26/11/2010
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Para o bom andamentos desta aula seria interessante que os alunos conhecessem os sistemas de defesa por zona.
Atividade 1
Identificar quando uma defesa esta usando a marcação por zona ou individual.
Dinâmica, primeira parte: para a prática da dinâmica será preciso da quadra de vôlei (um retângulo de 9x18 metros); o professor deve pedir que todos os alunos entrem na quadra; ao sinal do professor todos devem andar sem ultrapassar os limites da quadra; o professor deve orientar a turmas que andem pela quadra tentando ocupar todos os espaços vazios (não será possível corre ainda). A idéia é manter os alunos em movimentos mas espalhados de forma homogenia pela quadra de vôlei.
Questão: reunir a turma e perguntar se a tarefa foi fácil. A tarefa não é difícil, o que complicar a atividade é o fato de poderem somente andar, a falta de sincronismo entre os alunos fica mais evidente.
Dinâmica, segunda parte: iniciar novamente a dinâmica; o professor deve pedir aos alunos que aumentem a velocidade de deslocamento gradativamente (a cada instante o professor sinaliza para que os alunos aumentem um pouco a sua velocidade de deslocamento até que comecem a correr).
Questão: deixar que eles corram um pouco, parar a atividade de reunir a turma. Questionar os alunos se dessa vez ficou mais fácil cumprir com os objetivos da atividade. Com o aumento da velocidade fica mais fácil ocupar a quadra de vôlei homogeneamente e a falta de sincronismo entre os colegas fica disfarçada.
Com a turma ainda reunida destacar algumas características que estavam presentes na dinâmica e também fazem parte da marcação por zona no handebol, como:
Dinâmica, terceira parte: dividir a turma em dois grupos; um grupo ficará com a responsabilidade de ocupar a quadra de vôlei como vem sendo feito; o outro grupo ficará responsável em seguir um colega do grupo oposto (cada aluno deve escolher um membro do outro grupo e se comportar como se fosse sua sombra ou imagem refletida do espelho); o professor deve dar o sinal para que a atividade inicie. Neste momento não se deve focar a velocidade de deslocamento, o professor deve pedir aos alunos que iniciem a atividade correndo o máximo que puder (lembrar ao grupo que esta seguindo o colega para não desconcentrar e perde-lo de vista). Após ter passado um tempo o professor deve trocar os grupos de função para que todos os alunos percebam a dinâmica dessa nova movimentação.
Questão: terminada a atividade o professor deve reunir toda a turma e perguntá-los se dessa vez ficou fácil ocupar toda a quadra e se foi possível acompanhar o colega mesmo este correndo o máximo que pode. O professor deve identificar algumas características presente na atividade e que também estão presentes na marcação individual no handebol:
Atividade 2
Dividir a turma em equipes de sete alunos (um goleiro e seis jogadores de linha) e propor que joguem o handebol. O professor deve orientar o ritmo de jogo pedindo que as equipes utilizem a marcação por zona e ao seu sinal individual.
Atividade 3
Marcação combinada: devido às vantagens e desvantagens dos dois tipos de marcações foi desenvolvida a marcação combinada. Dividir a turma em grupos de seis alunos; escolher alguns alunos que queiram se goleiros (se possível quatro alunos que possam revezar nos gols); revezar as equipes durante a prática da atividade; vivenciar a marcação combinada utilizando os sistemas de defesa 6:0, 5:1, 4:2 e 3:3.
Sistema defensivo 6:0: colocar uma equipe pareada próxima a linha central e outra alinhada à linha de seis metros; o professor deve pedir que a primeira equipe ataque e a segunda permaneça em sua posição na linha de seis metros; ao sinal do professor a equipe que defende deve modificar sua marcação para a individual; caso a equipe que esteja atacando converta o gol a atividade se reinicia invertendo os papeis das equipes; caso a equipe defensora tome a bola imediatamente as funções devem ser trocadas, mas utilizando a marcação individual primeiro e ao sinal do professor a equipe defensora recue para linha de seis metros caracterizando a marcação por zona.
Sistema defensivo 5:1: iniciar a atividade anterior modificando a posição inicial da equipe defensora, cinco alunos alinhados a linha de seis metros e um colega flutuando a frente da barreira; o aluno que fica em situação de flutuação escolherá um colega do time adversário evitando que ele jogue normalmente e sempre que puder interceptar o seu passe; o professor deve variar o aluno marcado e o marcador para que toda a turma experimente a atividade.
Sistema defensivo 4:2: dar continuidade a atividade com o mesmo raciocínio anterior; a equipe defensiva agora será organizada com quatro alunos alinhados a linha de seis metros e dois colegas flutuando a frente da barreira; os alunos que estão em flutuação escolherão colegas da equipe adversária e utilizar a marcação individual; o professor deve seguir com o mesmo rodízio realizado anteriormente.
Sistema defensivo 3:3: realizar a mesma atividade com a defesa alinha a linha de seis metros utilizando três alunos e outros três flutuando e utilizando a marcação individual.
Atividade 4
Pedir que os alunos se dividam em grupos de sete e propor que eles organizem seus times escolhendo o sistema de defesa e o tipo de marcação. Oportunizar que as equipes, durante os jogos, modifiquem suas defesas devido a realidade prática do jogo, através de tempos (tempos de 40 segundos a 1 minuto), paralisando a atividade, promovendo o dialogo entre os alunos e retomando a prática com a nova estrutura de defesa.
Links qur podem orientar o professor nesta aula:
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11/11/2012
Três estrelaseu achei bom por que me ajudou.