identificar um resistor em um circuito elétrico.
  3. Verificar a relação entre a corrente e tensão em resistores.
  4. Determinar a potência dissipada em um resistor.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.