05/10/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Não é necessário.
1º MOMENTO:
O professor inicia a aula dialogando com as crianças sobre alguns autores que escrevem histórias infantis, questionando:
Quem sabe o nome de algum escritor (a) que escreve histórias para crianças?
Alguém sabe contar alguma história infantil? Qual?
Quem escreveu?
O professor poderá registrar essas informações coletivamente e expor na sala de aula.
O professor continuará a aula, conversando sobre a autora e ilustradora de histórias infantis: Eva Furnari. Depois, poderá mostrar uma foto da escritora e ler sua biografia. Após esse momento, o professor apresenta algumas obras da escritora para as crianças, explicando algumas histórias que compõe cada uma. Em seguida, o professor sugere que as crianças em duplas, escolham uma das obras apresentadas para observarem os elementos que aparecem, solicitando que ilustrem do seu jeito, a obra escolhida utilizando os materiais disponíveis. Depois, expõe no mural da sala as produções de cada dupla.
Fonte da imagem: http://www.letraseleituras.com.br/entrevistas/?a=eva_furnari
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eva_Furnari
http://www.planetanews.com/autor/EVA%20FURNARI/30
O professor na roda com as crianças, sugere alguns vídeos como por exemplo: A Bruxinha e o Ladrão, Grump- o Feiticeiro Trapalhão- A Bruxa Indecisa. Após esse momento, as crianças em grupos, escolhem um dos vídeos para fazer uma dramatização. Cada grupo poderá confeccionar seus materiais para a apresentação como por o chapéu da bruxa ou outros elementos que aparecem no vídeo, utilizando: cola, tesoura, hidrocor, papel peso 40, cartolina, papel crepom, etc.No dia da apresentação, as crianças poderão convidar outras turmas para apreciarem esse momento.
http://www.youtube.com/watch?v=hxWvCFOLhmc
http://www.youtube.com/watch?v=nruIvVXCMOM
O professor poderá levar para sala de aulas alguns livros com histórias de bruxas e dragões e solicitar que as crianças escolham um livro para ler, podendo realizar trocas entre elas. Em seguida, em um grande círculo, o professor sugere que as crianças se expressem de forma oral o livro que mais gostaram de ler. Como atividade de registro, as crianças em grupos, irão confeccionar com a orientação do professor, uma história em quadrinho que poderão usar como modelo as histórias dos livros apresentados. Após essa atividade, a turma poderá fazer uma exposição com suas produções.
http://girassolbrasil.tempsite.ws/girassol_dev/pags/main.php?do=livro&codigo=0000004828&cat_id=003
http://fernandapansica.blogspot.com/2008/10/bruxa-ao-avesso.html
O professor deverá realizar avaliação contínua por meio de observações, intervenções e orientações individuais e coletivas, a fim de acompanhar o aprendizado das crianças em relação aos objetivos propostos para o estudo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!