Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


JORNAIS DE CIRCULAÇÃO

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
Andréa Morais Diniz
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Ribeiro Porfírio Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apontar os principais jornais impressos que são produzidos na sua cidade ou na sua região;
  • Confrontar os diferentes jornais que circulam na cidade, para reconhecer os jornais do local onde mora e os jornais que vem de outras regiôes.
Duração das atividades
2 a 3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de práticas de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Conhecer jornais da região e outros

1º momento - Professor traga  dois ou  três jornais das diferentes regiões ou cidades do seu Estado e mostre aos alunos. Em seguida,  coordene a leitura coletiva das imagens e do título de cada jornal. Você faz da seguinte maneira: mostra o título e as crianças, que já desenvolveram a habilidade de ler, fazem a leitura em voz alta, mas não deixe de auxiliar àquelas que ainda não conseguem ler convencionalmente, ajude-as a fazer as combinações entre as letras e atribuir um sentido ao que foi lido. Depois da leitura  de cada título você solicita  que elas façam uma análise sobre as fotografias e digam se há relação entre o que foi escrito e a foto analisada.

http://novo.tribunadonorte.com.br/

2º momento -  Professor entregue a cada dupla um jornal (cadernos) e solicite que faça as seguintes tarefas: folhear e ler (a leitura pode ser no nível de desenvolvimento da turma), procurar e reconhecer imagens, palavras, tabelas, charges etc. Depois, reúna os alunos  numa roda de conversa e faça algumas questões: o que vocês leram? O que encontraram nos jornais? Qual o título do jornal? Em seguida, ajude na  produção de  um cartaz com as informações apresentadas pelas duplas.

Exemplo 

ALUNOS

TÍTULO DO JORNAL

O QUE CHAMOU MAIS A ATENÇÃO

CIDADE/ REGIÃO

CLARA E AUGUSTO

DIÁRIO DE NATAL

NOTÍCIA DE FUTEBOL

NATAL- NORDESTE

MARIANA E JOÃO

TRIBUNA DO NORTE

DICAS DE CINEMA

NATAL- NORDESTE

ANA MARIA E CLÁUDIO

DIÁRIO DE PERNAMBUCO

NOTÍCIA DAS ENCHENTES

RECIFE- NORDESTE

ANDRÉ E GABRIEL

CORREIO DA PARAÍBA

O CIRCO NA CIDADE

JOÃO PESSOA- NORDESTE

Atividade 2- Leitura de imagens

1º momento - Professor selecione antecipadamente duas imagens bem atrativas, com diferentes temas, exemplo: esportes e lazer, lazer e política etc. e proponha uma leitura de imagens, de modo que proporcione ao aluno estabelecer um juízo sobre o que  observa e descreve. Assim, você faz algumas questões para dinamizar a leitura, que devem ser as seguintes:  

  • o que vocês estão vendo? O que será que aconteceu? (Analisa o sujeito e a sua ação)
  • onde será que é este local? Esta foto retrata qual cidade? pedir que expliquem suas opiniões (analisa o sujeito ocupando um determinado lugar).

2º momento - Professor possibilite que seus alunos reconstituam a leitura  sem as imagens, somente de forma oral,  nessa atividade dialogue com as crianças de maneira que elas façam a reconstituição, sem a presença das fotos.  Em seguida, combine como devem desenhar,  podem  planejar o que aparecerá no desenho e marcarão  a disposição espacial dos seus traços na folha de papel.

Atividade 3- Conhecer os títulos dos jornais

1º momento - Professor  mostre diferentes jornais da sua cidade e peça  que os alunos leiam juntamente com você. Em seguida, coloquem no quadro ou no mural os títulos dos  jornais mais conhecidos. Durante a leitura dos títulos pode ser focada a composição das palavras e das frases. Esse trabalho vai sendo feito por intermédio de questionamentos, tais como: que letra é essa? Que som faz? Que palavra é essa? Quantas palavras tem esse título? O que existe entre uma palavra e outra? Porque na escrita se faz espaçamento entre uma palavra e outra?

2º momento -  Professor solicite que cada aluno reconstrua o título de um jornal. Entregue letras recortadas do próprio jornal (ou pedir que recortem), depende da idade do grupo. Assim, os alunos deverão colar as letras e fazer a correspondência da posição de cada uma  em cada palavra e a posição das frases para formar o título do jornal em destaque. Veja o exemplo a seguir.

OBSERVE O TÍTULO DO JORNAL DA NOSSA CIDADE, LEIA E COLE LETRAS CORRESPONDENTES.

                 T R I B U N A     D O    N O R T E

              _____________________________________________________________ 

Recursos Complementares

LEITURAS COMPLEMENTARES:

CHIPPINI, Ligia ( coord.). Aprender e ensinar com textos. São Paulo: Cortez, 1998.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6º ed. São Paulo: Contexto, 2010.

Avaliação

 Ao final das atividades, observar se os alunos conseguem:

  1. compreender a função social dos jornais impressos;
  2. perceber as semelhanças e  as diferenças entre jornais de uma mesma cidade;
  3. comparar as diferenças entre os jornais locais e os jornais de outras regiões;
  4. conhecer os títulos dos principais jornais que circulam na sua cidade.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.