27/10/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Conhecer as modalidades de corridas longas do Atletismo;
Compreender os conceitos de sistema aeróbico e anaeróbico através das práticas das corridas longas.
Sistemas bioenergéticos de energia.
Atividade 1:
Apresentar as fotos abaixo e pedir que eles identifiquem quais tipos de provas do Atletismo está sendo apresentada:
http://1.bp.blogspot.com/_Tbp-AcqMXzY/RljKJfYlLqI/AAAAAAAAASU/6M0WBT7nYWQ/s320/s500x500%5B3%5D.jpg (acesso em 08/09/10).
http://2.bp.blogspot.com/_BgjWtzIxYp4/S5Lri456jwI/AAAAAAAACOg/4mgQP9ItYbM/s400/Vila_Olimpica_Maringa_I_Torneio_Federacao_Atletismo_Parana_+2010_Acorremar_1920x1080+1786x973-1.jpg (acesso em 08/09/10).
http://1.bp.blogspot.com/__gZEOFFgwms/S7J4MtMi4nI/AAAAAAAAA4o/JXacVNlhLpI/s1600/4+-+bekele.jpg (acesso em 08/09/10)
Em seguida, o professor irá contextualizar as provas longas das corridas do Atletismo através dos questionamentos:
- É possível identificar quais as provas de corridas estão sendo apresentadas?
- Onde elas são realizadas?
- Existe diferença do biotipo em comparação ao dos atletas de corridas rápidas?
Neste momento o professor dirá que, diante do posicionamento dos atletas na largada e do biotipo magro dos concorrentes é possível identificar em qual grupo de provas (rápidas, médias e longas) o atleta compete. Em seguida propor uma atividade de pesquisa na internet onde os alunos, organizados em duplas, deverão responder ao seguinte questionário:
- Quais são as provas consideradas longas dentro da corrida do Atletismo?
- O que significa MARATONA? Qual a sua distância?
- Quais os recordes mundiais das provas de 5000, 10000 metros e maratona para ambos os sexos?
- Os atletas precisam se manter nas suas raias dentro dessas provas de corridas? Por quê?
- Quais provas de corridas longas são realizadas dentro do estádio e fora dele?
- Quais os recursos bioenergéticos são utilizados pelo corpo humano em uma corrida longa do Atletismo?
LINKS PARA PESQUISA
http://www.cbat.org.br/provas/historico_feminino.asp (acesso em 08/09/10)
http://www.cbat.org.br/provas/historico_masculino.asp (acesso em 08/09/10)
http://www.joaquimcruz.com/atletis.html#Provas (acesso em 08/09/10)
http://www.bicodocorvo.com.br/saude/esporte/provas-de-atletismo (acesso em 08/09/10)
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/atletismo/atletismo-2.php (acesso em 08/09/10)
Ao final, o professor recolherá os questionários respondidos pelos alunos.
Atividade 2:
O professor exibirá o vídeo abaixo para mostrar como é realizada uma prova de 10000 metros dentro do atletismo.
http://www.youtube.com/watch?v=C3ZAi9dzWDI&feature=related (acesso em 08/09/10).
Em seguida o professor irá propor uma atividade que se aproxima da realidade dessas provas:
Em um espaço aberto, o professor utilizará cones para demarcar um quadrado com lados de 50 metros. A intenção destes cones será criar “voltas” para uma pista de 200 metros. Outro aluno tomará as voltas que o “corredor” dará e, ao sinal do professor, os alunos posicionados próximos a um desses cones, percorrerão 2000 metros dando 10 voltas nos cones posicionados.
Ao final da atividade, o professor perguntará:
- Qual sistema bioenergético é utilizado pelo organismo em uma prova longa de corrida? Por quê?
- Houve estratégia de algum aluno para conseguir correr e chegar à primeira colocação?
- Se os alunos que se cansaram, tivessem optado por uma estratégia onde houvesse somente um esforço maior nas últimas voltas dessa corrida, eles se cansariam menos ou até mesmo poderiam vencer a prova?
Posteriormente o professor conceituará que, assim como nas corridas médias, as corridas de resistência (ou longa) também podem ser divididas em 3 momentos: largada, estado estável e chegada. A grande diferença entre as duas está no fato de que nas corridas de resistência o momento de estado estável é muito maior. Por conseqüência, o sistema aeróbio se constituirá como principal fonte de energia para este tipo de corrida.
Atividade 3:
O professor perguntará aos alunos se conhecem alguma atividade onde se pode observar o uso dos sistemas aeróbicos de fornecimento de energia e, em seguida, praticar.
Sugerimos a prática da CAMINHADA onde os participantes, sob orientação do professor, podem caminhar de forma acelerada pelas ruas próximas ao colégio percorrendo um trajeto grande entre 20 a 30 minutos.
Ao final da atividade, o professor perguntará qual é a relação desta atividade com o sistema bioenergético enfatizado nesta aula.
Sobre Atletismo: http://www.cbat.org.br/ (acesso em 08/09/10).
Os alunos, divididos em grupos com no máximo 4 integrantes, montarão cartazes onde será apresentada atividades do cotidiano deles onde é utilizado de forma bem próxima o sistema energético das provas de corridas longas ou resistência do Atletismo. Estes cartazes poderão apresentar textos, fotos e desenhos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!