07/10/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Atividade 1
Professor, converse com seus alunos sobre a importância dos textos escritos por poetas, escritores e dramaturgos para conhecimento do passado. Convide-os ao laboratório de informática para lerem o poema de Fernando Pessoa "Mar português". Explicar aos alunos que, ao acessarem a página, deverão marcar a letra M (poema X) para encontrarem o texto. Depois de feita a leitura, e de posse do roteiro, farão a atividade em grupos de dois elementos.
http://www.revista.agulha.nom.br/pessoa.html
Imagem disponível em: http://images.google.com/images?hl=pt-BR&tbs=isch%3A1&sa=1&q=fernando+pessoa&aq=0&aqi=g10&aql=&oq=Fernando+Pessoa&gs_rfai=
Mar português
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena?Tudo vale a pena,
Se não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu
Mas nele é que espelhou o céu.
Depois de lido e explorado o poema, os alunos deverão responder às seguintes questões em seu caderno:
1- O que justifica tanta dor que o mar causa? A ambição, a vontade de ir além.
2- Em termos formais como o poema é constituído? É constituído por duas estrofes, de seis versos (sextilhas). Quanto ao metro os versos são irregulares. Os versos são decassilábicos, octossílabos. Predomina o ritmo binário, ritmo largo, adequado, é meditação lírica, embora sobre um tema épico. A rima é emparelhada, segundo o esquema aabbcc. As palavras que rimam são, na sua maioria, palavras importantes no universo do poema (sal, Portugal, choraram, rezaram, Bojador, dor, céu, realçando a sua expressividade em conjugação com a posição final de verso ocupada.
3- Qual o tema da poesia? O tema é a apresentação dos perigos e das glórias que o mar comporta ao povo português. Este tema desenvolve-se em duas partes.A primeira parte é constituída pela primeira estrofe, onde o sujeito poético apresenta uma realidade épica – é a síntese da história de um povo e dos sacrifícios que suportou para poder conquistar o mar; a segunda estrofe é de carácter mais reflexivo, fazendo o sujeito poético um balanço dos referidos sacrifícios. A conclusão é que valeu a pena, pois em resultado desse sofrimento o povo português conquistou o absoluto.
4- A primeira parte inicia-se com uma apóstrofe ao mar. Qual a intensão do autor? Tentar comovê-lo.
5- O poeta adjetiva o mar como salgado e faz uma metáfora. Explique-a. O sofrimento causado pelo mar no povo português, as lágrimas também são salgadas.
6- “ Por te cruzarmos”, apontando para a cruz símbolo de sofrimento. Os verbos choraram, rezaram, e ficaram por casar ainda por cima reforçado pela expressão “em vão” denotam a dor, o sofrimento e o choro aflito provocados pela destruição do amor maternal, filial e de namorados. Tudo isto porque almejamos a posse do mar “ para que fosses nosso, ó mar!”Qual a justificativa para tanta dor?
7- Bojador é o nome de um cabo localizado na costa leste da Áfricae era, até meados do século XV, o ponto extremo sul conhecido do território africano. Na frase “ Quem quer passar além do Bojador / tem que passar além da dor”.Que metáfora esta frase encerra? Deve entender-se Bojador na sua dimensão simbólica, de ultrapassar o medo, ultrapassar o desconhecido, conseguir a glória e a heroicidade desejada. Não obstante é necessário ultrapassar também em primeiro lugar a dor.
8-Ao longo do poema predominam o tempo verbal no ___________ para evocar acontecimentos passados trágicos e o ___________ que situa o sujeito poético num tempo presente, considerando os valores morais fundamentais à construção de heróis, bravura, tenacidade e desejo de vencer. (passado, e depois, presente)
Atividade 2
Professor, leve seus alunos à sala de informática para que acessem o site:
http://www.profabeatriz.hpg.ig.com.br/literatura/humanismo.htm
Neste site, os alunos se informarão sobre o Humanismo e suas características, o contexto histórico, a prosa doutrinária, a poesia palaciana e sobre alguns autores. Para tanto, entregue a eles cópia do roteiro abaixo que os orientará em sua pesquisa.
Roteiro:
1- O que vocês entenderam por Humanismo, quando ele se deu, e as produções literárias do período.
2- A literatura e o contexto histórico muitas vezes se refetem. Como estava o mundo à epoca do Humanismo?
3- Digam o que se pode entender por prosa doutrinária e poesia palaciana.
4- O que é a coita amorosa?
Atividade 3
Esta atividade propõe que os alunos façam a leitura de um dos textos mais interessantes do Humanismo: Auto da Lusitânia
Os alunos lerão os comentários sobre a peça Auto da Lusitânia e, em seguida, um fragmento denominado "Todo Mundo e Ninguém".
