07/10/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Não é necessário.
1º MOMENTO:
Fonte: http://pt.ruadireita.com/globo-terrestre-fisico-com-iluminacao-de-25cm_10128/
O professor dará início a aula conversando com as crianças sobre a África questionando: quem já ouviu falar da África? Aonde ouviu falar? Onde fica? Após o questionamento, o professor poderá mostrar o globo terrestre ou o mapa Mundi para localizar a África. É importante apresentar para as crianças um texto contendo informações sobre a cultura e costumes desse povo. Depois desse diálogo, o professor registra coletivamente os conhecimentos da turma e expõe na sala de aula.
2º MOMENTO:
Fonte: http://www.jangadabrasil.com.br/revista/maio66/im66005a.asp
O professor continuará a aula iniciando um diálogo com as crianças sobre o conto africano O Bicho Folharal, lendo e mostrando a obra para as crianças. O conto fala da onça que estava cansada de ser enganada pela raposa por não conseguir pegá-la para fazer um bom guisado, resolve um dia ter uma ideia... Depois,o professor poderá solicitar que as crianças registrem com escrita/desenho o conto apresentado. Esse conto está disponível no link abaixo:
http://mariazinhazinhazinha.blogspot.com/2008/04/o-bicho-folharal-um-conto-africano.html
3º MOMENTO:
Professor, leia a sinopse do filme Kiricu para os alunos. Depois, proponha a eles que assistam ao vídeo. Como releitura do filme, o professor irá propor uma pintura coletiva sintetizando a história do vídeo. Cada grupo irá registrar uma parte do filme usando tinta guache para pintar o cenário na cartolina branca ou papel peso 40. Depois, as crianças desenham os personagens com hitdrocor e giz de cera. Em outro papel, recorta os desenhos e colam na pintura criando a cena que irão representar.
O vídeo está disponível no youtube.
http://blogdoacra.blogspot.com/2010/04/conto-africano-kirikou.html
4º MOMENTO
Como atividade de casa, o professor solicita que as crianças pesquisem com ajuda de um adulto, outros contos africanos em revistas, internet, jornais, etc. Na sala de aula, as crianças num grande círculo, apresentam o conto que pesquisou. Em seguida, o professor sugere que os alunos escolham um dos contos e representem com desenhos utilizando papel peso 40, cartolina, papel madeira, hidrocor, lápis grafite, lápis cera, etc. Após a realização das produções, expor no mural da sala ou outro local da escola para outras turmas apreciarem.
Sugestão de Livros
Meus Contos Africanos. Nelson Mandela. Martins Fontes
Mãe África - mitos, lendas, fábulas e contos.Celso Sisto PAULUS
http://cibersludicos.blogspot.com/2008/08/conto-africano.html
http://sitededicas.uol.com.br/ct1.htm
http://sitededicas.uol.com.br/contos.htm
http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2005/03/o_macaco_macaqu.html
O professor deverá realizar avaliação contínua por meio de observações, intervenções e orientações individuais e coletivas, a fim de acompanhar o aprendizado das crianças em relação aos objetivos propostos para o estudo.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/03/2011
Quatro estrelasACHEI A PROPOSTA CRIATIVA E COM UMA VARIEDADE INTERESSANTE DE ABORDAGENS DO TEMA, DE MOSDO A TRABALHAR VÁRIAS COMPETÊNCIAS NO ALUNO. PARABÉNS!