01/12/2010
Aléxia Pádua Franco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
- Entender quem são as crianças que participam da festa da Congada e quais os motivos que as levam a participar desta manifestação cultural.
- Compreender a importância da participação das crianças na festa.
- Investigar de que maneira as crianças participam da festa.
O encaminhamento desta aula torna-se mais dinâmico se os alunos tiverem noções básicas das manifestações culturais afro-brasileiras bem como entender a Congada como uma manifestação cultural afro-brasileira. Para isto, é interessante trabalhar as atividades sugeridas em outra aula do portal intitulada "A Congada: tradição cultural afro-brasileira e patrimônio cultural imaterial" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23575) .
Atividade 1 - Conhecendo a participação das crianças na Congada através da interpretação do "Cântico dos Congadeiros Mirins" e da poesia "Crianças na Congada"
Distribua para cada aluno, uma cópia com a letra do "Cântico dos Congadeiros Mirins"
"Ainda sou criança, tenho muito
Que aprender. Por isso, eu te peço
Nossa Senhora, me guarde e me
Guie e tome conta de mim".
Observação: Cântico do terno mirim "Marujos Azul de Maio" da cidade de Uberlândia - MG, retirado da reportagem "Tradição de pai para filho: Festa do Congado atravessa o tempo e tambores ressoam por gerações" de Arthur Fernandes do Jornal Correio de Uberlândia com acesso em 07/09/2010.
Em seguida, peça para os alunos lerem o cântico, interpretando o que sua letra quer dizer. Incentive-os a refletir acerca das seguintes questões:
1- Quem é está Nossa Senhora?
2- Que relação existe entre este canto e a Congada?
3- Quem são as crianças que estão cantando?
4- Essas crianças participam da festa da Congada?
Aprofunde a reflexão sobre estas questões, através da leitura e interpretação da poesia de autoria de Jeremias Brasileiro, retirada do livro: "Cultura afro-brasileira na escola: O congado na sala de aula". Editora Aline, Uberlândia - MG, 2009. Vocè pode conhecer mais sobre este pesquisador da cultura afrodescente no site http://coafro.blogspot.com/2008/05/jeremias-brasileiro-e-brasileiro.html
Crianças na Congada
Os conguinhos vêm cantando
Vêm dançando sem parar
Os conguinhos também usam
Lindo lenço azul pavão
Ojá branco na cabeça
Faixa verde,
tênis branco
Chapéu multicolorido
Os conguinhos representam
Resistência de um povo
Que insiste em sua fé.
Distribua uma cópia desta poesia para cada aluno.
Peça para que façam uma primeira leitura silenciosa e escolha um aluno para recitar a poesia em voz alta.
Após a leitura peça aos alunos para fazerem o vocabulário, destacar as palavras que não conhecem. Veja possíveis palavras que os alunos podem ter dúvidas:
*Ojá: turbante (espécie de pano amarrado sobre a cabeça)
*Multicolorido: possui muitas cores.
Em seguida proponha uma interpretação da poesia, com alguns questionamentos que vamos sugerir, mas o professor pode e deve extrapolar essa sugestão.
1- A poesia refere-se aos conguinhos. Em sua opnião quem são os conguinhos?
2- De acordo com o poema como os conguinhos se vestem?
3- Explique o trecho de acordo com seus conhecimentos sobre a Congada.
"Os conguinhos representam
Resistência de um povo
Que insite em sua fé"
Atenção, professor! Explore bastante esta última questão, pois é ela que contribuirá para que os alunos percebam como a participação das crianças na Festa da Congada é importante para a manutenção desta tradição cultural que representa a fé e a luta dos afrodescendentes no Brasil.
Possibilidades de trabalho interdisciplinar: Esta atividade pode ser compartilhada com a Língua Portuguesa, pois o professor pode utilizar o poema e a letra da música para trabalhar gramática, vocabulário e gênero literário.
A partir da reflexão da poesia e do cântico dos congadeiros mirins, reproduza imagens de crianças participando da Festa da Congada. Peça para os alunos fazerem a relação das imagens com a poesia e o cântico.
Professor, você poderá levantar questões tais como:
- a partir das imagens e da leitura da poesia e do cântico dos congadeiros mirins como podemos identificar a participação das crianças na Festa da Congada?
- qual a idade dessas crianças?
- em sua opinião e a partir das imagens elas estão felizes em participar da festa?
Acervo de Kárita Gonzaga para o projeto Congadas Desenhantes, Uberlândia, 2008: http//congadasdesnhantes.blogspot.com
Acervo pessoal Jeremias Brasileiro, retirada por Welton Neves na festa da Congada em Uberlândia-MG no ano de 2008.
Atividade 2 - Trabalhando a tradição da Congada e a participação da criança a partir de reportagem de Jornal.
Nesta atividade, o professor pode trabalhar o tema da aula através de uma reportagem do Jornal Correio de Uberlândia - MG publicada no dia 13/10/2009: "Tradição de pai para filho: Festa do Congado atravessa o tempo e tambores ressoam por gerações" de Arthur Fernandes.
Acesse esta reportagem através do link: http://www.correiodeuberlandia.com.br/texto/2009/10/13/40824/tradicao_de_pai_para_filho.html
A reportagem possibilitará ao aluno compreender como as crianças participam da festa, a importância da participação delas na festa e como a tradição da Congada influencia a vida dessas crianças.
Peça aos alunos que façam um leitura silenciosa da reportagem. Em seguida peça que exponham aquilo que entenderam do texto.
Destaque, na discussão com os alunos, quem são as crianças na reportagem; de que maneira podemos perceber, na reportagem, a manutenção da tradição da Congada através da participação das crianças na festa.
Atenção, professor! Você pode complementar o debate sobre esta reportagem, com imagens de crianças na Congada que podem ser obtidas nos sites:
- Projeto Congadas Desenhantes, Uberlândia, 2008: http://congadasdesenhantes.blogspot.com
- http://congadouberlandia.blogspot.com
Atividade 3 - Criando uma poesia sobre a participação da criança na Festa da Congada.
Peça para os alunos fazerem uma poesia sobre a participação da criança na Festa da Congada.
Após todos produzirem crie um varal de poesias na sala de aula ou mesmo no pátio da escola para que as demais crianças possam compartilhar da produção dos alunos.
Possibilidade de trabalho interdisciplinar: O professor de Português pode auxiliar os alunos na produção da poesia, ensinando as características básicas destes gênero literário.
Enriqueça sua aula passando o vídeo disponível no site do TV ESCOLA: "Arturos, Os" (52 min). O vídeo possibilitará ao aluno perceber os diferentes momentos da festa da Congada realizada anualmente pela comunidade de negros, Arturos, de Contagem,MG. , a participação de diversas pessoas na festa e sua religiosidade.
Acesse: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=474
A avaliação da aprendizagem dos alunos deve ser feita através de todas as atividades sugeridas no no item "Estratégias e Recursos". Elas podem ajudar o professor a diagnosticar se os alunos compreenderam a importância da participação das crianças na Festa da Congada, como um meio de preservar esta tradição cultural.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/05/2011
Quatro estrelasParabéns pelas atividades, com certeza elas contribuí e contribuirão para fomentar a diversidade cultural do nosso país.