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/a/auto_da_lusitania
O professor deverá solicitar aos estudantes que façam a leitura do texto em grupos de quatro alunos, uma vez que quatro são os personagens da peça: NINGUÉM, TODO O MUNDO, DINATO, BELZEBU. É um texto curto, de fácil compreensão e interessante.
Todo mundo e ninguém
Personagens: Todo o Mundo, Ninguém, Dinato e Belzebu
Entra Todo o Mundo, rico mercador, e faz que anda buscando alguma cousa que perdeu; e logo após, um homem, vestido como pobre.
Este se chama Ninguém e diz:
- Ninguém: Que andas tu aí buscando?
Todo o Mundo: Mil cousas ando a buscar:
delas não posso achar, porém ando porfiando por quão bom é porfiar.
Ninguém: Como hás nome, cavaleiro?
Todo o Mundo: Eu hei nome Todo o Mundo e meu tempo todo inteiro sempre é buscar dinheiro e sempre nisto me fundo.
Ninguém: Eu hei nome Ninguém, e busco a consciência.
Belzebu: Esta é boa experiência: Dinato, escreve isto bem.
Dinato: Que escreverei, companheiro?
Belzebu: Que Ninguém busca consciência e Todo o Mundo dinheiro.
Ninguém: E agora que buscas lá?
Todo o Mundo: Busco honra muito grande.
Ninguém: E eu virtude, que Deus mande que tope com ela já.
Belzebu: Outra adição nos acude: escreve logo aí, a fundo, que busca honra Todo o Mundo e Ninguém busca virtude.
Ninguém: Buscas outro mor bem qu'esse?
Todo o Mundo: Busco mais quem me louvasse tudo quanto eu fizesse.
Ninguém: E eu quem me repreendesse em cada cousa que errasse.
Belzebu: Escreve mais.
Dinato: Que tens sabido?
Belzebu: Que quer em extremo grado Todo o Mundo ser louvado, e Ninguém ser repreendido.
Ninguém: Buscas mais, amigo meu?
Todo o Mundo: Busco a vida a quem ma dê.
Ninguém: A vida não sei que é, a morte conheço eu.
Belzebu: Escreve lá outra sorte.
Dinato: Que sorte?
Belzebu: Muito garrida: Todo o Mundo busca a vida e Ninguém conhece a morte.
Todo o Mundo: E mais queria o paraíso, sem mo Ninguém estorvar.
Ninguém: E eu ponho-me a pagar quanto devo para isso.
Belzebu: Escreve com muito aviso.
Dinato: Que escreverei?
Belzebu: Escreve que Todo o Mundo quer paraíso e Ninguém paga o que deve.
Todo o Mundo: Folgo muito d'enganar, e mentir nasceu comigo.
Ninguém: Eu sempre verdade digo sem nunca me desviar.
Belzebu: Ora escreve lá, compadre, não sejas tu preguiçoso.
Dinato: Quê?
Belzebu: Que Todo o Mundo é mentiroso, e Ninguém diz a verdade.
Ninguém: Que mais buscas?
Todo o Mundo: Lisonjear.
Ninguém: Eu sou todo desengano.
Belzebu: Escreve, ande lá, mano.
Dinato: Que me mandas assentar?
Belzebu: Põe aí mui declarado, não te fique no tinteiro: Todo o Mundo é lisonjeiro, e Ninguém desenganado.
Professor, peça aos alunos que se coloquem à frente da sala fazer a leitura depois de breve ensaio. Logo após a apresentação, procure discutir com os alunos (oralmente) sobre os sentidos do texto. Se quiser, siga o roteiro abaixo para orientar a discussão.
Professor, finalize a aula estimulando os alunos a enriquecerem seus conhecimentos sobre o assunto lendo mais nos sites indicados em Recursos complementares.
Professor, os links a seguir enriquecerão as suas aulas e o conhecimento dos alunos:
Professor, é importante que seja observada e avaliada a competência dos alunos nos seguintes aspectos:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/02/2016
Cinco estrelasEstas atividades foram muito úteis para mim.
11/05/2011
Três estrelasAcho que apesar de serem quatro aulas, ainda há um pouco de desorganização na sequência do trabalho. A discussão do poema de Fernando Pessoa parece ser mais útil pra uma aula sobre o classicismo, pois a temática das grandes navegações não é abordada no humanismo. Então acho que a aula poderia ser revisada em benefício de um aprofundamento na questão da transição de ideologia e formas culturais da Idade média para o Renascimento.