17/11/2010
José Luiz Lacerda
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Nenhum.
Atividade 1
Identificar as caracterÍsticas físicas do goleiro de handebol a partir do vídeo "henning fritz-o melhor" http://www.youtube.com/watch?v=KFCTKKwx-AQ 09/09/2010.
O professor deverá exibir o vídeo que homenageia um goleiro alemão e ilustra muito bem como o corpo do goleiro no handebol se comporta. Durante a exibição o professor deve pedir que os alunos fiquem atentos aos movimentos executados pelo goleiro. Terminado o vídeo perguntar aos alunos se eles puderam identificar alguma caracterÍstica física desse atleta. O professor deve fechar a atividade identificando aspectos técnicos do goleiro de handebol, como:
Atividade2:
Trabalho de agilidade: colocar os alunos en dupla; o primeiro aluno da dupla deverá deitar no chão, de barriga para baixo, em cima da linha de fundo da quadra de handebol; o outro colega deverá sentar com as pernas cruzadas atrás do amigo deitado a uma distância de aproximadamente dois metros um do outro; ao sinal do professor os dois devem levantar e correr o mais rápido que puder. O aluno que estava deitado deve fugir do aluno que estava sentado ate que cheguem do outro lado da quadra (na outra linha de fundo da quadra de handebol).
Obs.: Trocar os alunos de posição ao termino da corrida. Realizar esse exercício algumas vezes - o professor deverá perceber o nível de motivação para que a atividade não torne se chata.
Atividade 3
Para trabalhar a concentração, a coragem, a coordenação e a calma propor a prática do jogo de queimada.
O jogo: dividir a turma em duas equipes; destinar um lado da quadra de vôlei para cada equipe; pedir que todos os alunos coloquem-se em cima da linha de fundo da quadra de vôlei; na linha central equilibrar oito bolas de vôlei de maneira uniforme; ao sinal do professor os alunos devem sair correndo, pegar uma bola e voltar à linha de fundo; ao segundo sinal do professor inicia-se a queimada. Regras do jogo: o aluno que for queimado sai do jogo temporariamente; os alunos podem defender-se agarrando a bola firme, desfiando da bole e usando a bola em suas mãos como escudo; o aluno que saiu do jogo retornará se um colega em quadra agarrar a bola firme sem desviar ou usar a bola como escudo. A ordem de retorno a quadra dos que saíram será a mesma de saída - quem saiu primeiro volta primeiro.
Atividade 4
Iniciar a atividade perguntando se eles lembram como o goleiro do vídeo da atividade 1 se movimentava. Primeiro o goleiro assumia posição de "X", ou seja, pernas e braços em oposição bem estendidos. Em segundo o goleiro realiza um vai e vem lateral, de uma trave a outra do gol, desenhando uma pequena semicircunferência no chão (o deslocar do goleiro segue a direção do ataque do time adversário).
Dividir a turma em dois grupos; um grupo auxilia o professor o outro executa a atividade; colocar os alunos em fila; entrar no um de cada vez; o professor arremessará a bola fazendo com que o aluno se movimente e assuma aposição de "X"; terminado o primeiro grupo o professor deverá inverter os grupos de função.
Atividade 5
Dividir a turma em dois grupos, que utilizarão os gols da quadra. Cada grupo deverá ter um goleiro e o restante formará uma fila na marca do tiro de sete metros. Num primeiro momento cada aluno fará arremessos baixos que deverão ser defendidos com os pés e num segundo momento, arremessos altos que deverão ser defendidos com as mãos. A cada rodada um novo aluno passará pelo gol. Ganha o aluno que defender mais bolas.
Atividade 6
Pedir à turma que se dividam em equipes de sete alunos (um goleiro e seis jogadores de linha); propor que joguem o handebol; ao sinal do professor o goleiro deve ir para linha e um colega o substituirá no gol. O professor deve agir dessa forma até que todos os jogadores passem pela função de goleiro.
Ao final da aula reunir a turma e questionar se ficou alguma dúvida ou se alguém tem curiosidades a dizer (como o que sentiu ou o que percebeu da aula).
Links que podem orientar os estudos do professor:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!