Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desenvolvendo o fundamento progressão com a bola.

 

17/11/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer no jogo a importância do fundamento progressão da bola, identificando os momentos em que devem ser utilizado;
  • Identificar as formas e possibilidades de progressão com a bola;
  • Aprofundar a compreensão e a vivencia do fundamento progressão da bola no handebol;
  • Promover o trabalho e a superação em equipe de forma lúdica e cooperativa.
Duração das atividades
50 minutos ou uma aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Propor jogar o Pique – Bandeira. Adaptar as regras do jogo para identificar e caracterizar a progressão com a bola no handebol.

Regras: o aluno que for pego dentro da área adversária será reconduzido para sua área e a bandeira voltará para o seu lugar (deixando de existir a regrar "ficar colado"). Caso o participante não tenha a posse da bola ele não poderá ser pego pelo adversário tendo passagem livre; as bandeiras do jogo serão substituídas por duas bolas de handebol (se possível de cores diferentes); ao conduzir a bola o aluno poderá realizar no máximo três passos com ela em mãos, sendo obrigado, após isso, passar a bola para um companheiro de equipe. Caso o aluno descumpra essa regra ele deverá retornar ao seu lado da quadra e a bola ao local de origem; a bola só poderá ser passada para o colega que estiver na mesma linha ou atrás do aluno que está com a bola (como acontece no Hugby), caso contrário se a bola for passada para o colega que estiver mais a frente será interpretado como irregularidade sendo a bola reconduzida para o seu local de origem; o jogo deve obedecer às medidas da quadra de handebol; a área do gol será destinada para a bandeira e para a zona de transição do jogo.

Obs.: caso o professor ache interessante ele poderá escolher dois alunos para auxiliar na arbitragem do jogo (e durante a aula eles podem ser substituída para que todos possam realizar essa função). 

Atividade 2

Identificar a função técnica progressão no handebol (ir de um lugar para outro na quadra): o aluno poderá realizar três passos com a bola nas mãos e driblando a bola ele poderá realizar quantos passos quiser.

Propor a progressão no handebol simulando o número oito. O exercício pedagógico a seguir simula a progressão no handebol sem a presença da equipe adversária: escolher um aluno para assumir a função de goleiro (ou dois alunos e eles revezarão no gol); formar com o restante da turma três filas (A, B e C) na linha de fundo do gol oposto aos goleiros (fica a critério do professor sinalizar com cones os locais das filas); as bolas de handebol devem ser entregues aos alunos da fila do meio; os dois primeiros alunos das filas dos cantos devem adiantar a progressão sem bola (ver figura); o aluno da fila do meio escolherá um dos colegas adiantados, realizará a progressão com a bola (sem driblá-la) dando os três passos permitidos em direção ao colega e passará a bola; após ter passado a bola o aluno deverá contornar o colega que a recebeu passando por trás dele assumindo seu lugar na quadra mais adiantado (ver figura); o aluno que recebeu a bola realizará a progressão com a bola dando os três passos permitidos sem o drible em direção ao terceiro colega da outra fila e realizar o passe; após o passe ele deverá também passar por trás do colega e assumir sua posição na quadra, mais adiantado; o terceiro colega repete a ação com colega que iniciou o exercício e este arremessará a bola ao gol (ver figura). Terminado essa sequência de gestos o professor deverá autorizar os próximos alunos das finas para realizarem a atividade.

Obs.: Para que todos os alunos vivenciem a atividade de maneira global o professor deverá orientar que: ao terminar o exercício aquele aluno que iniciou (fila do meio, FILA B), deverá entrar no final da fila a sua esquerda (FILA A), o que estava na fila da esquerda entrará no final da fila da direita (FILA C) e o da direita entrará na fila do meio (FILA B).

Figura

Atividade 3

Propor para os alunos simular a progressão do handebol sem a representação da equipe adversária: dividir a turma em três ou quatro grupos menores; distribuir os alunos pela quadra em fila indiana (ver figura); amarrar em cada ângulo do gol um arco; entregar uma bola de handebol para os últimos alunos de cada fila; com a bola na mão os alunos deverão iniciar o fundamento drible realizando um movimento balizador em volta dos colegas restante a sua frente (ver figura); interromper o drible quando alcançar o último colega, realizar a progressão com três passos e arremessar para o gol tentando acertar por dentro dos arcos. Terminado o exercício o aluno assumira a primeira posição da fila fazendo com que todos os colegas recuem uma posição respectivamente. O exercício reinicia-se novamente, repetindo até que todos os alunos realizem a atividade.

Figura 

Atividade 4

Propor jogar o handebol com cinco jogadores (quatro na linha e um no gol), permitindo uma maior participação de todos os alunos. Adaptar a regra de inicio de jogo, ou seja, o jogo começa com o goleiro e não no círculo central, destacando a ação de progressão com a bola.

Ao final do jogo sentar a turma e identificar fatores que interferem para se obter uma progressão efetiva e eficaz. Aspectos como:

  • Velocidade;
  • Passe;
  • Habilidade;
  • Técnica;
  • Jogadas ensaiadas;
  • Engajamento;
  • Driblar ou não a bola;
  • Contra ataque. 

Recursos Complementares
Avaliação
  • Observar e identificar junto aos alunos, se copreenderam e conseguiram realizar o uso tático do fundamento progressão da bola no handebol;
  • Verificar se os alunos executaram de modo satisfatório os tipos de progressão com a bola no handebol;
  • Apontar as dificuldades encontradas na execução do fundamento progressão de bola;
  • Verificar se as dinâmicas e jogos desta aula ajudaram os alunos a aprofundar e compreender melhor o fundamento progressão da bola no handebol de forma lúdica e cooperativa.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.