18/02/2011
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
§ Conhecer as letras do alfabeto;
§ Identificar sílabas.
É interessante que as crianças tenham vivenciado situações de aprendizagem sobre a escrita.
1° Momento: Em rodinha apresentar uma caixa para as crianças( pode ser uma caixa de presente) e dizer que é uma caixa que faz mágica com as letras. Esta deve conter letras móveis e as crianças devem ser informadas que quando a mágica acontece as letras se juntam e formam uma palavra. Embaixo das letras móveis o/a professor deverá colocar uma ficha com uma palavra escrita (qualquer palavra) e um pequeno objeto que represente esta palavra. As crianças devem ser estimuladas a fazerem a mágica acontecer. Para isso basta dizerem algumas palavras mágicas que podem ser criadas por elas mesmas; por exemplo: "abracadabra,pirlimpimpim, traga uma palavra agora pra mim..." Então, o/a professor/a abre a caixa e retira de dentro dela a ficha com a palavra (anteriormente colocada na caixa) escrita. As crianças ficarão encantadas e interessadas em conhecer qual é a palavra. O/a professor pode ir dando dicas sobre o que se trata a palavra, destacando letras e sílabas, de acordo com a faixa etária de seu grupo. Para registrar esta atividade propor um desenho sobre o momento vivido.
2° Momento: Esta caixa deverá percorrer as casas das crianças da turma e cada criança que levar a caixa deverá trazer um objeto que inicie com a mesma letra de seu nome e a palavra referente a este objeto escrita em uma ficha que será enviada junto com a caixa. Por exemplo: uma criança com o nome de Bianca pode trazer uma bola para brincar com os colegas ou balas para dividir com os mesmos.Na apresentação, a criança pede ao grupo que diga as palavras mágicas para que a sua palavra possa aparecer e então, mostra a palavra e o objeto que trouxe.
3° Momento: As palavras que forem surgindo podem compor um painel na sala. Para organizar este o/a professor/a pode colar a foto da criança junto à ficha do seu nome e na frente colar a ficha com a palavra que trouxe. Sempre que a caixa retornar o grupo pode consultar o painel e contar quantas palavras já tem, relembrar quais são as palavras que estão no painel, etc. É importante organizar a atividade para que as crianças com a mesma letra inicial do nome não repitam as palavras e os objetos a serem apresentados, assim, poderão conhecer uma variedade maior de palavras. A família deve estar ciente do trabalho para que todas as crianças possam participar.
4° Momento: O/a professor/a pode utilizar para explorar a escrita de algumas letras que não foram contempladas no trabalho com a caixa, o livro “ Uma letra puxa a outra” de autoria de José Paulo Paes e Kiko Farkas/ Companhia das letrinhas. (Este livro é disponibilizado pelo FNDE.) O livro explora de forma divertida o alfabeto brincando com as letras iniciais das palavras, apresentando os textos em forma de quadrinhas. O/a professor/a pode selecionar algumas letras que as crianças não exploraram e dar continuidade ao painel de palavras.
Acervo da professora/ 2011
Confira algumas dicas para esta aula no endereço:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11785
A partir desta aula o/a professor/a pode fazer as seguintes observações:
- a criança demonstrou interesse pelas dinâmicas apresentadas;
- a criança foi capaz de identificar diferentes letras;
- a criança foi capaz de associar sílabas;
- a criança foi capaz de reconhecer diferentes palavras.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!