25/11/2010
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
A compreensão da aula seria facilitada se os alunos conhecerem fundamento engajamento.
Atividade 1
Iniciar a aula propondo a seguinte atividade.
Ataque e contra ataque (Hand - Beisebol):
1. Organizando o jogo: dividir a turma em duas equipes; a dinâmica do jogo se resume em defender e ataque; o professor deverá desenhar no chão da quadra seis bases, como é feito no Beisebol; as bases devem receber numerações de um a seis; o professor deverá escolher um local, próximo a base um, para início do jogo; o professor deverá sortear a equipe que irá iniciar o jogo; a equipe sorteada deverá se organizar em fila indiana no local escolhido pelo professor para início da atividade – próxima a base um; a outra equipe deverá escolher um colega para ficar dentro do gol. O professor deverá escolher o gol da quadra mais próximo da base um; o restante da equipe deverá se espalhar pela quadra evitando os locais onde se encontram as bases.
2. Dando início ao jogo (equipe que ataca): a equipe que inicia o jogo tem como objetivo arremessar a bola de handebol o mais longe possível, dentro da quadra e correr passando pelas bases, como é feito no jogo de beisebol; um aluno de cada vez arremessará a bola e deverá parar de correr quando ela chegar às mãos do colega adversário que está dentro do gol; o objetivo é vencer a seis bases desenhadas no chão - feito isso a equipe marca um ponto; caso a bola chegue ao gol antes do aluno passar correndo pelas seis bases, ele deverá interromper sua corrida parando dentro de uma das bases. Se a bola chegar ao gol e este aluno encontrar-se fora de uma das bases ele estará automaticamente eliminado ou queimado - como é feito no beisebol; o aluno que interromper sua corrida parando dentro de uma base poderá continuar correndo no momento que outro colega arremessar a bola novamente, seguindo a ordem inicial feita pala fila indiana;
3. Dando início ao jogo (equipe que defende): o objetivo da equipe que esta espalhada pela quadra é apanhar a bola de handebol o mais rápido possível e levá-la até o colega que se encontra dentro do gol evitando que a outra equipe marque ponto; a bola deve ser passada (caracterizar o fundamento passe no handebol) de aluno para aluno ate chegar ao gol;
4. Regras do jogo: a bola não poderá ser arremessada para fora da quadra; os alunos que estão correndo pelas bases não podem ser atrapalhados (bloqueados), o caminho deve estar livre; poderá ficar dentro do gol somente um aluno e ele deverá ser escolhido previamente; o aluno escolhido para ficar dentro do gol poderá sair do local, mas a jogada será interrompida somente quando ele retornar para o gol com a bola nas mãos.
5. Dando continuidade ao jogo: após o último colega arremessar a bola, as equipes trocaram de função - quem estava atacando passa a defender e vice-vessa. Vence o jogo a equipe que somar o maior número de alunos que passarem pelas seis bases.
Ps.: A eficácia do jogo proposto depende de um ótimo diálogo e a escolha tática certa, sempre trabalhando em equipe. Reunir a turma e identificar as semelhanças entre esse jogo e o ataque bem sucedido no handebol.
Atividade 2
Para darmos continuidade a esta aula o professor deverá identificar o sistema de defesa 6:0 para os alunos. Será a partir dele que o processo de aprendizagem sobre ataque começará.
Sistema de defesa 6:0: dividir a turma em equipes de seis jogadores; escolher um aluno para ser o goleiro (pode ser escolhido mais de um aluno e propor, então, que eles façam um rodízio); alinhar uma das equipes contornando a linha de seis metros (defesa 6:0); emparelhar a outra equipe na linha central da quadra (ataque); abrir a aula para a vivência e reflexão.
Primeira questão: Pedir a equipe de ataque que inicie o jogo e tente fazer o gol da maneira que desejarem. Após algum tempo perguntar a este mesmo grupo se esta fácil se movimentar na quadra. O professor deve reunir a turma e identificar para os alunos que a primeira dificuldade que deve ser explorada em relação a este sistema de defesa é a fragilidade sobre a ocupação da quadra - seria um ótimo momento para as jogadas ensaiadas por exemplo.
