Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Língua Estrangeira presente nos esportes

 

04/12/2010

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer os termos estrangeiros presentes nos esportes variados;

Relacionar os termos estrangeiros dos esportes na aula de educação física;

Cooperar com o professor durante as atividades dando exemplos de termos da língua estrangeira presentes nos esportes

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, esta aula está associada a presença da língua estrangeira no cotidiano e, em especial, nos esportes. Para contextualizarmos o nosso tema levantaremos alguns termos que estão presentes nos esportes e na atividade física em geral.

Nesta aula a LÍNGUA ESTRANGEIRA  será representada através dos termos esportivos e, deveremos estimular os nossos alunos na abordagem e análise de alguns destes termos

ATIVIDADE I - SALA DE AULA - ANALISANDO IMAGENS DO ESPORTE E SEUS TERMOS NA LÍNGUA ESTRANGEIRA

Caro Professor, iniciamos a nossa atividade em sala de aula onde  abordaremos termos de um esporte bem popular - o FUTEBOL. O objetivo é que os alunos observem as figuras e façam algumas análises dos termos apresentados, tais como:

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_ovRLYht4ofI/TESeIkg0hdI/AAAAAAAABIc/2Pw-zPdgMm0/s1600/futebol-0001-800.jpg 

Professor, explicite para a sua turma que a origem da palavra FUTEBOL é inglesa é faz referência a forma como o jogo é desenvolvido, ou seja, com os pés e a bola.

Aproveite a oportunidade para historiar um pouco o esporte mais popular e praticado do mundo. Professor, cite outras terminologias utilizadas em outras línguas para definir o esporte, por exemplo, na Itália o Futebol é chamado de CÁLCIO (jogo de coice); nos EUA o Futebol mais conhecido é o Futebol Americano, aproveite para difernciá-lo do Futebol Association e, observe que neste país o Futebol é conhecido por SOCCER (por alteração de (as)soc(iation) + o sufixo er ).

Esta é uma das possibilidades de abordagem, como forma de estimular os nossos alunos ao encontro das tarefas que estamos desenvolvendo.

Nesse momento, peça aos alunos que busquem novos termos conhecidos no Futebol, por exemplo, podem surgir:

  • GOAL - META
  • GOAL KEEPER = goleiro em inglês
  • Guarda Redes = Goleiro no português ( Portugal)
  • JOGADOR - Player em Francês e Inglês e, JUGADOR  em espanhol

Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,14774405-EX,00.jpg 

Portanto, busque realizar associações nas mais diversas oportunidades em Língua Estrangeira: Inglês, Francês, Espanhol.

DICA I - Caro Professor, possibilite a análise em outros esportes e atividades esportivas. Para isso, apresente algumas imagens e peça aos alunos que definam os termos, tais como:

  • VOLEIBOL - Português
  • VOLLEYBALL - INGLÊS
  • BASQUETEBOL Balon Cesto - Espanhol
  • FOOTBALL - Inglês

Fonte: http://www.blogtorcida.com.br/wp-content/uploads/2010/09/england.jpg 

ATIVIDADE II - ANALISANDO E DESCREVENDO TERMOS VARIADOS DOS ESPORTES NAS LÍNGUA ESTRANGEIRAS

Caro colega, nessa fase da aula divida os alunos em 5 grupos de 5/6 alunos, selecione e distribua 15 imagens relacionadas aos esportes, por exemplo:

  • Futebol - bola, jogadores, posições,
  • Basquetebol - posições, materiais
  • Futebol Americano
  • Boliche
  • Surf
  • Skate
  • Esportes de Aventura, etc.

DICA II : Sugiro os seguintes sites sobre imagens de esportes:

http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/esportes_6.html 

http://esporte.uol.com.br/fotos/ 

DICA III - Professor, selecione as imagens numa folha de papel A4.

Cada imagem deverá estar numerada, por exemplo:

IMAGEM 1:

Fonte: http://www.portugal.ea.com/images/images/212577-GrandSlamTennis_mainspot.jpg 

IMAGEM 2:

Fonte: http://www.academia-de-talentos.com/files/imagecache/detalhe/images/posts/futbol%20draft.jpg 

Distribua 3 imagens diferentes para cada grupo e faça um rodízio destas figuras.Os alunos deverão anotar numa folha e identificar a língua estrangeira apresentada na imagem e, levantar o maior número de informações apresentadas em cada imagem com os seus respectivos significados em português.

Sugiro a análise da imagem 1:

  • JOGO DE TÊNIS, onde o jogador está trajado com uma CAMISA AZUL - Inglês = Blue shirt, ou em Francês = chemise blue e, na sua semelhança na escrita com o Espanhol = camisa azul;
  • Outra análise seria identificar o golpe que o jogador está utilizando que é conhecido internacionalmente na língua inglesa como BACK HAND = a parte da mão voltada para trás.

DICA II - Professor, esse momento é importante estimular que os alunos integrantes dos grupos façam a discussão e busquem encontrar o maior número possível de informações a respeito do esporte ou da informação esportiva analisada e, anotem no controle da sua respectiva folha para a próxima atividade.

Fonte: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/ingles/3soccer.jpg 

ATIVIDADE III - ANALISANDO OS GRUPOS:

Professor, após a análise e do rodízio destas imagens recolha-as e peça aos grupos que entreguem as suas fichas de controle do que foi analisado por cada grupo. Distribua as fichas controles diferentes, ou seja, o grupo A ficará com a ficha do grupo C, por exemplo e, cada grupo fará uma análise do outro grupo e da produção deste dos termos e das informações levantadas.

Após essa análise realizada pelos grupos peça que um integrante de cada grupo dirija-se ao quadro ou lousa. Divida o quadro em cinco partes iguais onde cada grupo terá um espaço para escrever o que for pedido.

Fonte: Turma 23 C de 2009 na aula de Educação Física do CAp UFRJ

Ao seu sinal peça que os alunos escrevam algum termo esportivo em língua estrangeira, por exemplo: Basquetebol em inglês e/ou espanhol. Faça algumas rodadas e pontue cada acerto. Busque realizar alguns rodízios dos alunos que irão ao quadro escrever e, possibilite que os grupos os auxiliem na organização da resposta.

FINALIZANDO A AULA -

Ao final da aula faça uma breve discussão de como podemos aprender uma língua estrangeira de forma lúdica e, estarmos atentos as competições esportivas internacionais onde os termos são amplamente divulgados e conhecidos.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação desta aula será a partir do trabalho apresentado pelos grupos no levantamento e análise dos termos esportivos. Cada grupo fará a pontuação de um outro grupo orientados pelo professor.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.