01/10/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Saber quem foram os primeiros habitantes do Brasil;
Saber que os nativos eram os índios que habitavam o Brasil no periodo da chegada dos portugueses.
1º momento – Professor, apresente aos seus alunos os textos 1 e 2, solicite que a turma leia em voz alta os dois textos abaixo:
Texto 1:
O rei de Portugal, D. Manuel, com a finalidade de conquistar novas terras e riquezas, resolveu organizar uma esquadra, tendo como comandante Pedro Álvares Cabral, que quando chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500, encontrou os índios, os primeiros habitantes do país.
Texto 2: Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil em 22 de abril de 1500. Ele e sua esquadra chegaram à Bahia em frente a um monte, que denominou de monte pascoal. Lá permaneceu até o dia 2 de maio, para tomar posse da terra. Anunciando o seu direito de posse mediante a autoridade do Rei D. Manuel de Portugal e de Jesus Cristo.
Referência:
http://www.youtube.com/watch?v=BLCplcFCFW0.
http://www.portalimpacto.com.br/docs/VestHistoriaCharcharF2Aula01em2009.pdf
http://www.historiadobrasil.net/descobrimento/
2º momento - Professor, discuta ponto a ponto com os seus alunos, ajude-os a formar uma opinião, a construir argumentos sobre o tema. Organize a turma em duplas para discutir a partir dos textos lidos, destacando os seguintes pontos:
Referência
http://cantinhodosaber.buscasulfluminense.com/texto-descobrimento-do-brasil/
Observação: a referência é apoio á leitura do professor e para a organização da sua aula.
1º momento – Professor, propicie a leitura da figura 1 e da figura 2. Organize seus alunos em grupos de 4 alunos e solicite que façam a leitura dos dois quadros. Em seguida devem escrever as primeiras impressões que tiverem sobre cada quadro.
Fonte:
Fonte:
2º momento – Professor, crie um momento para os grupos fazerem uma discussão das impressões que tiveram sobre os quadros. Neste momento, você aproveita para ajudá-los a compreender alguns aspectos sobre a escravidão dos índios no Brasil no inicio da colonização do Brasil e das riquezas do país.
Professor, leia o texto: os povos indígenas no Brasil, acessível em http://bndigital.bn.br/redememoria/pindigenas.html . Com base nessa leitura, componha um pequeno texto para os alunos aprofundarem o conhecimento sobre o tema.
Referência
ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Os povos indígenas no Brasil. Acessível em: http://bndigital.bn.br/redememoria/pindigenas.html . Acesso em 06 de setembro de 2010.
3º momento – Faça uma viagem no tempo, discutindo as questões das transformações do meio ambiente, da chegada de Cabral ao dias de hoje. Propicie a audição da áudio da rádio escola (Mec, 2009), acesso 6 de setembro de 2010 e discuta com eles a questão da transformação do meio ambiente e a responsabilidade de cada um com a preservação do planeta.
Professor alfabetizador parte 07: o ser humano e o meio ambiente
1º momento – Professor, você pode orientar os alunos a fazer uma elaboração em dupla, eles discutem, escrevem, revisam e apresentam para turma. Para isso aprsente o tema da seguinte forma.
Tema 1
“Na condição de aliados ou inimigos” (ALMEIDA, 2010), os índios tiveram um papel importante para a colonização portuguesa.
Tema 2
O Brasil se transformou em colônia de Portugal e os índios foram integrados como colonos, a partir deste fato, desapareceram da nossa história.
Observação Professor, elaborar um texto a partir de um enunciado é uma tarefa muito difícil, as crianças na escola brasileira, de um modo geral, ainda precisam se acostumar a aprender a pensar, a aprender a aprender. Desse modo, precisam do seu apoio. A partir do texto de Almeida, 2010, você pode elaborar um texto adaptado ao nível do seu aluno, para que façam leituras, discussões e apropriação dos fatos históricos, para saber elaborar o seu próprio texto com seus próprios argumentos, ensine-os a:
2º momento – Você pode propiciar uma maior interação. As duplas que escolheram o mesmo tema para escrever, podem se reunir e formar um grupo com quatro componentes, confrontar os dois textos e verificar o que há de comum entre eles, como podem ser reescritos, formando um texto único sem repetir ideias e o que há de diferença entre os texto como vai compor a nova redação.
Essa atividade pode ser feita em qualquer série do ensino fundamental, as crianças escrevem de acordo com o nível de escrita que apresentam e você pode ajudá-las a refletir sobre o que escreveram.
Nome | Tipo |
---|---|
Professor alfabetizador parte 07: o ser humano e o meio ambiente | Áudio |
http://revistas.ucm.es/fll/0212999x/articulos/RFRM9495110025A.PDF
MONTEIRO, John M. Alforrias, litígios e a desagregação da escravidão indígena em São Paulo. Acessível em: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S0034-83091989000100003&script=sci_arttext .
São Paulo: Revista de História. ISSN 0034-8309 versão impressa. Rev. hist. n.120 jul. 1989.
A avaliação deve ser realizada em três momentos, um momento inicial para verificar o conheicimento que os alunos têm sobre o assunto; no momento durante o processo de aprendizagem nas aulas; e no final do conjunto de aulas, para analisar o nível de aprendizagem e desenvolvimento de cada aluno. Sendo assim, observe e registre o conhecimento inicial, os avanços ou dificuldades durante o processo e os resultados finais, nesse sentido, verifica se os alunos conseguiram:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/09/2014
Cinco estrelasAdoreiiiii!! Parabéns pelo conteúdo de fácil entendimento!!