Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desenhando o contexto: explorando o papel do desenho da linguagem humana

 

31/01/2011

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§         Compreender  o desenho como forma de comunicação ;   

§         Desenvolver a capacidade de expressão pelo desenho.  

Duração das atividades
4 aulas de 20 a 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que as crianças tenham vivenciado situações de descobertas sobre a origem da escrita.

Acessando o portal do professor você encontra outras aulas relacionadas ao assunto.

Estratégias e recursos da aula

 1° Momento: O/a professor/a deve partir de uma situação anterior em que as crianças tenham vivenciado um momento de faz de conta em uma caverna recriando as descobertas sobre a origem da língua escrita (no portal do professor é possível encontrar sugestões de aulas sobre esta temática).Retomar este momento e então, falar sobre as pinturas rupestres (saiba mais sobre o assunto:http://www.professordehistoria.com/duvidas/pintura_rupestre.htm). Explorar a ideia de que estas pinturas eram feitas nas paredes das cavernas pelos homens pré-históricos porque eles não tinham um sistema de escrita, e assim, utilizavam os desenhos para se comunicarem. Nos recursos complementares está disponível um endereço para saber mais sobre o assunto. Levar para as crianças alguns exemplos desse tipo de escrita rudimentar e incentivar as crianças a tentar interpretá-las.  

      

Imagem disponível no endereço: http://br.viarural.com/servicos/turismo/parques-nacionais/do-catimbau/default.htm

  

Imagem disponível no seguinte endereço:   http://blogdofalcao.zip.net/arch2008-02-10_2008-02-16.html                                                                  I

 

Explorar a ideia de que a escrita nem sempre foi resultado da combinação de  letras que conhecemos hoje, mas que passou por um processo de evolução de símbolos ao longo da história  até chegar na elaboração de um alfabeto, como o que conhecemos.

 2° Momento: Propor para as crianças a seguinte brincadeira: cada uma irá pintar alguma coisa no papel Kraft, sem contar para os colegas o que é. Sugere-se que o/a professor/a prepare uma receita de tinta caseira para trabalhar com as crianças.                                                                              Saiba como preparar  este tipo de  tinta,visite os seguintes endereços:    

http://milideiasparacriancas.blogspot.com/2009/05/tintas-caseiras-para-criancas-de-ate-3.html

http://milideiasparacriancas.blogspot.com/2009/05/tintas-caseiras-para-criancas-de-ate-3.html

As crianças adoram este tipo de técnica e entram no clima.

3° Momento: Depois que as pinturas estiverem  secas explorar sua interpretação: os colegas tentarão identificar o que cada criança pintou e depois revelarão o significado da  pintura. Com esta brincadeira as crianças poderão compreender que os símbolos podem ter diferentes significados, dependendo da intenção de quem os utiliza e que as letras vieram assim, contribuir à medida que dão origem a linguagem comum de um povo.

4° Momento: As crianças receberão o seguinte desafio: terão que contar para uma turma de outra escola, como é a sua sala, descrevendo tudo o que nela tem. Para isso, deverão utilizar o desenho como forma de comunicação. As crianças irão assim, observar a sala e em seguida, em rodinha, irão dizer o que identificaram e o que pretendem desenhar. Cada criança deve receber um pedaço pequeno de papel. O material deve ser organizado para fazer o intercâmbio com a turma da outra escola.  Neste trabalho as duas turmas envolvidas devem receber os desenhos e ao final, irão  enviar por escrito, as interpretações  dos desenhos recebidos.

          

  TRENZINHO DOS DIAS DA SEMANA                                                  FERRAMENTAS DE BRINQUEDO

 

         

 PAINEL DOS ANIVERSARIANTES                                                         LETRAS

Recursos Complementares

Não há necessidade de recursos complementares.

Avaliação

A partir desta aula o/a professor/a pode observar:

- a criança demonstrou interesse pelo assunto trabalhado;

- a criança foi capaz de se expressar por meio do desenho;

- a criança foi capaz de fazer uma leitura de seu ambiente escolar;

- a criança foi capaz de interpretar os diferentes desenhos;

- na interpretação dos desenhos a criança demonstrou capacidade de fazer associações.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.