Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descobrindo as letrinhas: explorando as representações infantis sobre a escrita

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§         Compreender a função social da escrita;

§         Explorar as hipóteses sobre a escrita.

Duração das atividades
4 aulas de 20 a 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que as crianças tenham vivenciado situações de aprendizagem sobre as diferentes formas de linguagem que precedem a escrita.

Acessando o portal do professor você encontra outras aulas relacionadas ao assunto:

Uma viagem pela pré- história: conhecendo as origens da escrita: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=23313

Desenhando o contexto: explorando o papel do desenho da linguagem humana: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=23320 

Um corpo que fala: explorando o papel do corpo na linguagem humana: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=23324 

Uma letra puxa a outra: explorando o alfabeto: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=23328 

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: Em rodinha conversar com as crianças sobre a escrita e sobre a importância que tem em nossa rotina escolar: para que o/a professor/a utiliza a escrita (destacar a construção da rotina, a identificação das crianças pelo nome, os bilhetes para as famílias, as atividades propostas para o grupo, as histórias contadas, etc.). Perguntar para as crianças o que existe em suas casas que possui palavras escritas? E então, propor uma pesquisa na qual deverão trazer de casa coisas e objetos com palavras escritas  ( pode ser embalagens de produtos, livros, cadernos, revistas, cartas, jornais, camisetas, bonés, gibis, folhetos de propaganda). O/a professor/a pode disponibilizar para as crianças sacolas feitas de tecido (sugestão: algodão cru) para que tragam de casa as coisas e objetos que contenham palavras escritas. Estas sacolas podem ser decoradas pelos alunos com tinta/ decoupage/ trabalho com tecidos e botões ou outra técnica que o/ a professor/a desejar.É interessante que a dinâmica da sacola receba um nome escolhido pela turma, por exemplo: "sacola das letrinhas; sacola das descobertas, sacola das palavras," etc.

2° Momento: Socialização da pesquisa: cada criança deverá apresentar as coisas e objetos que reuniu com palavras escritas. Esse momento da aula possibilita que a turma organize um gráfico para saber quem foi o colega que trouxe a maior quantidade de coisas e objetos. Após a apresentação das crianças o/a professor/a deve lançar uma pergunta para o grupo: por que essas coisas e objetos que vocês trouxeram tem palavras escritas? Exemplo: por que na camiseta de uniforme tem o nome da escola escrito? E assim, ouvir as ideias das crianças a respeito da função da escrita.

3° Momento: Incentivar as crianças a pensarem em todas as letras que já conhecem, nas palavras que já sabem escrever, nos lugares de sua cidade em que percebem coisas escritas. As crianças deverão realizar o registro escrito do que disseram já saber escrever. E depois apresentarão aos colegas suas tentativas de escrita.  Abaixo estão alguns exemplos de tentativas  de escritas realizadas pelas crianças nesta atividade.

                

Imagens do acervo da professora/ 2010.

Outras atividades que despertam a atenção das crianças e que podem ser realizadas é brincar com acrósticos, jogo de forca, pois reforça a ideia de que já possuem representações sobre a escrita, minimizando frases do tipo: " eu não sei escrever" sempre que o/a professor/a propõe atividades que exploram a escrita.

 4° Momento: Propor uma atividade que permita a diferenciação entre desenhos, números e letras. Sugere-se para este momento um bingo. Dependendo a faixa etária das crianças este bingo pode ser planejado com outros objetivos, sendo organizado somente com palavras, explorando palavras que façam parte da rotina das crianças

5° Momento: A turma deverá fazer uma avaliação sobre as diferentes formas de comunicação que experimentaram nas aulas porpostas: desenho, expressão corporal e escrita. E então, deverão dizer qual é a forma de comunicação que garante maior compreensão pelas pessoas: desenho, expressão corporal ou a escrita?

Recursos Complementares

Não há necessidade de recursos complementares

Avaliação

A partir da aula o/a professor/a pode fazer as seguintes observações:

- a criança demonstrou interesse pelo assunto trabalhado;

- a criança foi capaz de expressar suas ideias sobre a função da escrita;

- a criança foi capaz de realizar as tentativas de escrita;

- a criança foi capaz de diferenciar letras, desenhos e números;

- a criança demonstrou concentração durante a brincadeira de bingo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.