05/10/2010
Raimunda Ribeiro Porfírio Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
De alguma forma seria interessante que os alunos tivessem alguma experiência com jornais e percebesse a função social dos mesmos.
1º momento- Professor escolha previamente um jornal de sua preferência, leve para a sala e faça a leitura de algumas manchetes. È interessante que as manchetes estejam relacionadas com mais de um tema, como no exemplo destacado.
fonte:
Manchete 1- A festa de Miguel terá muita alegria e diversão.
http://www.elo7.com.br/pp/convite-manchete-de-jornal-412A9.jpg
Manchete 2 - Salários de professor deve ultrapassar R$ 8,9 mil.
http://www.panoramablogmario.blogger.com.br/manchete_capciosa2.jpg
Manchete 3 - Prefeito de Guarapari retoma o cargo.
http://metacobertura.files.wordpress.com/2007/12/capa_20071212_861.jpg
Manchete 4 - Aluno é expulso por causa do chulé.
http://locupletado.files.wordpress.com/2008/02/chule.jpg
a) A cada manchete lida, o professor questiona:
Observação - As crianças ditam e o professor escreve, nesse momento elas dizem como escrever as palavras, ele vai questionando e reconstruindo o que foi dito. Os alunos também fazem uma demonstração de como as palavras ditas são escritas, com lápis e papel, podem escrever e mostrar a grafia.
2º momento - Professor estimule os seus alunos a pensar em situações vivenciadas na escola e escrever em forma de manchete. Você deve proceder da seguinte maneira:
Observação- Professor ouça as diferentes opiniões sobre o tema e respeite as mesmas, tente que os alunos façam conexão com a realidade, com seu cotidiano, citando situações da família, da escola, do bairro e da cidade.
1º momento - Professor mostre duas manchetes completamente diferentes e solicite que os alunos apontem a diferença, revelando a temática de cada manchete. Deixe as crianças expressarem o que lhes vier à cabeça, oportunize que elas no turno de fala, estabeleçam um diálogo, podem repetir a idéia dos colegas, complementar, não concordar, nesse caso verifique a possibilidade de pontos de vista diferentes ou a negociação para se chegar a um consenso (o consenso não é obrigatório), mostre a possibilidade da diferença entre as opiniões e também os equívocos.
Fonte: http://opiniaoenoticia.com.br/wp-content/uploads/JB.jpg
http://www.elo7.com.br/pp/convite-manchete-de-jornal-412A9.jpg
2º momento - Professor, logo após a discussão, propicie um momento em que as crianças façam um resumo das ideias discutidas e organize os alunos em duplas para escrever de acordo com o nível de escrita que já alcançaram, em seguida, elas ditam o que escreveram e você registra em uma cartolina ou em papel madeira. Para prosseguir o exercício da escrita, analise com os alunos, as duplas que escreveram a mesma ideia e planeje como juntá-las em um texto.
1º momento - Professor recorte três manchetes diferentes com o mesmo tema e cole em uma folha de papel, organize as crianças em duplas e entregas uma cópia a cada dupla. Leia cada manchete em voz alta e as duplas indicam a manchete que você está lendo.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000749/0000011927.jpg
2º momento - Professor discuta com os alunos a forma de escrever cada manchete abaixo destacada e verifique o sentido de cada uma. Ao final, é importante que eles percebam que a maneira de escrever é diferente, mas o sentido do que está sendo dito é o mesmo.
Para desenvolver a atividade de atribuir sentido ao texto (manchete) você solicita que os alunos desenvolvam as seguintes ações:
Ao final os alunos constroem oralmente outra manchete com tema similar.
Observação - A construção da manchete pode ser coletiva, cada dupla sugere e a turma chega a um consenso. Nesse momento, o professor escreve e lê o que foi escrito, para os alunos.
3º momento - Digite ou escreva a mão, a manchete construida pela turma e entregue a cada alunos para ilustrá-la, ou seja, para desenhar e pintar (representar graficamente) o que foi escrito. Ao final, cada dupla mostrará seu trabalho para o grande grupo.
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Ao final das atividades, observar:
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