19/10/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
História do livro.
Leitura e escrita.
Converse com as crianças para fazer um levantamento dos conhecimentos prévios acerca da história do livro. Questione:
Em seguida, inicie a leitura da obra de Ruth Rocha, A História do Livro.
Imagem disponível em: http://lenoresusedstore.ebrecho.com.br/livro-a-historia-do-livro-ruth-rocha-otavio-roth/
Dando continuidade ao estudo, retome os conhecimentos das crianças sobre os livros. Discuta um pouco sobre a história do livro, como eles eram antigamente e quais os diferentes tipos de livros que existem atualmente, mostrando a evolução da produção dos livros. Em seguida, proponha a exploração, observação de alguns livros.
http://www.livrospedagogicos.net/category/infanto-juvenil/page/2
Organize uma apresentação de imagens (PowerPoint ou vídeo) sobre a evolução gráfica do livro com a invenção da máguinas de impressão.
TEXTO INFORMATIVO PARA O PROFESSOR
Tipos de Livro ou Classificação
Há vários tipos de livros. Eles são classificados, de acordo com seu conteúdo, em duas grandes categorias: livros sequencial e obras de referência. Leitura Sequencial: Ensaio, Memórias, Romance, Novela, Poesia, Teatro, Biografia, História em Quadrinhos.
Obras de Referência: Anuário, Bibliografia, Dicionário, Manual, Enciclopédia, Guia Turístico, Livro Didático, Relatório, Vade Mécum (Livro que instrui o leitor a fazer determinadas tarefas).
Texto disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Livro. Acesso em 20 de setembro de 2010.
Organize uma visita em uma editora de livros de sua cidade para que as crianças conheçam o processo de invenção e produção de um livro. Agende a visita com antecedência, comunique aos pais das crianças. Caso não tenha uma editora ou gráfica em sua cidade, providencie um vídeo mostrando o processo de produção de um livro.
Sugestão: Convide um escritor local para conversar com seus alunos sobre como se tornou escritor e como fez para editar os seus livros.
SUGESTÃO DE VÍDEOS
A História do Livro
http://www.youtube.com/watch?v=1EXZBOdMuI0c
Processo de produção do fotolito
http://www.youtubecom/watch?v=n61u70FzmM0
Você é o escritor
http://www.youtube.com/watch?v=E4PcJNMAS3A
Retome com as crianças o que elas aprenderam sobre a história do livro (função social do livro, tipos de livros etc.). Organize os conhecimentos dos alunos e anote em forma de texto coletivo.
Depois organize as crianças em duplas. Elas irão escrever e desenhar o que aprenderam no estudo. Receba os trabalhos produzidos e organize um livro.
Reportagem: O Processo de Produção do Book On Demand
O processo de produção do livro:
http://www.youtube.com/watch?v=TrC73DmtEvI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ISH_G-9ddGk&feature=related
LINKS PARA PESQUISA
http://www.amigosdolivro.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=3697
O professor deverá avaliar se as crianças:
- Compreendem as funções do livro, por meio do registro oral e escrito.
- Nomeiam os tipos de livros;
- Participam das atividades propostas.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/10/2010
Quatro estrelasÓtima a aula. Levarei como modelo para meus cursistas do PROINFANTIL