Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O goleiro no handebol: características e habilidades.

 

17/11/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender as características físicas do goleiro de handebol;
  • Identificar as principais movimentações do goleiro dentro e fora do gol;
  • Vivenciar atividades para o desenvolvimento das habilidades de defesa do goleiro no handebol;
  • Possibilitar que os alunos vivenciem a posição de goleiro dentro de uma partida de handebol.
Duração das atividades
50 minutos ou uma aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Identificar as caracterÍsticas físicas do goleiro de handebol a partir do vídeo "henning fritz-o melhor" http://www.youtube.com/watch?v=KFCTKKwx-AQ 09/09/2010.

O professor deverá exibir o vídeo que homenageia um goleiro alemão e ilustra muito bem como o corpo do goleiro no handebol se comporta. Durante a exibição o professor deve pedir que os alunos fiquem atentos aos movimentos executados pelo goleiro. Terminado o vídeo perguntar aos alunos se eles puderam identificar alguma caracterÍstica física desse atleta. O professor deve fechar a atividade identificando aspectos técnicos do goleiro de handebol, como:

  • Flexibilidade;
  • Estatura e envergadura;
  • Agilidade;
  • Força;
  • Resistência;
  • Concentração;
  • Coordenação
  • Coragem;
  • Calma.

Atividade2:

Trabalho de agilidade: colocar os alunos en dupla; o primeiro aluno da dupla deverá deitar no chão, de barriga para baixo, em cima da linha de fundo da quadra de handebol; o outro colega deverá sentar com as pernas cruzadas atrás do amigo deitado a uma distância de aproximadamente dois metros um do outro; ao sinal do professor os dois devem levantar e correr o mais rápido que puder. O aluno que estava deitado deve fugir do aluno que estava sentado ate que cheguem do outro lado da quadra (na outra linha de fundo da quadra de handebol).

Obs.: Trocar os alunos de posição ao termino da corrida. Realizar esse exercício algumas vezes - o professor deverá perceber o nível de motivação para que a atividade não torne se chata.

Atividade 3

Para trabalhar a concentração, a coragem, a coordenação e a calma propor a prática do jogo de queimada.

O jogo: dividir a turma em duas equipes; destinar um lado da quadra de vôlei para cada equipe; pedir que todos os alunos coloquem-se em cima da linha de fundo da quadra de vôlei; na linha central equilibrar oito bolas de vôlei de maneira uniforme; ao sinal do professor os alunos devem sair correndo, pegar uma bola e voltar à linha de fundo; ao segundo sinal do professor inicia-se a queimada. Regras do jogo: o aluno que for queimado sai do jogo temporariamente; os alunos podem defender-se agarrando a bola firme, desfiando da bole e usando a bola em suas mãos como escudo; o aluno que saiu do jogo retornará se um colega em quadra agarrar a bola firme sem desviar ou usar a bola como escudo. A ordem de retorno a quadra dos que saíram será a mesma de saída - quem saiu primeiro volta primeiro.

Atividade 4

Iniciar a atividade perguntando se eles lembram como o goleiro do vídeo da atividade 1 se movimentava. Primeiro o goleiro assumia posição de "X", ou seja, pernas e braços em oposição bem estendidos. Em segundo o goleiro realiza um vai e vem lateral, de uma trave a outra do gol, desenhando uma pequena semicircunferência no chão (o deslocar do goleiro segue a direção do ataque do time adversário).

Dividir a turma em dois grupos; um grupo auxilia o professor o outro executa a atividade; colocar os alunos em fila; entrar no um de cada vez; o professor arremessará a bola fazendo com que o aluno se movimente e assuma aposição de "X"; terminado o primeiro grupo o professor deverá inverter os grupos de função.

Atividade 5

Dividir a turma em dois grupos, que utilizarão os gols da quadra. Cada grupo deverá ter um goleiro e o restante formará uma fila na marca do tiro de sete metros. Num primeiro momento cada aluno fará arremessos baixos que deverão ser defendidos com os pés e num segundo momento, arremessos altos que deverão ser defendidos com as mãos. A cada rodada um novo aluno passará pelo gol. Ganha o aluno que defender mais bolas.

Atividade 6

Pedir à turma que se dividam em equipes de sete alunos (um goleiro e seis jogadores de linha); propor que joguem o handebol; ao sinal do professor o goleiro deve ir para linha e um colega o substituirá no gol. O professor deve agir dessa forma até que todos os jogadores passem pela função de goleiro.

Ao final da aula reunir a turma e questionar se ficou alguma dúvida ou se alguém tem curiosidades a dizer (como o que sentiu ou o que percebeu da aula).

Recursos Complementares
Avaliação
  • Verificar se os alunos compreenderam as características físicas do goleiro de handebol;
  • Perceber se os alunos são capazes de identificar as principais movimentações do goleiro dentro e fora do gol;
  • Verificar se as atividades propostas nesta aula foram eficazes para o desenvolvimento das habilidades de defesa do goleiro no handebol;
  • Verificar se a vivencias dos alunos na posição de goleiro dentro de uma partida de handebol foram satisfatórias.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.