Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Story Time - Usando o Reported Speech

 

08/12/2010

Autor y Coautor(es)
Aline Lucian Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Contar uma estória utilizando a língua inglesa e estruturas/vocabulário já estudados;
  • Reportar o que alguém disse;
  • Rever estrutura do discurso indireto (Indirect Speech);
  • Rever estruturas que seguem “reporting verbs”.
Duração das atividades
3horas/aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É aconselhável que o aluno já saiba usar estruturas como o Simple present (uso de DO e DOES), Simple past (uso de DID), verb to be (IS, AM, ARE) nas formas afirmativa, interrogativa e negativa.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Levar para a sala livros de contos de fadas e mostrar aos alunos. Pergunte se eles sabem qual o tipo de livro é esse e como se diz conto de fadas em inglês: fairy tale. Mostre os livros e encoraje os alunos a dizerem os nomes dos contos de fadas em inglês. Pergunte se eles já leram ou gostariam de ler algum desses livros e por que.

Para referência do professor:

Branca de Neve e os Sete anões: Snow White and the seven dwarfs

http://www.obsessedwithfilm.com/wp-content/uploads/2010/09/snow-white-seven-dwarfs8.jpeg (acesso em 07/12/2010) 

Chapeuzinho Vermelho: Little Red Riding Hood

http://computerkiddoswiki.pbworks.com/f/kids-250x250-red-riding-hood.gif (acesso em 07/12/2010) 

Os Três Porquinhos: The Three Little Pigs

http://math-www.uni-paderborn.de/~odenbach/pics/pigs/pig3.jpg (acesso em 07/12/2010) 

Cinderela: Cinderella

http://www.disneylandpostcards.com/images/Cinderella.jpg (acesso em 07/12/2010) 

Rapunzel: Rapunzel (pronuncia-se: Rapúnzel)

http://www.contandohistoria.com/rapunzel_pic01.jpg (acesso em 07/12/2010) 

João e o Pé de Feijão: Jack and the Beanstalk

http://www.gibsoncentre.com/wp-content/uploads/2010/11/jack_main_image.jpg (acesso em 07/12/2010) 

Escreva no quadro os seguintes trechos de um conto de fadas e peça aos alunos que leiam atentamente.

a. If you have any more whisky, you’ll be ill.

b. No, I came here for a reason and I won’t leave.

c. I’ll look after you forever.

d. If you don’t leave now, I’ll call my father.

e. You’re right. I don’t love Giles.

Diga aos alunos que eles terão que relacionar esse trechos aos verbos abaixo. Esclareça o significado deles se for necessário.

Escreva no quadro:

  1. admit (admitir)
  2. promise ( prometer)
  3. refuse (recusar)
  4. threaten (ameaçar)
  5. warn (avisar)

Resposta: 1. E            2. C                 3. B                 4. D                 5. A

Conte aos alunos que os trechos são de uma estória de amor entre Flora e Roger. Peça que formem grupos de três ou quatro e decidam qual dos dois personagens pode ter dito as sentenças da atividade anterior. Após alguns minutos peça a voluntários para dizerem o que acham e discuta com a classe se todos concordam com as escolhas dos colegas.

Distribua o Worksheet (ou folha de exercícios) disponível em: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/story-time - acesso em 01/09/10 (ver imagem do recurso abaixo) e peça aos alunos que leiam o trecho de um conto de fadas. Peça a eles que completem os espaços em branco com os verbos seguintes:

Escreva no quadro:

advise

ask

reply

explain

invite

promise

remind

Resposta:   1. advised 2. asked 3. replied 4. explained 5. remind 6. invited 7. promised

Imagem do recurso

Aula 2

Comece a aula pedindo aos alunos que releiam o conto de fadas dado na atividade 1 do worksheet 1 na aula passada. Em seguida escreva no quadro os verbos a seguir e peça aos alunos que se reúnam em grupos de três ou quatro para então decidirem qual a sílaba tônica em cada um dos verbos. Cronometre de cinco a sete minutos para que eles tentem identificar o estresse em cada palavra e então leia cada uma delas pausadamente para que eles corrijam suas respostas.

