Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ganhar ou ajudar?

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os pontos positivos e negativos de cada um.

Reconhecer Padrões de Percepção diferentes entre os jogos.

Relacionar  esporte e solidariedade.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Esta aula iniciará diretamente no pátio ou na quadra. A intenção é de realizar dois jogos, o primeiro será competitivo e o segundo cooperativo. Ao término dos dois jogos a atividade prossegue com um debate crítico, onde o professor será o mediador, colocando em discussão através de um roteiro com perguntas norteadoras. Através dessa atividade o professor poderá verificar o que os alunos identificam como pontos positivos e negativos de cada um dos jogos (competitivos e cooperativos).

Dança das Cadeiras

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_siO0flC7QKI/TCuYINvB21I/AAAAAAAAAo0/clPaCjvz558/s1600/Dan%C3%A7a+das+cadeiras.jpg (acessado em 03/09/2010).  

 Atividade 1

1º Dança das cadeiras

Faz-se uma roda de cadeiras e outra de pessoas. Sendo que o número de cadeiras deve ser sempre um a menos. Toca-se uma música animada. Quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última cadeira.

2º Dança das cadeiras Cooperativas

Disponha as cadeiras como você faz no jogo tradicional das cadeiras. O segredo do jogo é não eliminar nenhum participante, só cadeiras, ou seja, a cada rodada, você retira uma cadeira e ainda assim todos deverão sentar-se, como puderem: no colo, no braço da cadeira, deitado sobre os colegas entre outros.  Neste jogo não há vencedores.

Realizado os jogos formar um círculo no chão ou nas cadeiras, e solicitar aos alunos que exponham suas considerações sobre cada jogo a partir de perguntas norteadoras, tais como:

1º Dança das cadeiras

- qual era o objetivo do jogo?

- qual a sensação de ser eliminado?

- quem era o maior rival?

- qual o sentimento de ser o vencedor?

- qual era o clima do jogo?

2º Dança das cadeiras Cooperativas

- qual era o objetivo do jogo?

- quem era o maior rival?

- como eu me comportava com meu colega?

- qual era o clima do jogo?

- quem foi o grande vencedor?

Aula 2

Após os dois jogos solicitar o vídeo "Solidariedade" o qual relaciona o esporte à solidariedade entre os companheiros de um mesmo time.

Solidariedade [Visões do esporte] 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18499 (acessado em 03/09/2010). 

Encerrada a apresentação do vídeo, propor aos alunos um roteiro com perguntas pertinentes ao tema.

Exemplo de perguntas para o roteiro:

- Qual o significado do termo "um por todos e todos por um"?

- Quando marcamos um gol, fazemos uma cesta de três pontos, acertamos uma cortada ou finalizamos outra jogada qualquer, podemos dizer que foi feito individual ou coletivo? Por quê?

Competição ou Cooperação, como definir?

Os Jogos Cooperativos não são manifestações culturais recentes, nem tampouco uma invenção moderna. A essência dos Jogos Cooperativos começou quando membros das comunidades tribais se uniam para celebrar a vida. A celebração era extremamente valorizada, e os índios buscavam a alegria e o amor pela vida e pela natureza. Eram jogos baseados em atividades com mais oportunidades de diversão e que procuravam evitar as violações físicas e psicológicas. Desde cedo, as crianças aprendiam com os adultos esses princípios e buscavam praticar os diferentes jogos com alegria e companheirismo.

Os jogos competitivos são defendidos por alguns profissionais como um elemento importante na educação das crianças, tendo como fundamento de que assim ficariam melhores preparadas para viverem num mundo competitivo como o nosso.Porém, a competição – quando trabalhada em excesso – diminui a auto – estima e aumenta o medo de falhar, reduzindo a expressão das capacidades pessoais e o desenvolvimento da criança. Ela favorece a comparação entre as pessoas e a exclusão baseada em poucos critérios. Um ambiente competitivo aumenta a tensão e a frustração, podendo desencadear comportamentos agressivos (FERNANDES, 2006).

Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/artigos/cooperativos_competitivos.pdf   (acessado em 03/09/2010). 

Atividade 2

Abrir uma discussão utilizando como referência o vídeo que fala sobre "Solidariedade" e os trechos do artigo "Jogos cooperativos x jogos competitivos: um desafio entre o ideal e o real". A partir dessa discussão os alunos deverão responder o questionário abaixo:

Obs: esse questionário pode ser passado no quadro, sem preencher as percepções (omissão, cooperação, competição).

As percepções deverão ser preenchidas de acordo com as respostas dos alunos durante o debate.

Atividade 3

Nesse momento dividir a sala em 4 grupos:

- 2 grupos realizarão jogos competitivos.

- 2 grupos realizarão jogos cooperativos.

Após a divisão dos grupos, cada um será encarregado de pesquisar e aplicar um jogo com todos os demais alunos.

Ao término das atividades no pátio/quadra, sentar com os alunos e retomar todas as etapas realizadas. Para provocar um debate o professor pode fazer perguntas norteadoras sobre o tema, para que os alunos possam expor de maneira mais sistematizada e elabora, suas indagações socializando com a turma e com o professor.

Perguntas como:

- O que é melhor, jogar com o outro ou contra o outro?

- Quais os pontos positivos dos jogos cooperativos e dos jogos competitivos?

- A solidariedade pode ser desenvolvida em ambos os jogos? De qual forma?

Através dessa socialização com os alunos o professor pode fazer um diagnóstico se conseguiu atingir de forma satisfatória seus objetivos. Pois nessa conversa focando em todos os conteúdos trabalhados, o professor pode avaliar e retomar algum assunto que deixou em dúvidas alguns alunos e retomar o tema caso julgue necessário.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Solidariedade [Visões do esporte] Vídeo
Recursos Complementares

Artigo: Jogos cooperativos x jogos competitivos: um desafio entre o ideal e o real. 

Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/mydownloads_01/singlefile.php?cid=42&lid=1381 

(acessado em 03/09/2010). 

Jogos e Brincadeiras (site com alguns jogos e brincadeiras cooperativas e competitivas).

Disponível em: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=173 

(acessado em 03/09/2010). 

Jogos contidos nas edições da Revista Jogos Cooperativos: http://www.jogoscooperativos.com.br/jogos.htm (acessado em 03/09/2010).  

Site com vários vídeos apresentando jogos cooperativos e competitivos: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=185 (acessado em 03/09/2010).   

 

 

Avaliação

Para a avaliação dessa aula pode-se utilizar alguns instrumentos de avaliação de acordo com cada atividade proposta. Acompanhamento do desenvolvimento de casa aluno, sua participação no debate, as dúvidas ou respostas dos mesmos. Apresentação dos trabalhos, o desenvolvimento de cada grupo, a organização, a forma de apresentação individual e coletiva. Durante as atividades práticas tanto nas cooperativas quanto nas cooperativas, verificar dinâmicas de criação de jogos, a socialização bem como a participação e a contribuição no desenvolvimento de algumas atividades em grupo.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.