01/10/2010
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
-----------
O trabalho com a música popular brasileira permitirá à turma reconhecer que a produção cultural tem relação com o contexto histórico de um grupo. Para isso, a turma fará pesquisas com diferentes focos dentro do tema Música Popular Brasileira. A busca de informações, as discussões e a socialização das pesquisas serão momentos importantes para a reflexão sobre o contexto socio-cultural em que estamos inseridos.
1ª atividade: introdução do tema |
O choro está presente nas origens da música urbana tipicamente brasileira.
Pergunte o que os alunos sabem sobre a história da música popular no Brasil. Liste informações que apresentarem.
Em seguida, exiba o vídeo Chorinho [Brasilidade]
Promova uma roda de comentários: o que já tinham ouvido falar a respeito?
Faça uma leitura compartilhada do seguinte artigo para introduzir mais informações:
"Dizer que a música popular feita no Brasil é caracterizada por sua riqueza é repetitivo, mas é essencial para defini-la. Sua história começa com os índios e com a música feita pelos jesuítas que aqui aportaram. Esse encontro entre a música dos jesuítas e a música dos indígenas é a pré-história da música popular do Brasil. A evolução desses ritmos primitivos, como o cateretê ou o cantochão, são ainda hoje tocados em festas populares. A música popular do Brasil só se tornaria mais forte no final do século 17, com o lundu, dança africana de meneios e sapateados, e a modinha, canção de origem portuguesa de cunho amoroso e sentimental. Esses dois padrões, a influência africana e a européia, alternaram-se e combinaram-se das mais variadas e inusitadas formas durante o percurso que desembocou, junto a outras influências posteriores, na música popular dos dias de hoje, que desafia a colocação de rótulos ou classificações abrangentes. Durante o período colonial e o Primeiro Império, além dos já citados lundu e modinha, também as valsas, polcas e tangos de diversas origens estrangeiras encontraram no Brasil uma nova forma de expressão. Já no século 19 surgem os conjuntos de chorões, que adaptam formas musicais européias -como a mazurca, a polca e o scottisch- ao gosto brasileiro e à forma brasileira de se tocar essas construções. Surge então, a partir da brasileirização dessas formas, o choro, e firmam-se novas danças, como o maxixe. Outras duas coisas que ajudaram decisivamente o aparecimento da canção popular no Brasil foram o carnaval carioca e o gramofone. Pixinguinha, João da Baiana, Donga -autor de Pelo Telefone, primeiro samba gravado, em 1917-, foram grandes nomes nesse período, junto com os continuadores dos chorões. O samba urbano só se firmaria na década de 30, época em que surge a primeira escola de samba, a Deixa Falar, fundada em 1929. Depois, com a popularização do rádio e do disco a música popular se consolidaria e chegaria ao mundo de opções musicais que hoje o Brasil possui."
Fonte: http://almanaque.folha.uol.com.br/musicapopulardobrasil.htm |
2ª atividade: pesquisa orientada, em grupos de trabalho |
Proponha que organizem uma linha do tempo da história da música popular brasileira. Para isso, organize, no mínimo, 5 grupos de trabalho. Cada grupo receberá uma ficha diferente com as orientações de pesquisa:
Pesquisa 1: O que aconteceu na música popular brasileira de 1870 a 1919 ?
1. Definam um responsável pela organização do material ao longo das pesquisas, bem como a forma de salvar arquivos de textos, imagens, áudios, pesquisados; 2. Considerando o período de 1870 à 1919, levantem dados sobre :
3. Busquem imagens e músicas relacionadas aos temas, salvando os arquivos devidamente nomeados em uma pasta do computador, pendrive ou CD. 4. Elaborem um texto sintetizando os principais fatos da história da música popular brasileira, envolvendo os temas da pesquisa. 5. Ao final, elaborem um breve relatório sobre como pesquisaram, a colaboração dos membros da equipe, o que aconteceu de positivo, o que aconteceu de negativo no processo. |
Pesquisa 2: O que aconteceu na música popular brasileira de 1920 a 1945?
