Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Esporte da bola pesada

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a origem do Futebol de Salão (futsal).

Identificar algumas regras.

Apropriar de alguns fundamentos do futsal.

Duração das atividades
Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para essa aula.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Esporte da bola pesada, que esporte é esse?

Esse esporte é o Futebol de Salão ou Futsal. A bola de hoje em dia, que é utilizada nas categorias Adultas, Sub-20, Sub-17 e Sub-15, masculinas e femininas, possuem a circunferência de no mínimo 62 (sessenta e dois) centímetros e no máximo 64 (sessenta e quatro) centímetros. Seu peso terá no mínimo 400 (quatrocentos) gramas e no máximo 440 (quatrocentos e quarenta) gramas.

Muito diferente do início de sua primogênita, a qual ganhou a fama de "Bola Pesada" por ser confeccionada com serragem, crina vegetal, ou de cortiça granulada, as quais apresentavam um grande problema de saltarem muito e frequentemente saiam da quadra de jogo, a bola atual teve seu tamanho reduzido e seu peso aumentado.

Atualmente uma partida será disputada entre duas equipes compostas, cada uma, por no máximo 5 (cinco) jogadores, um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro.

Mas essa regra é assim desde o início?

Como surgiu esse esporte?

Atividade 1

Para responder essa e outras perguntas, é essencial aprofundarmos mais na origem desse esporte.

Para essa atividade solicitar aos alunos a elaboração de uma pesquisa (laboratório de informática ou biblioteca), com o tema:

"A História do Futebol de Salão/Futsal". Essa pesquisa deve ser registrada no caderno do aluno.

Aula 2

Professor, nesse momento pode propiciar aos alunos uma vivência no pátio ou na quadra do colégio/escola, para dar início a pratica pré-despotiva do futsal.

Para isso realizaremos os jogos "Futebol Sentado" e "Futsal com Garrafas", o qual tem como objetivo trabalhar o equilíbrio, adequação espaço-temporal (estimativa do chute ao alvo), controle tônico, coordenação motora, domínio de bola e iniciação aos fundamentos do futsal.

Atividade 2 - "Futebol Sentado"

Material: bola, espaço amplo, onde seja possível sentar ( por ex: cancha).

Formação: os jogadores divididos em dois times, com o mesmo número de integrantes, sentados no chão, a uma distância de dois metros uns dos outros.

Desenvolvimento: marcar um retângulo no chão, indicando os limites da "cancha". A bola será colocada no centro e poderá ser impulsionada com qualquer parte do corpo, exceto mãos e braços. Ninguém poderá levantar-se. As mãos (ou pelo menos uma delas) devem estar sempre apoiadas no piso. Quando a bola transpor a linha de fundo do campo de jogo, é marcado um gol. No futebol sentado não existe goleiro. A superfície do retângulo será variada, de acordo com a quantidade de jogadores e tendo em conta que estes se coloquem a uma distância tal que não se toquem entre si.

Finalização: ganha o time que fizer mais gols.

Disponível em: http://www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar/jogos/futebol.html (acessado em 05/09/2010). 

Atividade 3 - "Futsal com Garrafas"

Material: garrafas, bolas.

Desenvolvimento:

1- Os alunos serão dispostos em dois times de jogadores, com número igual de participantes, que serão colocados em colunas, um atrás do outro, fazendo frente a uma linha de marcação.

2- O professor coloca umas oito a dez garrafas em pé espalhadas e cruzadas a distância de uns sete metros, em frente de cada coluna de jogadores.

3- A um sinal dado, o primeiro jogador de cada coluna leva a bola com os pés (parte interna, externa, dorso) entre as garrafas sem derrubá-las; se por acaso derrubar alguma garrafa, deverá recolocá-la de pé e continuar com a bola até atravessar todas as garrafas.

4- Quem atravessar volta com a bola na mão até o jogador seguinte, a quem deverá continuar o jogo;

5- Ganha o time que completar primeiro o jogo.

Disponível em: http://www.cdof.com.br/aulas21.htm#7 (acessado em 05/09/2010). 

Após realizar as vivencias na quadra ou pátio, sentar com os alunos e socializar as experiências de "jogar" futsal sem as regras oficiais, momento importante também para discutir a relação de ganhar e perder, pois ambos os jogos propostos são competitivos.

Aula 3

Atividade 4

Para conhecer, vivenciar e valorizar os fundamentos do Futsal, utilizar o simulador "Futsal RIVED".

Futsal RIVED 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25190 (acessado em 05/09/2010).  

