05/10/2010
Raimunda Ribeiro Porfírio Will
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Noções de práticas de leitura e escrita.
1º momento - Professor traga dois ou três jornais das diferentes regiões ou cidades do seu Estado e mostre aos alunos. Em seguida, coordene a leitura coletiva das imagens e do título de cada jornal. Você faz da seguinte maneira: mostra o título e as crianças, que já desenvolveram a habilidade de ler, fazem a leitura em voz alta, mas não deixe de auxiliar àquelas que ainda não conseguem ler convencionalmente, ajude-as a fazer as combinações entre as letras e atribuir um sentido ao que foi lido. Depois da leitura de cada título você solicita que elas façam uma análise sobre as fotografias e digam se há relação entre o que foi escrito e a foto analisada.
http://novo.tribunadonorte.com.br/
2º momento - Professor entregue a cada dupla um jornal (cadernos) e solicite que faça as seguintes tarefas: folhear e ler (a leitura pode ser no nível de desenvolvimento da turma), procurar e reconhecer imagens, palavras, tabelas, charges etc. Depois, reúna os alunos numa roda de conversa e faça algumas questões: o que vocês leram? O que encontraram nos jornais? Qual o título do jornal? Em seguida, ajude na produção de um cartaz com as informações apresentadas pelas duplas.
Exemplo
ALUNOS |
TÍTULO DO JORNAL |
O QUE CHAMOU MAIS A ATENÇÃO |
CIDADE/ REGIÃO |
CLARA E AUGUSTO |
DIÁRIO DE NATAL |
NOTÍCIA DE FUTEBOL |
NATAL- NORDESTE |
MARIANA E JOÃO |
TRIBUNA DO NORTE |
DICAS DE CINEMA |
NATAL- NORDESTE |
ANA MARIA E CLÁUDIO |
DIÁRIO DE PERNAMBUCO |
NOTÍCIA DAS ENCHENTES |
RECIFE- NORDESTE |
ANDRÉ E GABRIEL |
CORREIO DA PARAÍBA |
O CIRCO NA CIDADE |
JOÃO PESSOA- NORDESTE |
1º momento - Professor selecione antecipadamente duas imagens bem atrativas, com diferentes temas, exemplo: esportes e lazer, lazer e política etc. e proponha uma leitura de imagens, de modo que proporcione ao aluno estabelecer um juízo sobre o que observa e descreve. Assim, você faz algumas questões para dinamizar a leitura, que devem ser as seguintes:
2º momento - Professor possibilite que seus alunos reconstituam a leitura sem as imagens, somente de forma oral, nessa atividade dialogue com as crianças de maneira que elas façam a reconstituição, sem a presença das fotos. Em seguida, combine como devem desenhar, podem planejar o que aparecerá no desenho e marcarão a disposição espacial dos seus traços na folha de papel.
1º momento - Professor mostre diferentes jornais da sua cidade e peça que os alunos leiam juntamente com você. Em seguida, coloquem no quadro ou no mural os títulos dos jornais mais conhecidos. Durante a leitura dos títulos pode ser focada a composição das palavras e das frases. Esse trabalho vai sendo feito por intermédio de questionamentos, tais como: que letra é essa? Que som faz? Que palavra é essa? Quantas palavras tem esse título? O que existe entre uma palavra e outra? Porque na escrita se faz espaçamento entre uma palavra e outra?
2º momento - Professor solicite que cada aluno reconstrua o título de um jornal. Entregue letras recortadas do próprio jornal (ou pedir que recortem), depende da idade do grupo. Assim, os alunos deverão colar as letras e fazer a correspondência da posição de cada uma em cada palavra e a posição das frases para formar o título do jornal em destaque. Veja o exemplo a seguir.
OBSERVE O TÍTULO DO JORNAL DA NOSSA CIDADE, LEIA E COLE LETRAS CORRESPONDENTES.
T R I B U N A D O N O R T E
_____________________________________________________________
LEITURAS COMPLEMENTARES:
CHIPPINI, Ligia ( coord.). Aprender e ensinar com textos. São Paulo: Cortez, 1998.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6º ed. São Paulo: Contexto, 2010.
Ao final das atividades, observar se os alunos conseguem:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!