1. Definam um responsável pela organização do material ao longo das pesquisas, bem como a forma de salvar arquivos de textos, imagens, áudios, pesquisados; 2. Considerando o período de 1920 a 1945, levantem dados sobre :
3. Busquem imagens e músicas relacionadas aos temas, salvando os arquivos devidamente nomeados em uma pasta do computador, pendrive ou CD. 4. Elaborem um texto sintetizando os principais fatos da história da música popular brasileira, envolvendo as palavras chave da pesquisa. 5. Ao final, elaborem um breve relatório sobre como pesquisaram, a colaboração dos membros da equipe, o que aconteceu de positivo, o que aconteceu de negativo no processo. |
Pesquisa 3: O que aconteceu na música popular brasileira de De 1945 A 1964?
1. Definam um responsável pela organização do material ao longo das pesquisas, bem como a forma de salvar arquivos de textos, imagens, áudios, pesquisados; 2. Considerando o período de De 1945 A 1964, levantem dados sobre:
3. Busquem imagens e músicas relacionadas aos temas, salvando os arquivos devidamente nomeados em uma pasta do computador, pendrive ou CD. 4 Elaborem um texto sintetizando os principais fatos da história da música popular brasileira, envolvendo as palavras chave da pesquisa. 5. Ao final, elaborem um breve relatório sobre como pesquisaram, a colaboração dos membros da equipe, o que aconteceu de positivo, o que aconteceu de negativo no processo. |
Pesquisa 4: O que aconteceu na música popular brasileira de 1964 A 1972?
1. Definam um responsável pela organização do material ao longo das pesquisas, bem como a forma de salvar arquivos de textos, imagens, áudios, pesquisados; 2. Considerando o período de 1964 A 1972, levantem dados sobre: ·
3. Busquem imagens e músicas relacionadas aos temas, salvando os arquivos devidamente nomeados em uma pasta do computador, pendrive ou CD. 4 Elaborem um texto sintetizando os principais fatos da história da música popular brasileira, envolvendo as palavras chave da pesquisa. 5. Ao final, elaborem um breve relatório sobre como pesquisaram, a colaboração dos membros da equipe, o que aconteceu de positivo, o que aconteceu de negativo no processo. |
Pesquisa 5: O que aconteceu na música popular brasileira de 1973 aos dias atuais?
1. Definam um responsável pela organização do material ao longo das pesquisas, bem como a forma de salvar arquivos de textos, imagens, áudios, pesquisados; 2. Considerando o período de 1973 aos dias atuais, levantem dados sobre:
3. Busquem imagens e músicas relacionadas aos temas, salvando os arquivos devidamente nomeados em uma pasta do computador, pendrive ou CD. 4. Elaborem um texto sintetizando os principais fatos da história da música popular brasileira, envolvendo as palavras chave da pesquisa 5. Ao final, elaborem um breve relatório sobre como pesquisaram, a colaboração dos membros da equipe, o que aconteceu de positivo, o que aconteceu de negativo no processo.
|
Será importante observar como os alunos selecionam e organizam as informações pesquisadas, fazendo as intervenções necesssárias.
3ª atividade: organização de informações em um documentário |
Como cada grupo pesquisou um período diferente da história da música popular brasileira, será importantíssima a socialização das informações. Organize a socialização das pesquisas por meio de um documentário sobre a História da Música Popular Brasileira.
Cada grupo será responsável por um segmento do programa e deverá garantir a apresentação das informações pesquisadas com imagens, textos e audio. Definam juntos quanto tempo cada grupo terá para expor os elementos principais do periodo sobre o qual pesquisaram no trecho do documentário.
Proponha a organização das informações usando um programa onde possam unir imagens, sons e textos, de maneira dinâmica, como por exemplo, o Movie Maker.
Essa ferramenta oferece :
Para os grupos saberem como usar, disponibilize tutoriais e apostilas:
http://www.apostilando.com/download.php?cod=457 .
Cada grupo deverá inserir as imagens pesquisadas e os arquivos de áudio, unindo as informações por meio de textos.
Ao final, as produções de cada grupo serão organizadas em um só arquivo, de acordo com a ordem cronológica dos fatos. Lembrem-se de adicionar os créditos das imagens e arquivos de áudio, bem como os nomes dos alunos.
