05/10/2010
Raimunda Ribeiro Porfírio Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Seria interessante que os alunos já tivessem uma expêriencia com leitura de imagens e saber representar idéias através do grafismo.
O trabalho com cartoons requer uma pesquisa cuidadosa e com antecedência por parte do professor. Lembrando que há uma diferença entre charges e cartoons, destacamos a primeira como forma de humor gráfico com temas voltados para a realidade local ou do país. Enquanto que os cartoons, mesmo sendo linguagem gráfica, tratam de temas universais, não se detém em assuntos da realidade local. Os dois podem ser encontrados em jornais, revistas e livros. As propostas a seguir podem ser encaminhadas com todo e qualquer cartunista brasileiro.
1 º momento - Professor selecione previamente, em jornais ou em internet, uma imagem de cartoon e cole em cartolina, em seguida fixe em um local bem visível ao grupo, para fazer uma leitura da imagem. Estabeleça um diálogo durante a leitura da imagem:
Fonte: Ivan Cabral http://www.ivancabral.com/search/label/aquecimento%20global
Observação - Proporcione esse momento de leitura às crianças, para que digam tudo o que já ouviram falar sobre o aquecimento global. Nessa primeira conversa só escute, mas coordene os turnos de fala, ajude cada uma deve esperar a sua vez de se expressar.
2º - momento - Converse a respeito do aquecimento global e a relação do homem com a natureza, é uma forma de conhecer as noções que a turma já elaborou e de trazer novas informações, com a finalidade das crianças ampliarem os seus conceitos de natureza, entenderem as implicações das ações devastadoras do ser humano e o significado do aquecimento global. Tal discussão tem como objetivo que os alunos façam uma conexão entre os cartoons apresentados, o tema discutido e o que é um cartoon. È importante eles entenderem que, possivelmente, em qualquer lugar do mundo as pessoas poderiam fazer uma interpretação daquela imagem com muita compreensão. A partir dessa discussão, solicite a cada aluno que produza outro cartoon com o mesmo tema. Por último, faça uma exposição na sala e solicite que as crianças falem de suas produções.
1º momento - Professor selecione outra imagem de cartoon e fixe em local visível na sala de aula.Converse com seus alunos sobre o que estão vendo, solicite que façam uma interpretação da imagem e em um momento posterior, que pesquisem quem é o autor (cartunista).
http://www.ivancabral.com/search/label/aquecimento%20global
OBSERVAÇÃO: Uso por" Professores/Estudantes: Liberado o uso na sala de aula em testes/provas e trabalhos escolares.Blogs: Podem reproduzir as charges desde que os blogs sejam mantidos por pessoa física e sem fins comerciais. Basta citar a fonte".
.
2º momento - Possibilite que os alunos estabeleçam um diálogo com a imagem, solicitando que cada um possa atribuir sentido ao que observou, escrevendo o que percebeu. Estimule, assim, a produção escrita e a criatividade. Se possível, exponha os trabalhos em sala de aula.
1º momento - Professor converse sobre os cartunistas que são conhecidos em sua sociedade, escolha um pela afinidade da turma, o primeiro passo é procurar a sua fotografia para em seguida investigar sobre sua vida. Como no exemplo a seguir:
Fonte: www.ivancabral.com
A atividade de busca segue os seguintes passos, o professor e os alunos devem:
http://www.ivancabral.com/2007/06/charge-ou-cartum.html
CARTOONS E PERFIL DO CARTUNISTA IVAN CABRAL
Ao final das atividades, observar:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!