(a parte sublinhada indica a sílaba tônica)

  1. admit
  2. advise
  3. agree
  4. complain
  5. encourage
  6. explain
  7. invite
  8. offer
  9. order
  10. persuade

Explique que os verbos trabalhados na atividade anterior se tratam de “Reporting Verbs” e que são usados para reportar o que alguém disse. Chame a atenção dos alunos para o quadro na atividade 2 do Worksheet. Nele, explique as três formas que seguem os reporting verbs. Na primeira (A) o reporting verb é seguido de outro verbo no infinitivo (to _______), na segunda (B) o reporting verb é seguido de um objeto (me, you, him, her, its, us, them) e um verbo no infinitivo (to _______) e na terceira (C) o reporting verb é seguido de uma frase que começa com that.

Peça aos alunos que, em grupos de três ou quatro componentes, completem o quadro com os verbos que foram trabalhados na atividade anterior. Encoraje-os a consultarem o conto de fadas na atividade 1 para decidirem a qual das três formas os verbos se encaixarão.

Repostas:   (A) promise (B) advise, ask, invite, remind (C) explain, reply

Depois de corrigir a atividade, peça aos alunos que decidam a melhor maneira de reportar as frases na atividade 3 do Worksheet. Explique a eles que essas frases foram trabalhadas na primeira aula e que eles devem recapitular o reporting verb que melhor expressa cada uma delas e em seguida reescrevê-las usando tais verbos.

Resposta:

a. She warned him not to drink any more.

b. He refused to leave.

c. He promised that he’d look after her forever./ He promised to look after her forever.

d. She threatened to call her father.

e. She admitted that she didn’t love Giles.

Aula 3

Comece a aula retomando o assunto sobre contos de fada. Traga livros de contos de fada para a sala novamente ou se não for possível imprima as imagens disponíveis em https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/story-time - acesso em 01/09/10 (imagem do recurso mostrada acima) e mostre aos alunos. Peça a eles para recontarem as histórias que eles já conhecem em grupos de três ou quatro.

Enquanto isso passe no quadro as frases abaixo que são parte desses contos de fadas:

  1. Rapunzel, Rapunzel. Let down your golden hair.
  2. Be careful and don’t stop to talk to strangers.
  3. Go on. Try this lovely red apple my dear.
  4. If you don’t let me in, I’ll huff and I’ll puff and I’ll blow your house down.
  5. Don’t forget to be home before midnight!
  6. Okay. I’ll give you my cow in exchange for the magic beans.
  7. Look! Somebody has broken my chair!

Peça aos alunos que decidam a qual conto de fadas cada uma dessas frases pertence e, usando os reporting verbs disponíveis na atividade 2 do Worksheet, as reescrevam.

Respostas:   

  1. The Prince asked Rapunzel to let down her hair.
  2. Little Red Riding Hood’s mother warned her not to talk to strangers.
  3. The witch persuaded Snow White to try the apple.
  4. The wolf threatened to blow the Little Pig’s house down.
  5. The fairy godmother reminded Cinderella to/ that she must be home by midnight.
  6. Jack agreed to give the man his cow in exchange for the magic beans.
  7. Baby bear complained that somebody had broken his chair.
  8. Por fim, proponha aos alunos que escrevam um fim para o conto de fadas “Forbidden Love” que foi dado na atividade 1 do Worksheet.  
Recursos Complementares

Para uma lista de diferentes reporting verbs e suas respectivas estruturas, veja:

http://www.edufind.com/english/grammar/rep7.cfm - acesso em 01/09/10 

http://www.eslbase.com/grammar/reporting-verbs - acesso em 01/09/10 

Para mais informações sobre reporting verbs visite:

http://www.edufind.com/english/grammar/rep5.cfm - acesso em 01/09/10  

http://www.edufind.com/english/grammar/rep6.cfm - acesso em 01/09/10 

Avaliação

 Recolha as frases da penúltima atividade da última aula e as avalie.

Proponha aos alunos a criação de um conto de fadas usando as estruturas e o vocabulário estudados nessa aula. Encoraje-os a usarem sua criatividade para inventar esse conto. Monitore e auxilie quando necessário e avalie esse processo.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.