4ª atividade: apresentação da produção com debate e avaliação |
Proponha que a apresentação ocorra com um projetor multimidia.
Após a exibição, complemente informações, se necessário, tais como:
Em seguida, estimule os comentários dos alunos e a manifestação de opiniões: que rumos vislumbram para a história da música popular brasileira hoje?
Por fim, retome a autoavaliação que os grupos iniciaram na atividade 2. Peça que a complementem pensando nas atividades 3 e 4. Circule entre os grupos discutindo os pontos de vista e apontando as incoerências frente as suas observações do processo, se houver.
Nome | Tipo |
---|---|
Chorinho [Brasilidade] | Vídeo |
Disponibilize para os alunos o link do documentário: Chorinhos e Chorões , do diretor Antonio Carlos da Fontoura, produzido em 1974, com duração de 11 min. O documentário está disponivel para assistir em http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=4749 .
O documentário Enquanto a Tristeza não Vem, com o depoimento do compositor Sérgio Ricardo, relaciona o contexto histórico com a manifestação artística do povo brasileiro, "tendo como contrapontos uma responsabilidade política revolucionária que tomava as mentes dos estudantes brasileiros no início da década de 60 e os efeitos da censura sobre a cultura e o saber popular, após a ditadura militar". O filme está disponível em http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=2677 . Junto ao filme, você também encontrará sugestões de sequências didáticas para utilização em sala de aula em http://www.portacurtas.com.br/parecerfilme2.asp?Cod=2677
Considerando os objetivos dessa sequência de atividades:
observe, durante a pesquisa de cada grupo, a pertinência das informações selecionadas, verificando se os alunos identificam elementos do contexto social e político na produção musical de cada período; acompanhe a produção de cada parte do documentário, fazendo anotações sobre as soluções e encaminhamentos que cada participante leva para o produto final e, por fim, discuta com os grupos suas observações, aliando-as ou as contrapondo, à autoavaliação que fizeram.
Quatro estrelas 11 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/07/2014
Quatro estrelasMuito boa aula! Penso apenas que 5 módulos são pouco, pelo menos para minha realidade...
30/10/2013
Cinco estrelaso aula é excelente,ela me ajudou a entender o trabalho e como faze-lo,acho q agora eu vou tirar um dez no meu trabalho sobre a musica
01/09/2013
Cinco estrelasA música apresentada como linha do tempo marca as questões políticas e sócias, e é um ótimo elemento para que o aluno compreenda o contexto cultural e histórico.
28/07/2013
Quatro estrelasAula muito interessante... Parabéns... muito boa...
13/04/2013
Cinco estrelasEste rabalho é muito bom, vou utilizá-lo em sala de aula. Parabéns!
19/12/2012
Quatro estrelasÓtimo conteúdo. Estou iniciando uma pesquisa sobre O que é música popular sob uma perspectiva filosófica.
21/08/2012
Cinco estrelasACHEI A AULA MUITO INTERESSANTE.
03/05/2012
Quatro estrelasAchei muito importante a delimitação do que realizar a cada passo. Muitas vezes temos ideias interessantes e até dominamos muito bem o conteúdo, mas na hora de propor uma sequencia didática aos alunos nos perdemos um pouco. Essa sugestão de aula está bem direcionada e acredito que dessa maneira o professor terá melhor controle sobre os ojetivos que quer alcançar.
17/05/2011
Quatro estrelasotima !!!
29/03/2011
Quatro estrelasMUITO BOM! CADA VEZ MAIS NOTAMOS A NECESSIDADE DA JUNÇÃO DOS CONTEÚDOS PARA UMA COMPREENSÃO MAIOR DA MÁTERIA - E PODER ALIAR LITERATURA, HISTÓRIA E MÚSICA PARA QUE OS ALUNOS VEJAM ESSA RELAÇÃO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O APROVEITAMENTO DELES.BUSCAR NOVAS FORMAS DE SENSIBILIZÁ-LOS PARA ESSE APRENDIZADO É VÁLIDO.MUITO VÁLIDO!!
18/10/2010
Quatro estrelasAchei ótima a aula parabéns .....