02/12/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
- Explorar as representações infantis sobre a escrita;
- Conhecer as origens da língua escrita.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
1° Momento: Em rodinha, estimular as crianças a pensarem na origem das letras, assim como na utilidade das mesmas: quem inventou as letras? Pra que serve as letras?
Imagem do acervo da professora/ 2010.
2° Momento: Após ouvir as ideias das crianças, convidá-las a uma brincadeira de faz de conta: iremos fazer uma viagem para um outro tempo na História, em que poucos seres humanos existiam e tinham uma vida muito diferente da nossa. As crianças poderão vestir uma fantasia feita de jornal, imitando as vestes usadas pelos homens pré-históricos. Confira a imagem abaixo:
Imagem do acervo da professora Imagem do acervo da professora
Então, conduzi-las para um outro espaço, onde deverá existir uma “caverna”. Para fazer esta caverna pode ser utilizada uma mesa grande. Com papel Kraft amassado cobrir esta mesa deixando apenas uma entrada. Pode ser colocado pequenos galhos de árvore em volta. Ao chegar no local com as crianças questioná-las sobre o que imaginam ser tal estrutura. Explorar a ideia de que é uma caverna e então, contar às crianças a história da escrita. (Segue a história em Recursos Complementares) As crianças poderão entrar na caverna e brincarem neste espaço, experimentando uma divertida situação de faz de conta.
3° Momento: Propor uma pesquisa para casa, onde as crianças deverão perguntar às famílias para que serve a escrita.
Instrumento de Pesquisa: Olá família! Nosso grupo está conhecendo um pouco mais sobre a história da escrita. E nesse movimento, descobrimos que a escrita é muito importante para as nossas vidas. Colabore com o nosso trabalho indicando para que serve a escrita: para que você(s) utiliza(m) a escrita no dia a dia? Junto com sua criança procure em revistas figuras que ilustrem o seu relato.
4° Momento: Em rodinha, as crianças deverão socializar os resultados das pesquisas. A partir das respostas é interessante construir um gráfico com a turma para visualizar melhor qual é a função social da escrita. Segue abaixo um exemplo:
Após construir o gráfico realizar a interpretação do mesmo com as crianças, destacando qual é o uso mais comum da escrita. As informações obtidas através do gráfico permitirão às crianças perceberem que a escrita faz parte da vida cotidiana.
HISTÓRIA DA ESCRITA
OS PRIMEIROS HOMENS QUE HABITARAM A TERRA LEVAVAM UMA VIDA MUITO DIFERENTE DA NOSSA. VIVIAM EM CAVERNAS, COMIAM FRUTOS E RAÍZES QUE ENCONTRAVAM E ANIMAIS QUE CAÇAVAM. TINHAM A MESMA NECESSIDADE QUE NÓS DE MOSTRAR O QUE ESTAVAM SENTINDO. UMA DAS FORMAS QUE ELES ENCONTRARAM PARA SE EXPRESSAR FOI ATRAVÉS DE DESENHOS. QUANDO O HOMEM COMEÇOU A PLANTAR, CRIAR ANIMAIS E FAZER TROCAS, OS DESENHOS JÁ NÃO ERAM MAIS SUFICIENTES PARA O REGISTRO. ENTÃO, SURGIRAM AS LETRAS. NA VERDADE, NÃO HOUVE UMA PESSOA QUE DECIDIU INVENTAR O DESENHO DAS LETRAS DO NOSSO ALFABETO. OS DESENHOS DA ESCRITA PASSARAM POR DIFERENTES FORMAS ATÉ CHEGAR À NOSSA.
FONTE: LIVRO IDÉIAS EM CONTEXTO – Língua Portuguesa
AUTORES: CLÁUDIA/ IÊDA/ MARILIA
EDITORA DO BRASIL S/A
Este livro faz parte do PNLD.
A partir desta aula o/a professor/a pode observar:
- a criança demonstrou interesse pelo assunto;
- a criança participou das situações de faz de conta;
- a criança expressou suas ideias sobre a escrita.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/05/2011
Quatro estrelasmuito boa a aula.
20/04/2011
Cinco estrelasmuita aprendizagem