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CHEGADA DOS PORTUGUESES NAS TERRAS TUPIS-GUARANIS.

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar argumentos que defendem a chegada dos portugueses no Brasil com a finalidade de exploração do novo continente com intuito de obter ouro, escravos e especiarias, para elaborar um raciocínio sobre o fato;
  • Coletar informações sobre os fatos para produzir textos explicativos
  • Discutir sobre as mudanças no modo de vida dos índios a partir da chegada dos portugueses;
Duração das atividades
3 aulas com diferentes momentos de 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber quem foram os primeiros habitantes do Brasil;

Saber que os nativos eram os índios que habitavam o Brasil no periodo da chegada dos portugueses.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1-   Leitura, analise, discussão e argumentação.

 1º momento –  Professor, apresente aos seus alunos os  textos 1 e 2,  solicite que a turma leia em voz alta os dois textos abaixo:  

 Texto 1:   

O rei de Portugal, D. Manuel, com a finalidade de conquistar novas terras e riquezas,  resolveu organizar uma esquadra, tendo como comandante Pedro Álvares Cabral, que quando chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500, encontrou os índios, os primeiros habitantes do país.     

Texto 2:   Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil em 22 de abril de 1500. Ele e sua esquadra chegaram à Bahia em frente a um monte, que denominou de monte pascoal. Lá permaneceu até o dia 2 de maio, para tomar posse da terra. Anunciando o seu direito de posse mediante a autoridade do Rei D. Manuel de Portugal e de Jesus Cristo.

  Referência:

http://www.youtube.com/watch?v=BLCplcFCFW0.     

http://www.portalimpacto.com.br/docs/VestHistoriaCharcharF2Aula01em2009.pdf      

http://www.historiadobrasil.net/descobrimento/                

2º momento -  Professor, discuta ponto a ponto com os seus alunos, ajude-os a formar uma opinião, a construir  argumentos sobre o tema. Organize a turma em duplas para discutir a partir dos textos lidos, destacando os seguintes pontos:

  • O que significar descobrimento?
  • O Brasil foi descoberto por quem?
  •  Existe diferença entre o ponto de vista do texto 1 e do texto 2? Qual?
  • Em sua opinião, quem descobriu o Brasil? Os Portugueses ou os nativos?
  • Em sua opinião, por que os portugueses tomaram posse do Brasil, se os índios já habitavam as terras brasileiras há séculos?   

Referência

http://cantinhodosaber.buscasulfluminense.com/texto-descobrimento-do-brasil/    

Observação: a referência é apoio á leitura do professor e para a organização da sua aula.

Atividade 2 -  Analisar imagens sobre fatos que expressam a exploração humana na busca de riqueza da coroa.   

  1º momento –  Professor,  propicie a leitura da figura 1 e da figura 2. Organize seus alunos em grupos de 4 alunos e solicite que façam a leitura dos dois quadros. Em seguida devem escrever as primeiras impressões que tiverem sobre cada quadro.

Fonte:

http://ava.ead.ftc.br/conteudo/circuito1/historia/periodo3/04-historia_da_america_i/bloco2/tema3/imagens/negociantes-indios.jpg   

Fonte:

http://ava.ead.ftc.br/conteudo/circuito1/historia/periodo3/04-historia_da_america_i/bloco2/tema3/imagens/negociantes-indios.jpg 

2º momento – Professor,  crie um momento para os grupos fazerem uma discussão das impressões que tiveram sobre os quadros. Neste momento, você aproveita para ajudá-los a compreender alguns aspectos sobre a escravidão dos índios no Brasil no inicio da colonização do Brasil e das riquezas do país.   

Professor, leia o texto: os povos indígenas no Brasil, acessível em  http://bndigital.bn.br/redememoria/pindigenas.html . Com base nessa leitura, componha um pequeno texto para os alunos aprofundarem o conhecimento sobre o tema. 

Referência  

 ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Os povos indígenas no Brasil. Acessível em: http://bndigital.bn.br/redememoria/pindigenas.html . Acesso em 06 de setembro de 2010.   