Obs.: Inverter as equipes durante a atividade.
Segunda questão: Pedir agora a equipe que esta atacando que foquem seu ataque em arremessos de longa e meia distância - seria arremessar mais ou menos da linha de nove metros. Após algum tempo reunir a turma e perguntar aos goleiros se a defesa está evitando que a bola chegue ao gol com eficiência. Outra grande fraqueza desse sistema é a vulnerabilidade aos arremessos de longa e média distância - seria uma boa escolha evitar infiltrar na defesa que estiver usando esse sistema.
Terceira questão: dando continuidade pedir à equipe que está defendendo para que foquem suas movimentações no ato de roubar a bola e iniciar um contra ataque. O professor deverá reunir a turma e verificarem quantas vezes foram possíveis roubar e iniciar um contra ataque.
Atividade 3
Iniciar a atividade da mesma forma que a anterior colocando agora os alunos na seguinte formação.
Sistema de defesa 5:1: a equipe de ataque se comportará da mesma forma pareada na linha central da quadra; já a equipe de defesa escolherá um colega para "flutuar" (ficar livre e seguir o caminho que quiser) a frente da barreira formada de cinco alunos (alinha a barreira junto à linha de seis metros e este jogador, pelo menos na linha de nove metros);
Primeira questão: pedir que os alunos ataquem focando os arremessos de média e longa distância. O aluno adversário que foi colocado na posição flutuante não permitirá que os arremessos aconteçam com tanta frequência como antes, mas a saída dele da barreira criou mais espaços entro os jogadores de defesa.
Segunda questão: pedir, então, que o ataque infiltre pela barreira e realize os arremessos próximos do gol ou até mesmo em suspensão e queda. Reunir a turma com o intuito de perceber se a mudança tática do ataque foi suficiente para potencializar suas jogadas (caso não aconteça o esperado, explicar aos alunos que geralmente essa mudança tática contribui para que o ataque volte a marcar pontos).
Ps.: Seria interessante o professor, ficando a seu critério, reunir a turma e relacionar as características encontradas na atividade 1 dessa aula (Mamão da Rua) com as novas situações, que estão aparecendo nos jogos propostos. Características como liberdade de criação e espaço livre para movimentação, se não percebidas devem ser apontadas pelo professor.
Atividade 4
Propor a mesma reflexão usando com objetos de estudos os sistemas de defesas 4:2 e 3:3.
Sistema de defesa 4:2: neste sistema de defesa são destinados dois jogadores para flutuarem a frente da barreira alinhada na linha de seis metros.
Sistema de defesa 3:3: neste sistema de defesa são destinados três jogadores flutuantes.
Questão única: a aula esta evoluindo para sistemas de defesa que utilizam mais jogadores flutuantes evitando que o ataque realize arremessos de média e longa distância. Por outro lado estão aumentando o espaço ente os jogadores na barreira possibilitando que o adversário infiltre e arremesse próximo ao gol. Pedir aos alunos que organizem o ataque a partir do fundamento engajamento até que a defesa se abra e permita o arremesso (longe ou perto do gol).
Ps.: Durante o progresso da aula a posição de pivô do time que ataca fica cada vez mais favorecia, já que os espaços entre os jogadores de defesa estão aumentando. Reunir a turma, identificar esse jogador e reiniciar as atividades pedindo que o ataque foque o jogo utilizando o pivô. Ao final reunir a turma e verificar se esta sugestão foi bem sucedida.
Atividade 5
Dividir a turma em equipes de sete alunos (um goleiro e seis jogadores de linha) e propor que: cada equipe escolha um sistema de defesa e durante os jogos, justificando as características de ataque mais eficientes para alcançar o gol adversário, segundo os argumentos identificados nesta aula (o professor deverá estimular constantes diálogos entre os jogadores para que possam identificar a situação de jogo e agir da melhor forma).
Links que podem ajudar o professor nesta aula:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/03/2012
Cinco estrelasfoi muito bom o que eu aprendi com essa aula e legal pretendo ir mas a fundo para saber mas