31/01/2011
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
§ Compreender o desenho como forma de comunicação ;
§ Desenvolver a capacidade de expressão pelo desenho.
É importante que as crianças tenham vivenciado situações de descobertas sobre a origem da escrita.
Acessando o portal do professor você encontra outras aulas relacionadas ao assunto.
1° Momento: O/a professor/a deve partir de uma situação anterior em que as crianças tenham vivenciado um momento de faz de conta em uma caverna recriando as descobertas sobre a origem da língua escrita (no portal do professor é possível encontrar sugestões de aulas sobre esta temática).Retomar este momento e então, falar sobre as pinturas rupestres (saiba mais sobre o assunto:http://www.professordehistoria.com/duvidas/pintura_rupestre.htm). Explorar a ideia de que estas pinturas eram feitas nas paredes das cavernas pelos homens pré-históricos porque eles não tinham um sistema de escrita, e assim, utilizavam os desenhos para se comunicarem. Nos recursos complementares está disponível um endereço para saber mais sobre o assunto. Levar para as crianças alguns exemplos desse tipo de escrita rudimentar e incentivar as crianças a tentar interpretá-las.
Imagem disponível no endereço: http://br.viarural.com/servicos/turismo/parques-nacionais/do-catimbau/default.htm
Imagem disponível no seguinte endereço: http://blogdofalcao.zip.net/arch2008-02-10_2008-02-16.html I
Explorar a ideia de que a escrita nem sempre foi resultado da combinação de letras que conhecemos hoje, mas que passou por um processo de evolução de símbolos ao longo da história até chegar na elaboração de um alfabeto, como o que conhecemos.
2° Momento: Propor para as crianças a seguinte brincadeira: cada uma irá pintar alguma coisa no papel Kraft, sem contar para os colegas o que é. Sugere-se que o/a professor/a prepare uma receita de tinta caseira para trabalhar com as crianças. Saiba como preparar este tipo de tinta,visite os seguintes endereços:
http://milideiasparacriancas.blogspot.com/2009/05/tintas-caseiras-para-criancas-de-ate-3.html
http://milideiasparacriancas.blogspot.com/2009/05/tintas-caseiras-para-criancas-de-ate-3.html
As crianças adoram este tipo de técnica e entram no clima.
3° Momento: Depois que as pinturas estiverem secas explorar sua interpretação: os colegas tentarão identificar o que cada criança pintou e depois revelarão o significado da pintura. Com esta brincadeira as crianças poderão compreender que os símbolos podem ter diferentes significados, dependendo da intenção de quem os utiliza e que as letras vieram assim, contribuir à medida que dão origem a linguagem comum de um povo.
4° Momento: As crianças receberão o seguinte desafio: terão que contar para uma turma de outra escola, como é a sua sala, descrevendo tudo o que nela tem. Para isso, deverão utilizar o desenho como forma de comunicação. As crianças irão assim, observar a sala e em seguida, em rodinha, irão dizer o que identificaram e o que pretendem desenhar. Cada criança deve receber um pedaço pequeno de papel. O material deve ser organizado para fazer o intercâmbio com a turma da outra escola. Neste trabalho as duas turmas envolvidas devem receber os desenhos e ao final, irão enviar por escrito, as interpretações dos desenhos recebidos.
TRENZINHO DOS DIAS DA SEMANA FERRAMENTAS DE BRINQUEDO
PAINEL DOS ANIVERSARIANTES LETRAS
Não há necessidade de recursos complementares.
A partir desta aula o/a professor/a pode observar:
- a criança demonstrou interesse pelo assunto trabalhado;
- a criança foi capaz de se expressar por meio do desenho;
- a criança foi capaz de fazer uma leitura de seu ambiente escolar;
- a criança foi capaz de interpretar os diferentes desenhos;
- na interpretação dos desenhos a criança demonstrou capacidade de fazer associações.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!