Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CARTOONS NOS JORNAIS IMPRESSOS

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
Andréa Morais Diniz
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Ribeiro Porfírio Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a finalidade dos cartoons em jornais;
  • Fazer uma leitura da imagem e interpretá-la;
  • Conhecer a biografia de um cartunista brasileiro.
Duração das atividades
2 a 3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Seria interessante que os alunos já tivessem uma expêriencia com leitura de imagens e saber representar idéias através do grafismo.

Estratégias e recursos da aula

O trabalho com cartoons requer uma pesquisa cuidadosa e com antecedência por parte do professor. Lembrando que há uma diferença entre charges e cartoons, destacamos a primeira como forma de humor gráfico com temas voltados para a realidade local ou do país. Enquanto que os cartoons,   mesmo sendo linguagem gráfica, tratam de temas universais, não se detém em assuntos da realidade local. Os dois podem ser encontrados em jornais, revistas e livros. As propostas a seguir podem ser encaminhadas com todo e qualquer cartunista brasileiro.

Atividade 1- Leitura de de cartoons

1 º momento - Professor selecione previamente, em jornais ou em internet,  uma imagem de cartoon  e cole em cartolina, em seguida fixe em um local bem visível ao grupo, para fazer uma leitura da imagem. Estabeleça um diálogo durante a leitura da imagem:

  • O que vocês estão vendo  na imagem?
  •  O que o urso está fazendo? O que ele tem na mão?
  • O que acontecerá com o Pólo Norte e o Pólo Sul se o aquecimento global for acelerado?
  • O que é aquecimento global?
  • Por que isso está acontecendo com nosso planeta?
  • O que acontecerá com os ursos?
  • O que acontecerá conosco no Brasil, sofreremos algo com o aquecimento global? O que?

Fonte: Ivan Cabral http://www.ivancabral.com/search/label/aquecimento%20global

Observação - Proporcione esse momento de leitura às crianças, para que digam  tudo o que já ouviram falar sobre o aquecimento global. Nessa primeira conversa só escute, mas coordene os turnos de fala, ajude cada uma deve esperar a sua vez de se expressar.

 

2º - momento - Converse a respeito do aquecimento global e a relação do homem com a natureza, é uma forma de conhecer as noções que a turma já elaborou e de trazer novas informações,  com a finalidade das crianças ampliarem os seus conceitos de natureza, entenderem as implicações das ações devastadoras do ser humano e o significado  do aquecimento global. Tal discussão tem como objetivo que os alunos façam uma conexão entre os cartoons apresentados, o tema discutido e o que é um cartoon. È importante eles entenderem que,   possivelmente, em qualquer lugar do mundo as pessoas poderiam fazer uma interpretação daquela imagem com muita compreensão. A partir dessa discussão, solicite a cada aluno que produza  outro cartoon com o mesmo tema. Por último, faça uma exposição  na sala e solicite que as crianças falem de suas produções.

Atividade 2- Escrever textos a partir de cartoons

1º momento - Professor selecione outra imagem de cartoon e fixe em local visível na sala de aula.Converse com seus alunos sobre o que estão vendo, solicite que façam uma interpretação  da imagem e em um momento posterior, que pesquisem quem é o autor (cartunista).

http://www.ivancabral.com/search/label/aquecimento%20global 

OBSERVAÇÃO: Uso por" Professores/Estudantes: Liberado o uso na sala de aula em testes/provas e trabalhos escolares.Blogs: Podem reproduzir as charges desde que os blogs sejam mantidos por pessoa física e sem fins comerciais. Basta citar a fonte".

.

2º momento - Possibilite que os alunos estabeleçam um diálogo com a imagem, solicitando que cada um possa atribuir sentido ao que observou, escrevendo o que percebeu. Estimule, assim, a produção escrita e a criatividade. Se possível, exponha os trabalhos em sala de aula.

Atividade 3- Escolher um cartunista brasileiro e fazer um levantamento biográfico.

1º momento - Professor converse sobre os cartunistas que são conhecidos em sua  sociedade, escolha um pela afinidade da turma, o primeiro passo é procurar a sua fotografia para em seguida investigar sobre sua vida. Como no exemplo a seguir:

Fonte: www.ivancabral.com 

A atividade de busca segue os seguintes passos, o professor e os alunos devem:

  • Escolher um cartunista brasileiro para conhecer a sua vida e obra;
  • Pesquisar em livros ou na internet antecipadamente (a nossa sugestão é Ivan Cabral ou Daniel Azulay);
  • Trazer um texto sobre a vida do cartunista, como no exemplo do link com a biografia do cartunista.
  • Averiguar algumas obras do cartunista (selecionar na internet);
  • Apreciar os trabalhos do cartunista, observar e comentar à vontade;
  • Fazer uma leitura bem expressiva da biografia do cartunista e destacar o que cada um considerou mais importante;
  • Escrever o que achou mais interessante e desenhar sobre um aspecto da vida do cartunista.

A diferença entre charges e cartoons

http://www.ivancabral.com/2007/06/charge-ou-cartum.html 

CARTOONS E PERFIL DO CARTUNISTA IVAN CABRAL  

http://www.ivancabral.com/2010_05_01_archive.html 

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final das atividades, observar:

  1. Se o aluno consegue fazer uma leitura da imagem sozinho ou coletivamente e faz uma interpretação pessoal;
  2. Consegue citar alguns dados relevantes da vida do cartunista estudado;
  3. Percebe os traços e estilo em comum do cartunista estudado.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.