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MANCHETES DO JORNAL IMPRESSO

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
Andréa Morais Diniz
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Ribeiro Porfírio Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler e interpretar manchetes do jornal impresso;
  • Reconhecer a função da manchete de um jornal;
  • Criar manchetes jornalísticas a partir de um texto.
Duração das atividades
2 a 3 aulas, 30 min cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

De alguma forma seria interessante que os alunos tivessem alguma experiência com jornais e percebesse a função social dos mesmos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 -  Fazer comentários sobre o tema de manchetes

1º momento- Professor escolha previamente um jornal de sua preferência, leve para a sala e faça a leitura de algumas manchetes. È interessante que as manchetes estejam relacionadas com mais de um tema, como no  exemplo destacado.

fonte:

 Manchete 1-  A festa de Miguel terá muita alegria e diversão.

http://www.elo7.com.br/pp/convite-manchete-de-jornal-412A9.jpg 

 Manchete 2 - Salários de professor deve ultrapassar R$ 8,9 mil.  

http://www.panoramablogmario.blogger.com.br/manchete_capciosa2.jpg 

Manchete 3 - Prefeito de Guarapari retoma o cargo.

 http://metacobertura.files.wordpress.com/2007/12/capa_20071212_861.jpg  

Manchete 4 - Aluno é expulso por causa do chulé.

 http://locupletado.files.wordpress.com/2008/02/chule.jpg  

 a) A cada manchete lida, o professor  questiona:

  •  o que vocês entenderam dessa manchete?
  •  De que trata a manchete? Já  ouviram algo parecido com essa manchete?
  •  O que vocês podem falar sobre essa manchete?

Observação - As crianças ditam e o professor escreve, nesse momento elas dizem como escrever as palavras, ele vai questionando e reconstruindo o que foi dito. Os alunos também fazem uma demonstração de como as palavras ditas são escritas, com lápis e papel,  podem  escrever e mostrar a grafia.

2º momento - Professor estimule os seus alunos a pensar em situações vivenciadas na escola e escrever em forma de manchete. Você deve proceder da seguinte maneira:

  • pedir  às crianças para imaginar situações que vivenciaram na escola;
  • listar 3 situações;
  • fazer o ensaio de como escrevê-las em forma de manchete;
  • refletir como melhorar o que foi escrito.

Observação- Professor ouça as diferentes opiniões sobre o tema e respeite as mesmas, tente que os alunos façam conexão com a realidade, com seu cotidiano, citando situações da família, da escola, do bairro e  da cidade.

Atividade 2 - Apontar a diferença entre as manchetes

1º momento -  Professor mostre duas manchetes completamente diferentes e solicite  que os alunos  apontem a diferença, revelando a temática de cada manchete. Deixe as crianças expressarem o que lhes vier à cabeça, oportunize que elas no turno de fala, estabeleçam um diálogo,  podem repetir a idéia dos colegas, complementar, não concordar, nesse caso verifique a possibilidade de pontos de vista diferentes ou a negociação para se chegar a um consenso (o consenso não é obrigatório), mostre a possibilidade da diferença entre as opiniões e também os equívocos.

Fonte: http://opiniaoenoticia.com.br/wp-content/uploads/JB.jpg

http://www.elo7.com.br/pp/convite-manchete-de-jornal-412A9.jpg    

 2º momento - Professor, logo após a discussão, propicie um momento em que as crianças façam um resumo das ideias discutidas e organize os alunos em duplas para escrever de acordo com o nível de escrita que já alcançaram, em seguida, elas ditam o que escreveram e você registra em uma cartolina ou em papel madeira.  Para prosseguir o exercício da escrita, analise com os alunos,  as duplas que escreveram a mesma ideia e planeje como juntá-las em um texto.

Atividade 3 - Ler e interpretar manchete de jornal

1º momento - Professor recorte  três manchetes diferentes com o mesmo tema e cole em uma folha de papel, organize as crianças em duplas e entregas uma cópia  a cada dupla. Leia cada manchete em voz alta e as duplas indicam a manchete que você está lendo.

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000749/0000011927.jpg 

2º momento - Professor discuta com os alunos a forma de escrever cada manchete abaixo destacada e verifique o sentido de cada uma. Ao final, é importante que eles percebam que a maneira de escrever é diferente, mas o sentido do que está sendo dito é o mesmo.

  • Descanse em paz Micheael.
  • Michael Jackson morre aos 50.
  • O rei está morto.
  • Morre Michael Jackson.

Para desenvolver a atividade de atribuir sentido ao texto (manchete) você solicita que os alunos desenvolvam as seguintes ações:

  •  Observar as fotos das  manchetes;
  • Escutar o que diz cada manchete
  • dizer de que trata cada manchete.                                                                                                                                                                                          

Ao final os alunos constroem oralmente outra manchete com tema similar.

Observação - A construção da manchete pode ser coletiva, cada dupla sugere e a turma chega a um consenso. Nesse momento, o professor escreve e lê o que foi escrito, para os alunos.

3º momento - Digite ou escreva a mão, a manchete construida pela turma e entregue a cada alunos para ilustrá-la, ou seja, para desenhar e  pintar (representar graficamente)  o que foi escrito.  Ao final, cada dupla mostrará seu trabalho para o grande grupo.

Recursos Complementares

Pesquisar nos sites:

www.pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo 

Avaliação

Ao final das atividades, observar:

  1. se localizam onde se encontram as manchetes nos jornais trabalhados;
  2. se lêem sozinhos ou com ajuda as manchetes e fazem uma interpretação coerente com o tema;
  3. se conseguem interpretar um texto lido pelo professor e escrevem (escrita espontânea) um título para o texto em forma de manchete.

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