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As Corridas Longas do Atletismo

 

27/10/2010

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as modalidades de corridas longas do Atletismo;

Compreender os conceitos de sistema aeróbico e anaeróbico através das práticas das corridas longas.

Duração das atividades
150 min / 3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sistemas bioenergéticos de energia.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Apresentar as fotos abaixo e pedir que eles identifiquem quais tipos de provas do Atletismo está sendo apresentada:   

http://1.bp.blogspot.com/_Tbp-AcqMXzY/RljKJfYlLqI/AAAAAAAAASU/6M0WBT7nYWQ/s320/s500x500%5B3%5D.jpg (acesso em 08/09/10).

http://2.bp.blogspot.com/_BgjWtzIxYp4/S5Lri456jwI/AAAAAAAACOg/4mgQP9ItYbM/s400/Vila_Olimpica_Maringa_I_Torneio_Federacao_Atletismo_Parana_+2010_Acorremar_1920x1080+1786x973-1.jpg (acesso em 08/09/10).

http://1.bp.blogspot.com/__gZEOFFgwms/S7J4MtMi4nI/AAAAAAAAA4o/JXacVNlhLpI/s1600/4+-+bekele.jpg (acesso em 08/09/10) 

Em seguida, o professor irá contextualizar as provas longas das corridas do Atletismo através dos questionamentos:   

- É possível identificar quais as provas de corridas estão sendo apresentadas?   

- Onde elas são realizadas?   

- Existe diferença do biotipo em comparação ao dos atletas de corridas rápidas?   

Neste momento o professor dirá que, diante do posicionamento dos atletas na largada e do biotipo magro dos concorrentes é possível identificar em qual grupo de provas (rápidas, médias e longas) o atleta compete. Em seguida propor uma atividade de pesquisa na internet onde os alunos, organizados em duplas, deverão responder ao seguinte questionário:   

- Quais são as provas consideradas longas dentro da corrida do Atletismo?   

- O que significa MARATONA? Qual a sua distância?   

- Quais os recordes mundiais das provas de 5000, 10000 metros e maratona para ambos os sexos?   

- Os atletas precisam se manter nas suas raias dentro dessas provas de corridas? Por quê?   

- Quais provas de corridas longas são realizadas dentro do estádio e fora dele?   

- Quais os recursos bioenergéticos são utilizados pelo corpo humano em uma corrida longa do Atletismo?   

LINKS PARA PESQUISA   

http://www.cbat.org.br/provas/historico_feminino.asp (acesso em 08/09/10)    

http://www.cbat.org.br/provas/historico_masculino.asp (acesso em 08/09/10)    

http://www.joaquimcruz.com/atletis.html#Provas (acesso em 08/09/10)    

http://www.bicodocorvo.com.br/saude/esporte/provas-de-atletismo (acesso em 08/09/10)    

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/atletismo/atletismo-2.php (acesso em 08/09/10)   

Ao final, o professor recolherá os questionários respondidos pelos alunos.   

Atividade 2:   

O professor exibirá o vídeo abaixo para mostrar como é realizada uma prova de 10000 metros dentro do atletismo.  

http://www.youtube.com/watch?v=C3ZAi9dzWDI&feature=related (acesso em 08/09/10).

Em seguida o professor irá propor uma atividade que se aproxima da realidade dessas provas:   

Em um espaço aberto, o professor utilizará cones para demarcar um quadrado com lados de 50 metros. A intenção destes cones será criar “voltas” para uma pista de 200 metros. Outro aluno tomará as voltas que o “corredor” dará e, ao sinal do professor, os alunos posicionados próximos a um desses cones, percorrerão 2000 metros dando 10 voltas nos cones posicionados.   

Ao final da atividade, o professor perguntará:   

- Qual sistema bioenergético é utilizado pelo organismo em uma prova longa de corrida? Por quê?

- Houve estratégia de algum aluno para conseguir correr e chegar à primeira colocação?   

- Se os alunos que se cansaram, tivessem optado por uma estratégia onde houvesse somente um esforço maior nas últimas voltas dessa corrida, eles se cansariam menos ou até mesmo poderiam vencer a prova?   

Posteriormente o professor conceituará que, assim como nas corridas médias, as corridas de resistência (ou longa) também podem ser divididas em 3 momentos: largada, estado estável e chegada. A grande diferença entre as duas está no fato de que nas corridas de resistência o momento de estado estável é muito maior. Por conseqüência, o sistema aeróbio se constituirá como principal fonte de energia para este tipo de corrida.   

Atividade 3:   

O professor perguntará aos alunos se conhecem alguma atividade onde se pode observar o uso dos sistemas aeróbicos de fornecimento de energia e, em seguida, praticar.   

Sugerimos a prática da CAMINHADA onde os participantes, sob orientação do professor, podem caminhar de forma acelerada pelas ruas próximas ao colégio percorrendo um trajeto grande entre 20 a 30 minutos.   

Ao final da atividade, o professor perguntará qual é a relação desta atividade com o sistema bioenergético enfatizado nesta aula.

Recursos Complementares

Sobre Atletismo: http://www.cbat.org.br/ (acesso em 08/09/10).

Avaliação

Os alunos, divididos em grupos com no máximo 4 integrantes, montarão cartazes onde será apresentada atividades do cotidiano deles onde é utilizado de forma bem próxima o sistema energético das provas de corridas longas ou resistência do Atletismo. Estes cartazes poderão apresentar textos, fotos e desenhos.

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