04/12/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Reconhecer os termos estrangeiros presentes nos esportes variados;
Relacionar os termos estrangeiros dos esportes na aula de educação física;
Cooperar com o professor durante as atividades dando exemplos de termos da língua estrangeira presentes nos esportes
Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.
Caro Professor, esta aula está associada a presença da língua estrangeira no cotidiano e, em especial, nos esportes. Para contextualizarmos o nosso tema levantaremos alguns termos que estão presentes nos esportes e na atividade física em geral.
Nesta aula a LÍNGUA ESTRANGEIRA será representada através dos termos esportivos e, deveremos estimular os nossos alunos na abordagem e análise de alguns destes termos
ATIVIDADE I - SALA DE AULA - ANALISANDO IMAGENS DO ESPORTE E SEUS TERMOS NA LÍNGUA ESTRANGEIRA
Caro Professor, iniciamos a nossa atividade em sala de aula onde abordaremos termos de um esporte bem popular - o FUTEBOL. O objetivo é que os alunos observem as figuras e façam algumas análises dos termos apresentados, tais como:
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_ovRLYht4ofI/TESeIkg0hdI/AAAAAAAABIc/2Pw-zPdgMm0/s1600/futebol-0001-800.jpg
Professor, explicite para a sua turma que a origem da palavra FUTEBOL é inglesa é faz referência a forma como o jogo é desenvolvido, ou seja, com os pés e a bola.
Aproveite a oportunidade para historiar um pouco o esporte mais popular e praticado do mundo. Professor, cite outras terminologias utilizadas em outras línguas para definir o esporte, por exemplo, na Itália o Futebol é chamado de CÁLCIO (jogo de coice); nos EUA o Futebol mais conhecido é o Futebol Americano, aproveite para difernciá-lo do Futebol Association e, observe que neste país o Futebol é conhecido por SOCCER (por alteração de (as)soc(iation) + o sufixo er ).
Esta é uma das possibilidades de abordagem, como forma de estimular os nossos alunos ao encontro das tarefas que estamos desenvolvendo.
Nesse momento, peça aos alunos que busquem novos termos conhecidos no Futebol, por exemplo, podem surgir:
Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,14774405-EX,00.jpg
Portanto, busque realizar associações nas mais diversas oportunidades em Língua Estrangeira: Inglês, Francês, Espanhol.
DICA I - Caro Professor, possibilite a análise em outros esportes e atividades esportivas. Para isso, apresente algumas imagens e peça aos alunos que definam os termos, tais como:
Fonte: http://www.blogtorcida.com.br/wp-content/uploads/2010/09/england.jpg
ATIVIDADE II - ANALISANDO E DESCREVENDO TERMOS VARIADOS DOS ESPORTES NAS LÍNGUA ESTRANGEIRAS
Caro colega, nessa fase da aula divida os alunos em 5 grupos de 5/6 alunos, selecione e distribua 15 imagens relacionadas aos esportes, por exemplo:
DICA II : Sugiro os seguintes sites sobre imagens de esportes:
http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/esportes_6.html
http://esporte.uol.com.br/fotos/
DICA III - Professor, selecione as imagens numa folha de papel A4.
Cada imagem deverá estar numerada, por exemplo:
IMAGEM 1:
Fonte: http://www.portugal.ea.com/images/images/212577-GrandSlamTennis_mainspot.jpg
IMAGEM 2:
Fonte: http://www.academia-de-talentos.com/files/imagecache/detalhe/images/posts/futbol%20draft.jpg
Distribua 3 imagens diferentes para cada grupo e faça um rodízio destas figuras.Os alunos deverão anotar numa folha e identificar a língua estrangeira apresentada na imagem e, levantar o maior número de informações apresentadas em cada imagem com os seus respectivos significados em português.
Sugiro a análise da imagem 1:
DICA II - Professor, esse momento é importante estimular que os alunos integrantes dos grupos façam a discussão e busquem encontrar o maior número possível de informações a respeito do esporte ou da informação esportiva analisada e, anotem no controle da sua respectiva folha para a próxima atividade.
Fonte: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/ingles/3soccer.jpg
ATIVIDADE III - ANALISANDO OS GRUPOS:
Professor, após a análise e do rodízio destas imagens recolha-as e peça aos grupos que entreguem as suas fichas de controle do que foi analisado por cada grupo. Distribua as fichas controles diferentes, ou seja, o grupo A ficará com a ficha do grupo C, por exemplo e, cada grupo fará uma análise do outro grupo e da produção deste dos termos e das informações levantadas.
Após essa análise realizada pelos grupos peça que um integrante de cada grupo dirija-se ao quadro ou lousa. Divida o quadro em cinco partes iguais onde cada grupo terá um espaço para escrever o que for pedido.
Fonte: Turma 23 C de 2009 na aula de Educação Física do CAp UFRJ
Ao seu sinal peça que os alunos escrevam algum termo esportivo em língua estrangeira, por exemplo: Basquetebol em inglês e/ou espanhol. Faça algumas rodadas e pontue cada acerto. Busque realizar alguns rodízios dos alunos que irão ao quadro escrever e, possibilite que os grupos os auxiliem na organização da resposta.
FINALIZANDO A AULA -
Ao final da aula faça uma breve discussão de como podemos aprender uma língua estrangeira de forma lúdica e, estarmos atentos as competições esportivas internacionais onde os termos são amplamente divulgados e conhecidos.
Apresente o vídeo : http://www.youtube.com/watch?v=KeteOs2FUjQ
A avaliação desta aula será a partir do trabalho apresentado pelos grupos no levantamento e análise dos termos esportivos. Cada grupo fará a pontuação de um outro grupo orientados pelo professor.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!