 3º momento – Faça uma viagem no tempo, discutindo as questões das transformações do meio ambiente, da chegada de Cabral ao dias de hoje.  Propicie a audição da áudio da rádio escola (Mec, 2009),  acesso 6 de setembro de 2010 e discuta com eles a questão da transformação do meio ambiente e a responsabilidade de cada um com a preservação do planeta.

Professor alfabetizador parte 07: o ser humano e o meio ambiente 

Atividade 3 -  Elaborar textos coletivos sobre a história da chegada dos portugueses no Brasil.

 1º momento – Professor, você pode orientar os alunos a fazer uma elaboração em dupla, eles discutem, escrevem, revisam e apresentam para turma. Para isso aprsente o tema da seguinte forma.  

 Tema 1  

 “Na condição de aliados ou inimigos” (ALMEIDA, 2010), os índios tiveram um papel importante para a colonização portuguesa.  

 Tema 2    

 O Brasil se transformou em colônia de Portugal e os índios foram integrados como colonos, a partir deste fato, desapareceram da nossa história.

Observação   Professor, elaborar um texto a partir de um enunciado é uma tarefa muito difícil, as crianças na escola brasileira, de um modo geral, ainda precisam se acostumar a aprender a pensar, a aprender a aprender. Desse modo, precisam do seu apoio. A partir do texto de Almeida, 2010, você pode elaborar um texto adaptado ao nível do seu aluno, para que façam leituras, discussões e apropriação dos fatos históricos, para saber elaborar o seu próprio texto com seus próprios argumentos, ensine-os a:

  • descobrir de que trata o enunciado;
  • criar um titulo;
  • fazer introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • ler o próprio texto produzido;
  • permitir a avaliação dos colegas;
  • encontrar idéias semelhantes entre seu texto e o texto de outros colegas;
  • reelaborar o texto, juntamente com outros colegas.

2º momento – Você pode propiciar uma maior interação.  As duplas que escolheram o mesmo tema para escrever, podem se reunir e formar um grupo com quatro componentes, confrontar os dois textos e verificar o que há de comum entre eles, como podem ser reescritos, formando um texto único sem repetir ideias e o que há de  diferença entre os texto como vai compor a nova redação.   

Essa atividade pode ser feita em qualquer série do ensino fundamental, as crianças escrevem de acordo com o nível de escrita que apresentam e você pode ajudá-las a refletir sobre o que escreveram.  

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Professor alfabetizador parte 07: o ser humano e o meio ambiente Áudio
Recursos Complementares

http://revistas.ucm.es/fll/0212999x/articulos/RFRM9495110025A.PDF       

 MONTEIRO, John M. Alforrias, litígios e a desagregação da escravidão indígena em São Paulo. Acessível em: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S0034-83091989000100003&script=sci_arttext .

São Paulo: Revista de História. ISSN 0034-8309 versão impressa.  Rev. hist.  n.120  jul. 1989. 

Avaliação

A avaliação deve ser realizada em três momentos, um momento inicial para verificar o conheicimento que os alunos têm sobre o assunto; no momento durante o processo de aprendizagem nas aulas; e no final do conjunto de aulas, para analisar o nível de aprendizagem e desenvolvimento de cada aluno.  Sendo assim, observe e registre o conhecimento inicial, os avanços ou dificuldades durante o processo e os resultados finais, nesse sentido,  verifica se os alunos conseguiram:

  •  Analisar argumentos que defendem a chegada dos portugueses no Brasil com a finalidade de exploração do novo continente com intuito de obter ouro, escravos e especiarias, para elaborar um raciocínio sobre o fato;
  •  Coletar informações sobre os fatos para produzir textos explicativos;
  •  Discutir sobre as mudanças no modo de vida dos índios a partir da chegada dos portugueses;
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Flávia, Professor , São Paulo - disse:
    vinhalimaa@hotmail.com

    14/09/2014

    Cinco estrelas

    Adoreiiiii!! Parabéns pelo conteúdo de fácil entendimento!!


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