08/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
É aconselhável que o aluno já saiba usar estruturas como o Simple present (uso de DO e DOES), Simple past (uso de DID), verb to be (IS, AM, ARE) nas formas afirmativa, interrogativa e negativa.
Aula 1
Levar para a sala livros de contos de fadas e mostrar aos alunos. Pergunte se eles sabem qual o tipo de livro é esse e como se diz conto de fadas em inglês: fairy tale. Mostre os livros e encoraje os alunos a dizerem os nomes dos contos de fadas em inglês. Pergunte se eles já leram ou gostariam de ler algum desses livros e por que.
Para referência do professor:
Branca de Neve e os Sete anões: Snow White and the seven dwarfs
http://www.obsessedwithfilm.com/wp-content/uploads/2010/09/snow-white-seven-dwarfs8.jpeg (acesso em 07/12/2010)
Chapeuzinho Vermelho: Little Red Riding Hood
http://computerkiddoswiki.pbworks.com/f/kids-250x250-red-riding-hood.gif (acesso em 07/12/2010)
Os Três Porquinhos: The Three Little Pigs
http://math-www.uni-paderborn.de/~odenbach/pics/pigs/pig3.jpg (acesso em 07/12/2010)
Cinderela: Cinderella
http://www.disneylandpostcards.com/images/Cinderella.jpg (acesso em 07/12/2010)
Rapunzel: Rapunzel (pronuncia-se: Rapúnzel)
http://www.contandohistoria.com/rapunzel_pic01.jpg (acesso em 07/12/2010)
João e o Pé de Feijão: Jack and the Beanstalk
http://www.gibsoncentre.com/wp-content/uploads/2010/11/jack_main_image.jpg (acesso em 07/12/2010)
Escreva no quadro os seguintes trechos de um conto de fadas e peça aos alunos que leiam atentamente.
a. If you have any more whisky, you’ll be ill.
b. No, I came here for a reason and I won’t leave.
c. I’ll look after you forever.
d. If you don’t leave now, I’ll call my father.
e. You’re right. I don’t love Giles.
Diga aos alunos que eles terão que relacionar esse trechos aos verbos abaixo. Esclareça o significado deles se for necessário.
Escreva no quadro:
Resposta: 1. E 2. C 3. B 4. D 5. A
Conte aos alunos que os trechos são de uma estória de amor entre Flora e Roger. Peça que formem grupos de três ou quatro e decidam qual dos dois personagens pode ter dito as sentenças da atividade anterior. Após alguns minutos peça a voluntários para dizerem o que acham e discuta com a classe se todos concordam com as escolhas dos colegas.
Distribua o Worksheet (ou folha de exercícios) disponível em: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/story-time - acesso em 01/09/10 (ver imagem do recurso abaixo) e peça aos alunos que leiam o trecho de um conto de fadas. Peça a eles que completem os espaços em branco com os verbos seguintes:
Escreva no quadro:
advise |
ask |
reply |
explain |
invite |
promise |
remind |
Resposta: 1. advised 2. asked 3. replied 4. explained 5. remind 6. invited 7. promised
Imagem do recurso
Aula 2
Comece a aula pedindo aos alunos que releiam o conto de fadas dado na atividade 1 do worksheet 1 na aula passada. Em seguida escreva no quadro os verbos a seguir e peça aos alunos que se reúnam em grupos de três ou quatro para então decidirem qual a sílaba tônica em cada um dos verbos. Cronometre de cinco a sete minutos para que eles tentem identificar o estresse em cada palavra e então leia cada uma delas pausadamente para que eles corrijam suas respostas.
(a parte sublinhada indica a sílaba tônica)
Explique que os verbos trabalhados na atividade anterior se tratam de “Reporting Verbs” e que são usados para reportar o que alguém disse. Chame a atenção dos alunos para o quadro na atividade 2 do Worksheet. Nele, explique as três formas que seguem os reporting verbs. Na primeira (A) o reporting verb é seguido de outro verbo no infinitivo (to _______), na segunda (B) o reporting verb é seguido de um objeto (me, you, him, her, its, us, them) e um verbo no infinitivo (to _______) e na terceira (C) o reporting verb é seguido de uma frase que começa com that.
Peça aos alunos que, em grupos de três ou quatro componentes, completem o quadro com os verbos que foram trabalhados na atividade anterior. Encoraje-os a consultarem o conto de fadas na atividade 1 para decidirem a qual das três formas os verbos se encaixarão.
Repostas: (A) promise (B) advise, ask, invite, remind (C) explain, reply
Depois de corrigir a atividade, peça aos alunos que decidam a melhor maneira de reportar as frases na atividade 3 do Worksheet. Explique a eles que essas frases foram trabalhadas na primeira aula e que eles devem recapitular o reporting verb que melhor expressa cada uma delas e em seguida reescrevê-las usando tais verbos.
Resposta:
a. She warned him not to drink any more.
b. He refused to leave.
c. He promised that he’d look after her forever./ He promised to look after her forever.
d. She threatened to call her father.
e. She admitted that she didn’t love Giles.
Aula 3
Comece a aula retomando o assunto sobre contos de fada. Traga livros de contos de fada para a sala novamente ou se não for possível imprima as imagens disponíveis em https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/story-time - acesso em 01/09/10 (imagem do recurso mostrada acima) e mostre aos alunos. Peça a eles para recontarem as histórias que eles já conhecem em grupos de três ou quatro.
Enquanto isso passe no quadro as frases abaixo que são parte desses contos de fadas:
Peça aos alunos que decidam a qual conto de fadas cada uma dessas frases pertence e, usando os reporting verbs disponíveis na atividade 2 do Worksheet, as reescrevam.
Respostas:
Para uma lista de diferentes reporting verbs e suas respectivas estruturas, veja:
http://www.edufind.com/english/grammar/rep7.cfm - acesso em 01/09/10
http://www.eslbase.com/grammar/reporting-verbs - acesso em 01/09/10
Para mais informações sobre reporting verbs visite:
http://www.edufind.com/english/grammar/rep5.cfm - acesso em 01/09/10
http://www.edufind.com/english/grammar/rep6.cfm - acesso em 01/09/10
Recolha as frases da penúltima atividade da última aula e as avalie.
Proponha aos alunos a criação de um conto de fadas usando as estruturas e o vocabulário estudados nessa aula. Encoraje-os a usarem sua criatividade para inventar esse conto. Monitore e auxilie quando necessário e avalie esse processo.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/02/2011
Cinco estrelasatividade nota 10!!!! Valeu!!!