Descrição: esse Objeto de Aprendizagem possui uma tela de abertura, onde estão contidas as instruções iniciais. Após tomar conhecimento das instruções, o usuário poderá selecionar duas modalidades de jogo: treino ou carreira. Cada opção levará a um caminho diferente, porém com algumas semelhanças. No treino, o usuário poderá realizar qualquer fundamento do futsal, quantas vezes desejar. Já na carreira, os fundamentos podem ser executados de acordo com a escolha do nível: iniciante, intermediário e profissional. Feita a opção da modalidade (treino ou carreira), o usuário poderá escolher um dos 5 personagens, bem como o nome e o número deste. A opção carreira permite selecionar os níveis iniciante, intermediário e profissional. Ao escolher um dos fundamentos do futsal, o usuário visualizará um vídeo descrevendo o fundamento, em seguida poderá realizar a atividade. Ao terminar a atividade, um “Quiz” surgirá na tela questionando-o sobre algum assunto referente ao futsal. Ao término de cada fundamento da modalidade carreira surge um ícone em cima do fundamento informando se aquela atividade foi realizada de maneira correta ou não.

Atividade 5

Para essa atividade usaremos o Recurso da WebQuest “Futsal”.

Essa WebQuest irá possibilitar uma pesquisa orientada utilizando, preferencialmente, recursos da internet, pois os alunos deverão responder as tarefas solicitadas nela.

- Solicitar aos alunos acessem a WebQuest “Futsal” e respondam suas tarefas.  

Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=6841&id_pagina=1(acessado em 05/09/2010).  

Definição de WebQuest:

A Webquest é um recurso tecnológico digital e uma metodologia que pode ser utilizada pelo educador para o ensino de qualquer conteúdo curricular.

Disponibilizada na internet e construída tal qual páginas da web, possibilitando pesquisa orientada utilizando, preferencialmente, recursos da internet.

É importante salientar, que a metodologia WebQuest é uma estratégia que necessita da presença do educador como orientador da atividade. Este acompanhamento pode ocorrer a distância ou presencialmente.

A estrutura da metodologia WebQuest é composta pelos campos: introdução, tarefa, processo, avaliação e conclusões.

Bancos de WebQuestsPHPWEBQUEST, ferramenta desenvolvida em software livre, concebida por Antonio Temprano, utilizada e traduzida para o português pela comunidade EscolaBR.

Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/

QuestGarden, é uma ferramenta de autoria online de WebQUests, em inglês, desenvolvida pela equipe de Bernie Dodge pode ser utilizada gratuitamente até trinta dias, com a disponibilização de WebQuests e rubricas para avaliação.

Disponível em: http://questgarden.com/ 

zWebquest, em inglês, é ferramenta online e gratuita para a criação, disponibilização e pesquisa de WebQuests de seu próprio acervo.

Disponível em: http://www.zunal.com/ 

Portal EDUTEKA, da Colômbia, que por meio do link projetos de classe possibilita a busca de WebQuests por disciplina e faixa etária, possibilita a criação e disponibilização online de WebQuests.

Disponível em: http://www.eduteka.org/ProyectosWebquest.php?catx=7&tipox=1 

Edutic WQ, é um site desenvolvido e disponibilizado pela Universidad de Alicante, desde 2003, apresenta ferramenta que permite publicar, disponibilizar e pesquisar WebQuests.

Disponível em: http://www.edutic.ua.es/visualiza_wq/index.asp 

Professor, no final da WebQuest acima, é solicitado uma avaliação (um jogo de futsal utilizando as regras oficiais).

Mas para dar mais subsídios aos alunos, seria interessante assistir o vídeo "Lições de Futsal by Falcão", onde o jogador de futsal Falcão, ensina seus dribles e apresenta alguns fundamentos desse esporte.

Vídeo: Lições de Futsal by Falcão

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WA2hlBJVVlE&p=F915EFD5E382B59F&playnext=1&index=1 (acessado em 05/09/2010). 

Aula 4

Atividade 5 

Após a atividade WebQuest “Futsal”, do simulador "Futsal RIVED" e de assistir o vídeo "Lições de Futsal by Falcão", aproveitar o momento para realizar um debate sobre se qual o conhecimento que os alunos tinham ou não sobre o mesmo.

Realizada essa socialização, propor a prática da atividade final da WebQuest: jogo de futsal utilizando as regras oficiais. Realizar na quadra ou no pátio a atividade, mas não como forma de avaliar, e sim como uma forma de vivenciar o Futsal.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Futsal RIVED Animação/simulação
Recursos Complementares

Sites para pesquisa:

História do Futsal: http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/origem.php (acessado em 05/09/2010).  

Regras do Futsal: http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/regras.php (acessado em 05/09/2010).  

Fundamentos Futsal: http://www.futsalbrasil.com.br/artigos/artigo.php?cd_artigo=158 (acessado em 05/09/2010).  

História do Futsal no Brasil: http://www.futsalbrasil.com.br/historia.php (acessado em 05/09/2010). 

 

Avaliação

Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo.

Discutiu de forma crítica e profunda com os colegas sobre os temas propostos.

Trouxe informações importantes para a discussão.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.