11/11/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade, Saimonton Tinôco da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Não são necessários.
Visando sensibilizar os alunos para o tema da aula, convide-os para ouvir a canção Deveres e direitos, do cantor e compositor Toquinho. É interessante levar a letra da música, para que os alunos tentem acompanhá-la, mesmo que ainda não saibam ler formalmente.
Discuta com os alunos a letra da música ouvida, fazendo questões do tipo:
- Qual é o título dessa canção?
- Quem a compôs?
- Do que trata o texto?
- Que parte da canção chamou mais a sua atenção? Por quê?
Outra sugestão é a de que o professor apresente elementos da vida e obra de Toquinho - ver http://www.toquinho.com.br/ - , fazendo, dessa forma, uma contextualização da música ou peça aos alunos que pesquisem, em livros, revistas ou na Internet, tais informações.
Terminada a discussão, divida os alunos em pequenos grupos. Cada grupo ficará responsável por ilustrar um trecho da referida canção, que poderá ser feita em papel sulfite ou no computador, utilizando o Paint. Em seguida, juntem a produção de cada grupo e montem o texto completo, que será exposto em algum lugar de destaque na escola.
Por meio de uma conversa em roda, construam uma lista ou uma tabela com os direitos e deveres da criança.
- OS DIREITOS E DEVERES DA CRIANÇA - http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/266511
- SITE OFICIAL DE TOQUINHO - http://www.toquinho.com.br/
A avaliação acontecerá durante a realização da aula, quando o professor irá observar e registrar a participação e o envolvimento das crianças durante as atividades propostas.
.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!