21/02/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio específico, mas o aluno precisará ter alguma intimidade com a língua inglesa.
Professor,
Nessa aula iremos falar de falsos cognatos. Falsos cognatos são palavras que, em inglês e português, têm grafias semelhantes, mas seus significados são distintos.
Para mais explicação sobre o que são falsos cognatos, acesse:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cognato - acesso em 10/12/10
Apresente o vídeo abaixo aos alunos.
http://www.canalrh.com.br/videoteca/help.asp?o={6A1E6901-11B6-46D9-9469-4A85ADF04217}&p=2&pSize=4 - acesso 10/12/10
Faça uma breve discussão sobre o assunto, encoraje os alunos a dizerem se sabiam sobre a existência de falsos cognatos, se conhecem algum outro exemplo, etc. Em seguida escreva no quadro os exemplos abaixo (em vermelho) e peça aos alunos que digam o que eles acham que essas palavras significam. Em azul você encontra a palavra em inglês
Actual - atual (o que eles provavelmente dirão) verdadeiro – (significado real) current = atual
Beef - bife (o que eles provavelmente dirão) carne bovina – (significado real) steak = bife
College – colégio (o que eles provavelmente dirão) faculdade – (significado real) school = colégio
Faça a atividade acima como uma brincadeira em que os alunos discutirão o significado das palavras e apostarão se acharem que estão certos. Eles poderão se agrupar de acordo com as suas opiniões, no final você revela a resposta e os grupos que acertaram são os vencedores.
Agora, imprima e distribua a folha de atividades disponível em:
http://fds.oup.com/www.oup.com/pdf/elt/catalogue/9780194317399-f.pdf - acesso em 10/12/10
Leia a explicação junto à turma e em seguida oriente-os a trabalharem em duplas ou em grupos de três pessoas fazendo as atividades. Monitore e ajude-os quando necessário. Após alguns minutos peça aos alunos que comparem suas respostas entre si e, por fim, corrija no quadro com a turma.
Comece a aula propondo uma revisão dos falsos cognatos estudados na aula passada. Peça aos alunos que se organizem em grupos de cinco pessoas. Imprima uma cópia do arquivo disponível no link abaixo para cada grupo. O arquivo traz uma lista de frases contendo falsos cognatos e sua tradução.
https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/good-friends-false-friends - acesso em 10/12/10
imagem do link acima:
Peça aos grupos que leiam as frases atentamente e esclareça qualquer dúvida. Em seguida peça que recortem os retângulos, embaralhem e troquem os retângulos embaralhados com o grupo vizinho. É bom verificar se as trocas foram feitas e se as peças estão realmente embaralhadas, para garantir o desafio. Sairá vencedor o grupo que conseguir reorganizar os pares de falsos cognatos e cognatos corretamente e com maior rapidez. É importante controlar o tempo, para que o desafio ganhe mais emoção. Assim que o primeiro grupo terminar, deverá chamar o professor, a fim de que este verifique se está tudo certo e declarar game over, apresentando o grupo vencedor. O grupo vencedor deverá ser chamado a fazer uma leitura dos pares reorganizados.
Termine a aula pedindo aos alunos que façam o QUIZ sobre falsos cognatos disponível no link abaixo. Eles poderão trabalhar em duplas.
http://www.inglesonline.com.br/2008/11/18/teste-seu-ingles-falsos-cognatos/ - acesso em 10/12/10
Nessa aula iremos propor uma discussão em que os alunos terão que concordar ou discordar com frases controversas. Para motivar essa discussão, escreva no quadro a frase abaixo:
Diga aos alunos que eles poderão concordar muito, apenas concordar, descordar ou descordar completamente. Escreva a seguinte pergunta no quadro:
Do you:
agree? (+)
strongly agree? (++)
disagree? (-)
strongly disagree? (--)
Faça as perguntas, peça que os alunos levantem a mão para expressarem sua opinião e deixe que digam porque. Em seguida peça que os alunos se organizem em grupos de cinco pessoas. Enquanto isso escreva as frases abaixo no quadro:
Boys and girls should not have equal education.
A foreign language cannot be taught. It must be learned.
A country gets the government it deserves.
A man should have a wife for the family and a mistress for pleasure.
All property should be owned by the state.
Murderers should be executed.
Beauty is only a matter of taste.
Riches are for spending.
We are all basically selfish.
Punishment never has any good effect.
You will be happier if you stay unmarried.
People work better if they are paid more.
Peça aos grupos que discutam as frases no quadro usando as expressões para concordar ou discordar. Eles poderão dar suas razões em português.
Para mais explicação e lista de falsos cognatos, acesse:
http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/falsos_cognatos1.php
Para mais um vídeo com explicação e exemplos de falsos cognatos, acesse:
Para mais tópicos para discussão, acesse:
http://esl.about.com/od/conversationlessonplans/a/lp_view.htm
(ambos acessados em 10/12/10)
Você poderá avaliar a folha de atividades dada na aula 1, ou ainda o desempenho oral dos alunos na atividade da aula 3.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!