Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A produção de um Livro

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o processo de produção de um livro;
  • Identificar mudanças e permanências no processo de criação/produção de circulação de livros;
  • Colaborar com a produção de texto para o livro de uma turma.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

O professor dará início a aula questionando com as crianças:

Quem gosta de ler livros?

Quem tem livros em casa?

Quem sabe como se faz um livro?

Vocês gostariam de fazer um livro?

Depois desses questionamentos, o professor listará as respostas das crianças  expondo na sala de aula. Em seguida, poderá realizar leitura de textos com informações sobre o processo de produção de um livro.

2º MOMENTO:

O professor poderá apresentar alguns livros para  as crianças  manuseá-los, pegar,  perceberem de que são feitos, observarem os nomes que aparecem na capa, etc. Nesse momento, o professor poderá chamar a atenção das crianças para perceberem que nas capas dos livros contém os nomes do (a) autor (a), o título, ilustrador (a), etc. Após essas observações, as crianças em duplas, escolhem um livro  para leitura e em seguida, o professor  solicita que expressem de forma oral e escrita, a história do livro escolhido.

          

Fonte de pesquisa das imagens: http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&q=imagem+de+livro+infantil&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=&fp=344d3445d97f8bd8                                                                                            

3º MOMENTO:

O professor sugere uma visita à biblioteca da escola. Antes da visita, o professor seleciona com ajuda da bibliotecária alguns livros para as crianças observarem: as capas, tamanhos e ilustrações.  Durante a visita, o professor poderá separar uns livros que ficarão dispostos nas mesas. Neste momento, as crianças irão observar, manuseá-los, etc. Feito isso, o professor questiona: as capas dos livros são iguais? E os tamanhos? Os desenhos que aparecem, são iguais? Como será que são feitos? Quem gostaria de fazer um livro? Depois, na sala de aula, o professor sugere a confecção de um livro, dividindo as crianças em grupos. É importante que o professor oriente as crianças para trabalhar em parceria para que o trabalho tenha um melhor resultado. As crianças deverão criar uma capa, um título, fazer ilustrações, etc. Neste momento o professor irá orientar cada  grupo no desenvolvimento do trabalho.

Para confecção do livro, as crianças poderão utilizar materiais como: papel sulfite, papel ofício ou peso 40, cartolina, lápis grafite, hidrocor, lápis de cor, lápis cera, etc.

4º MOMENTO:

O professor sugere que os grupos apresentem suas produções explicando para o restante da turma como foi o processo de confecção, como por exemplo: qual o título da história, quem ilustrou, os personagens, os materiais utilizados, etc. Após a apresentação do livro, expor as produções das crianças na sala de aula para apreciação de toda a turma.

Sugestões:

Sugerimos que o professor para adquirir mais informações, consulte aula: Vamos construir um livro? que está disponível no Portal do Professor.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2354 

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá realizar avaliação contínua por meios de observações, intervenções e orientações individuais e coletivas afim de acompanhar o aprendizado das crianças em relação aos objetivos propostos para o estudo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.