Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As marcações de defesa por zona e individual no handebol.

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o que é uma marcação por zona e individual no handebol;
  • Vivenciar as formas de defesa individual e por zona utilizando pequenos jogos;
  • Identificar como e quando utilizar as marcações por zona ou individual no handebol;
  • Identificar a defesa quando utiliza marcação por zona, considerando, também, as características de ataque do time adversário;
  • Identificar a defesa quando utiliza a marcação individual.
Duração das atividades
50 minutos ou uma aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom andamentos desta aula seria interessante que os alunos conhecessem os sistemas de defesa por zona.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Identificar quando uma defesa esta usando a marcação por zona ou individual.

Dinâmica, primeira parte: para a prática da dinâmica será preciso da quadra de vôlei (um retângulo de 9x18 metros); o professor deve pedir que todos os alunos entrem na quadra; ao sinal do professor todos devem andar sem ultrapassar os limites da quadra; o professor deve orientar a turmas que andem pela quadra tentando ocupar todos os espaços vazios (não será possível corre ainda). A idéia é manter os alunos em movimentos mas espalhados de forma homogenia pela quadra de vôlei.

Questão: reunir a turma e perguntar se a tarefa foi fácil. A tarefa não é difícil, o que complicar a atividade é o fato de poderem somente andar, a falta de sincronismo entre os alunos fica mais evidente.

Dinâmica, segunda parte: iniciar novamente a dinâmica; o professor deve pedir aos alunos que aumentem a velocidade de deslocamento gradativamente (a cada instante o professor sinaliza para que os alunos aumentem um pouco a sua velocidade de deslocamento até que comecem a correr).

Questão: deixar que eles corram um pouco, parar a atividade de reunir a turma. Questionar os alunos se dessa vez ficou mais fácil cumprir com os objetivos da atividade. Com o aumento da velocidade fica mais fácil ocupar a quadra de vôlei homogeneamente e a falta de sincronismo entre os colegas fica disfarçada.

Com a turma ainda reunida destacar algumas características que estavam presentes na dinâmica e também fazem parte da marcação por zona no handebol, como:

  • Espaços livres ou vazios: o adversário procura os espaços vazios ou livres para sua penetração na defesa adversária. A idéia da marcação por zona seria ocupar esses espaços evitando que o adversário ocupe primeiro;
  • Velocidade: para que uma marcação por zona seja bem sucedida não basta identificar os espaços vazios, é necessário ter agilidade, velocidade de deslocação, caso contrário a defesa não será bem sucedida.

Dinâmica, terceira parte: dividir a turma em dois grupos; um grupo ficará com a responsabilidade de ocupar a quadra de vôlei como vem sendo feito; o outro grupo ficará responsável em seguir um colega do grupo oposto (cada aluno deve escolher um membro do outro grupo e se comportar como se fosse sua sombra ou imagem refletida do espelho); o professor deve dar o sinal para que a atividade inicie. Neste momento não se deve focar a velocidade de deslocamento, o professor deve pedir aos alunos que iniciem a atividade correndo o máximo que puder (lembrar ao grupo que esta seguindo o colega para não desconcentrar e perde-lo de vista). Após ter passado um tempo o professor deve trocar os grupos de função para que todos os alunos percebam a dinâmica dessa nova movimentação.

Questão: terminada a atividade o professor deve reunir toda a turma e perguntá-los se dessa vez ficou fácil ocupar toda a quadra e se foi possível acompanhar o colega mesmo este correndo o máximo que pode. O professor deve identificar algumas características presente na atividade e que também estão presentes na marcação individual no handebol:

  • Atenção: no fato de defender utilizando a marcação individual o professor deve orientar os alunos a terem muita atenção no adversário para que ele não se afaste e possa ter liberdade para marca ponto;
  • Fadiga: o jogo de handebol é muito veloz somado a marcação individual o atleta entra em fadiga rapidamente. O professor deve orientar os alunos que a marcação individual não pode durar o jogo inteiro por uma questão fisiológica;
  • Tática: para suprir a fadigo o time podem assumir estratégias e trabalhar mesclando os dois tipos de marcação (destinando jogadores específicos a serem marcados e revezando os jogadores que irão marcá-los). Continuar essa discussão na próxima atividade.

Atividade 2

Dividir a turma em equipes de sete alunos (um goleiro e seis jogadores de linha) e propor que joguem o handebol. O professor deve orientar o ritmo de jogo pedindo que as equipes utilizem a marcação por zona e ao seu sinal individual.

Atividade 3

Marcação combinada: devido às vantagens e desvantagens dos dois tipos de marcações foi desenvolvida a marcação combinada. Dividir a turma em grupos de seis alunos; escolher alguns alunos que queiram se goleiros (se possível quatro alunos que possam revezar nos gols); revezar as equipes durante a prática da atividade; vivenciar a marcação combinada utilizando os sistemas de defesa 6:0, 5:1, 4:2 e 3:3.

Sistema defensivo 6:0: colocar uma equipe pareada próxima a linha central e outra alinhada à linha de seis metros; o professor deve pedir que a primeira equipe ataque e a segunda permaneça em sua posição na linha de seis metros; ao sinal do professor a equipe que defende deve modificar sua marcação para a individual; caso a equipe que esteja atacando converta o gol a atividade se reinicia invertendo os papeis das equipes; caso a equipe defensora tome a bola imediatamente as funções devem ser trocadas, mas utilizando a marcação individual primeiro e ao sinal do professor a equipe defensora recue para linha de seis metros caracterizando a marcação por zona.

Sistema defensivo 5:1: iniciar a atividade anterior modificando a posição inicial da equipe defensora, cinco alunos alinhados a linha de seis metros e um colega flutuando a frente da barreira; o aluno que fica em situação de flutuação escolherá um colega do time adversário evitando que ele jogue normalmente e sempre que puder interceptar o seu passe; o professor deve variar o aluno marcado e o marcador para que toda a turma experimente a atividade.

Sistema defensivo 4:2: dar continuidade a atividade com o mesmo raciocínio anterior; a equipe defensiva agora será organizada com quatro alunos alinhados a linha de seis metros e dois colegas flutuando a frente da barreira; os alunos que estão em flutuação escolherão colegas da equipe adversária e utilizar a marcação individual; o professor deve seguir com o mesmo rodízio realizado anteriormente.

Sistema defensivo 3:3: realizar a mesma atividade com a defesa alinha a linha de seis metros utilizando três alunos e outros três flutuando e utilizando a marcação individual.

Atividade 4

Pedir que os alunos se dividam em grupos de sete e propor que eles organizem seus times escolhendo o sistema de defesa e o tipo de marcação. Oportunizar que as equipes, durante os jogos, modifiquem suas defesas devido a realidade prática do jogo, através de tempos (tempos de 40 segundos a 1 minuto), paralisando a atividade, promovendo o dialogo entre os alunos e retomando a prática com a nova estrutura de defesa.

Recursos Complementares
Avaliação
  • Verificar se os alunos compreenderam o que vem a ser marcação por zona e individual no handebol;
  • Perceber se a vivência dos jogos propostas nesta aula foi eficaz na construção de conceitos práticos sobre a utilidade desmarcações por zona e individual;
  • Verificar se os alunos foram capazes de identificar como e quando utilizar as marcações por zona ou individual no handebol.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.