Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


30 de setembro – dia da navegação

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a história da navegação e a sua importância para o desenvolvimento mundial;
  • Conhecer os meios de transportes utilizados para a navegação;
  • Desenvolver leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula;
  • Produzir um vídeo que sistematize os conhecimentos adquiridos durante as aulas.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os conhecimentos prévios serão trabalhados no decorrer da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa.     

Motivação   

Para dar início às aulas sugerimos que o professor mostre aos alunos a imagem abaixo (Fig. 1), e peça para que cada um coloque na “ficha de conhecimentos” (Fig.2), conforme postada a seguir, o que eles sabem sobre esse meio de transporte, bem como outros utilizados na navegação.

Figura 1 – Imagem de uma barca utilizada como meio de transporte para a navegação

Disponível em:  http://www.carlosfelipe.net/cfnet/imgs/fotosblog/barcas.jpg  

Acesso em: 04. Set.2010.     

Figura 2 – Imagem de uma ficha de conhecimentos

Fonte: Do autor     

É importante que o professor explique aos alunos que a ficha de conhecimentos mostrará a eles mesmos, o quanto aprenderam sobre o tema da aula, já que no início da aula preencherão a coluna da esquerda “o que sei” e no final a coluna “o que aprendi”.

O professor deverá acompanhar esse momento de preenchimento da ficha de avaliação, ressaltando aos alunos que eles não devem ficar envergonhados ou preocupados, caso saibam pouco ou mesmo desconheçam sobre o tema da aula!   

Sugerimos que o professor no momento inicial do preenchimento da ficha faça algumas questões, tais como:   

- O que vocês sabem sobre navegação?

- Para que serve o meio de transporte marítimo?

- É um meio de transporte importante? Por quê?

- A navegação é usada para quê?

- A navegação é um meio de transporte antigo ou atual?     

Com essa atividade, o professor estará trabalhando os conhecimentos prévios que os alunos têm sobre o tema da aula, além de estar trabalhando com a escrita de textos informativos.   Feito isso, o professor deverá pedir que os alunos se organizem em duplas, para o desenvolvimento da próxima atividade.

Atividade 1   

Nesse momento os alunos, organizados em duplas, farão leituras de textos que versam sobre a navegação.    

Importante:  Sugerimos que o professor entregue para cada dupla um dos textos postados abaixo. Observamos que, cada texto poderá ser trabalhado por mais de uma dupla. Contudo, todos os textos deverão ser trabalhados por, pelo menos, uma dupla (Fig.3), de modo que as informações que cada um traz são importantes para a construção do conhecimento dos alunos sobre o tema da aula.    

Segue abaixo os links de alguns textos sugeridos para esta atividade, para que o professor possa fazer a impressão  dos textos e entregar uma cópia destes para as duplas:   

- Texto “Histórico da navegação”:  

http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2004-2/arq_naval/historico.htm (Fig.3)   

Figura 3 – Imagem do site “história da navegação”

Disponível em: http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2004-2/arq_naval/historico.htm  

Acesso em: 30. Ago.2010.     -

- Texto “Grandes navegações”:

http://www.suapesquisa.com/grandesnavegacoes/      

- Texto “Descobrimento do Brasil” (Fig.4):   

http://www.historiadobrasil.net/descobrimento/ 

Figura 4 – Imagem do site “historia do Brasil.net”

Disponível em: http://www.historiadobrasil.net/descobrimento/  

Acesso em: 06. Set.2010.   

- Texto “Marinha do Brasil”:  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marinha_do_Brasil      

- Texto “Dia da navegação”:  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/setembro/dia-da-navegcao.php      

- Texto sobre os índios e a navegação:  

http://www.colombia.travel/po/turista-internacional/viagem-e-ferias-o-que-fazer/relatorio-especial/jangada-pelo-rio-a-velha        

Sugestão de outros links de textos que poderão ser utilizados neste momento:   

- Texto sobre navio e navegação:   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Navio    

- Texto sobre a Marinha Brasileira:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marinha    

- Texto sobre transportes marítimos:   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte_mar%C3%ADtimo    

- Texto sobre o dia da navegação:   

http://www.ilhado.com.br/index.php?id_editoria=24&id=1630 

Juntamente com a cópia do texto, o professor poderá entregar um roteiro de leitura, para subsidiar esse momento, como o do exemplo abaixo:

- Qual é o título do texto?

- Qual é o tema central apresentado no texto?

- Qual parte te chamou mais a atenção? Por quê?

- Havia algo que você já conhecia?   

