Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A História do Livro

 

19/10/2010

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Conhecer a origem e evolução do livro.
  •  Identificar as funções do livro.
  •  Conhecer alguns tipos de livros.
Duração das atividades
Duas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

História do livro.

Leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Converse com as crianças para fazer um levantamento dos conhecimentos prévios acerca da história do livro. Questione:

  • Quem sabe dizer quando surgiram  os livros?
  • Para que servem os livros?
  • Como os livros são feitos?
  • Onde compramos livros?
  • O que tem em um livro?
  • Quais os tipos de livros que você conhece?

Em seguida, inicie a leitura da obra de Ruth Rocha, A História do Livro.

Imagem disponível em: http://lenoresusedstore.ebrecho.com.br/livro-a-historia-do-livro-ruth-rocha-otavio-roth/  

 

ATIVIDADE 2

Dando continuidade ao estudo, retome os conhecimentos das crianças sobre os livros. Discuta um pouco sobre a história do livro, como eles eram antigamente e quais os diferentes tipos de livros que existem atualmente, mostrando a evolução da produção dos livros. Em seguida, proponha a exploração, observação de alguns livros.

http://www.livrospedagogicos.net/category/infanto-juvenil/page/2 

Organize uma apresentação de imagens (PowerPoint ou vídeo) sobre a evolução gráfica do livro com a invenção da máguinas de impressão.

TEXTO INFORMATIVO PARA O PROFESSOR

Tipos de Livro ou Classificação   

 Há vários tipos de livros. Eles são classificados, de acordo com seu conteúdo, em duas grandes categorias: livros sequencial e obras de referência.  Leitura Sequencial: Ensaio, Memórias, Romance, Novela, Poesia, Teatro, Biografia, História em Quadrinhos. 

Obras de Referência: Anuário, Bibliografia, Dicionário, Manual, Enciclopédia, Guia Turístico, Livro Didático, Relatório, Vade Mécum (Livro que instrui o leitor a fazer determinadas tarefas). 

Texto disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Livro. Acesso em 20  de setembro de 2010. 

ATIVIDADE 3

Organize uma visita em uma editora de livros de sua cidade para que as crianças conheçam o processo de invenção e produção de um livro. Agende a visita com antecedência, comunique aos pais das crianças. Caso não tenha uma editora ou gráfica em sua cidade, providencie um vídeo mostrando o processo de produção de um livro.

Sugestão: Convide um escritor local para conversar com seus alunos sobre como se tornou escritor e como fez para editar os seus livros.

SUGESTÃO DE VÍDEOS

A História do Livro

http://www.youtube.com/watch?v=1EXZBOdMuI0c 

Processo de produção do fotolito

http://www.youtubecom/watch?v=n61u70FzmM0 

Você é o escritor

http://www.youtube.com/watch?v=E4PcJNMAS3A  

ATIVIDADE 4

Retome com as crianças o que elas aprenderam sobre a história do livro (função social do livro, tipos de livros etc.). Organize os conhecimentos dos alunos e anote em forma de texto coletivo.

Depois organize as crianças em duplas. Elas irão escrever e desenhar o que aprenderam no estudo. Receba os trabalhos produzidos e organize um livro.

Reportagem: O Processo de Produção do Book On Demand

O processo de produção do livro:

http://www.youtube.com/watch?v=TrC73DmtEvI&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=ISH_G-9ddGk&feature=related 

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar se as crianças:

- Compreendem as funções do livro, por meio do registro oral e escrito.

- Nomeiam os tipos de livros;

- Participam das atividades propostas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.