15/12/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Articular conteúdos com os colegas através dos jogos;
Interagir com os colegas através das atividades propostas;
Trocar saberes com os colegas de grupo e aplicá-los nas atividades propostas;
Para esta aula o aluno deverá ter uma base em conhecimentos gerais.
Caro Professor, nesta aula desenvolveremos atividades e jogos associados aos conhecimentos gerais dos nossos alunos. Para isso, sugiro que busque temas, conteúdos com os professores da turma, por exemplo: história, matemática, física, química, geografia, português, etc.
Fonte: http://rh.com.br/imagem/3845.jpg
ATIVIDADE I - SELECIONANDO ATIVIDADES - SALA DE AULA
Nesta parte da aula divida a turma em cinco grupos e sorteie os conteúdos que cada grupo deverá explorar. Peça aos grupos que escolham nomes para as suas equipes, sugira nomes de pensadores e intelectuais, por exemplo. Faça um levantamento prévio com os professores das disciplinas na seleção desses conteúdos e, proponha que cada grupo organize 5 questões para serem desenvolvidas e aplicadas em outros grupos.
Faça um sorteio em que os grupos façam perguntas uns para os outros, tais como:
Nessa 1ª parte da aula cada acerto valerá 10 pontos e, caso o grupo que deveria responder não o faça outro grupo poderá fazê-lo e a resposta correta valerá 5 pontos.
ATIVIDADE II - JOGANDO COM AS QUESTÕES PREPARADAS PELOS PROFESSORES:
DICA 1 - Professor, sugiro que busque contato com professores de outras áreas na aquisição desses conteúdos. Inclusive, peça aos mesmos professores que organizem algumas questões dos conteúdos que estão desenvolvendo com as turmas para que sejam aplicados nesta atividade. Áreas como: História, Geografia, Português, Matemática, Física, Química, etc.
Nesta fase do jogo todos os grupos respondem sobre o mesmo tema. O grupo que terminar primeiro e estiver com a resposta correta recebe 10 pontos. Os demais grupos que terminarem após, porém, estiverem com a resposta correta recebem 5 pontos.
ATIVIDADE III - JOGANDO "QUIZ" CULTURAL -
Professor, nesta fase da atividade organize as equipes em cinco colunas e todos os alunos deverão responder na ordem que estiverem. A pergunta é feita para todos os grupos e aqueles que responderem corretamente ganham 10 pontos. Assim que for feita a pergunta pelo professor os alunos representantes dos grupos devem responder em até 20 segundos e, assim que terminar o tempo devem se dirigir para o final da sua respectiva coluna.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_kAptILfD23o/SwP6LciO39I/AAAAAAAAADA/g5EfUdIXzZU/s400/fila-793478.jpg
DICA 2 - Professor, procure dinamizar essa parte da aula com perguntas objetivas e com temas bem variados. Sugiro que inclua: esportes; meio ambiente; história do Brasil, etc.
Proposta de Gincana do conhecimento:
A avaliação desta aula será através de um relatório realizado pelos grupos em relação ao nível das atividades e, das propostas apresentadas durante a aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!