Em seguida, o professor deverá pedir para que cada dupla exponha o que aprendeu sobre o texto lido - o que mais lhes chamou a atenção, entre outras coisas que queira compartilhar com os colegas.  

Algumas perguntas norteadoras estão elencadas abaixo, para que o professor inicie a discussão:

- O que mais chamou a atenção no texto que vocês leram?

- Vocês já sabiam que a navegação foi muito importante para a descoberta do Brasil?

- Falem sobre influências positivas que a navegação exerceu e exerce na vida das pessoas? Deem exemplos.

- E os índios, eles usavam a navegação? (nesse momento, os alunos da modalidade Educação Escolar Indígena, poderão ter esse assunto aprofundado).

- Há algo que queiram compartilhar?   

Observamos que este momento é importante por propiciar que os alunos compartilhem os textos que leram, bem como favorecer o desenvolvimento da oralidade.          

O professor deverá pedir para que cada aluno, após a leitura e discussões dos textos, preencha a coluna “o que aprendi” de sua ficha de conhecimentos.

Feito isso, os alunos serão convidados a elaborarem um vídeo, por meio da próxima atividade para finalização da aula. Para tanto, sugerimos que os alunos sejam divididos em cinco grupos.

Atividade 2   

Com o objetivo de finalizar as aulas, sugerimos que o professor proponha aos alunos a criação de um vídeo em que eles abordarão o tema da navegação, em especial os sobre os assuntos relacionados abaixo:   

  1. O que é navegação;
  2. Quais são os meios de transporte utilizados na navegação;
  3. Importância desse meio de transporte para o desenvolvimento mundial e o descobrimento de algumas nações;
  4. Data em que se comemora o dia da navegação;
  5. Importância da Marinha Brasileira.   

Cada um dos grupos poderá falar sobre um dos cinco temas acima propostos. Um aluno poderá fazer o papel de entrevistador, que entrevistará os outros integrantes do grupo, para que os assuntos discutidos na aula sejam pontuados no vídeo. A priori, sugerimos que haja no vídeo haja entrevistas, contudo, cada grupo poderá escolher uma estratégia que mais lhes agrade, como: encenação de um tele jornal, encenação de uma peça de teatro, ou outro. O importante é que o tema proposto ao grupo (um dos cinco que estão elencados acima) seja de fato, trabalhado!

O professor deverá supervisionar e orientar os alunos quanto o desenvolvimento da entrevista. Neste momento, sugere-se contar também com a colaboração do professor de Artes para dar orientações quanto a figurino, cenário, uso do corpo e da voz.    

Para a gravação dos vídeos poderão ser usados equipamentos como câmeras filmadoras, câmeras fotográficas ou celulares.    

Se considerar necessário, os alunos poderão fazer a edição do vídeo. Para isso, sugerimos uma ferramenta que pode ser utilizada para esse fim, chamada  "Windows Movie Maker". Orientações sobre como usar o Windows Movie Maker podem ser acessadas em:  

Recurso Tutorial Widows Movie Maker: http://www.tutomania.com.br/tutorial/tutorial-avancado-de-windows-movie-maker     

Sugerimos que quando o vídeo estiver pronto, os alunos o apresentem aos demais alunos da escola.

Recursos Complementares

Aprendendo mais sobre os índios, a navegação e os portugueses   

Sugerimos que o professor mostre aos alunos o recurso de vídeo “Dois mundos desconhecidos”, conforme link abaixo, que aborda a história das grandes navegações, do comércio marítimo, do descobrimento do Brasil e a maneira que os índios viviam na época em que o Brasil foi descoberto.

O recurso está publicado no site do Portal do Professor é um episódio do programa 500 anos: um Novo Mundo na TV, exibido pela TV Escola. Utiliza o teatro de boneco para contar a história das grandes navegações portuguesas no século XV. Aborda a chegada dos europeus à América, do contato com povos africanos e indígenas, da passagem pelo Cabo da Boa Esperança, da saída de Colombo para as Índias, do Tratado de Tordesilhas e da navegação de Vasco da Gama. Além disso, fala sobre a preparação dos navegantes para lançarem-se ao oceano e os mitos que os lusitanos acreditavam existir em alto mar. O vídeo tem a duração de 14 minutos.   

Link do recurso: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1534 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam que o dia 30 de setembro é comemorado o dia da navegação e o porquê disso, isto é, a importância desse meio de transporte.   

O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:

  • Conhecimento da história da navegação e a sua importância para o desenvolvimento mundial;
  • Conhecimento dos meios de transportes utilizados para a navegação;
  • Desenvolvimento da leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula;
  • Produção de um vídeo que sistematize os conhecimentos adquiridos durante as aulas.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.