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Anorexia e Bulimia: conhecendo mais sobre "ANA" e "MIA"

 

06/10/2010

Autor y Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claúdia Regina M. G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Nutrição
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Saúde Construção da identidade e da auto-estima
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Dimensionar o problema dos transtornos alimentares na atualidade
  • Conhecer semelhanças e diferenças entre anorexia e bulimia
  • Discutir as possíveis conseqüências, em termos físicos e psicológicos, da anorexia e bulimia
Duração das atividades
02 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre transtornos alimentares.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos utilizados para essa aula são um DVD player e um televisor ou um computador e um projetor multimídia para a exibição do filme em questão.

1º momento: exibição do filme

O/a professor/a iniciará a aula com a exibição do filme “Maus Hábitos”.

Sinopse: 

Matilde (Ximena Ayala) é uma jovem freira que acredita piamente no poder da fé. Secretamente, ela inicia um jejum místico para impedir uma inundação que ela acredita estar por vir. Elena (Elena de Haro) é uma mulher linda e magra que tem vergonha do peso de sua filha, Linda (Elisa Vicedo), e pretende fazer de tudo para que ela esteja em forma no dia de sua Primeira Comunhão. A menina, por sua vez, está disposta a se defender até a morte para escapar do orgulho da mãe. Gustavo (Marco Antonio Treviño), o pai de Linda, redescobre o amor nos braços de uma estudante (Milagros Vidal) cujo apelido é Gordinha. Os personagens do filme têm suas vidas unidas não somente pelos laços familiares, mas, principalmente, pelos transtornos alimentares.

Informações Técnicas:

Título no Brasil:  Maus Hábitos
Título Original:  Malos hábitos
País de Origem:  México
Gênero:  Drama
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 103 minutos
Ano de Lançamento:  2007
Estúdio/Distrib.:  Paris Filmes
Direção:  Simón Bross  

Observação: Fica a critério do/a professor/a a interrupção parcial do filme para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do filme seguida da discussão.

2º momento: conhecendo um pouco mais

Distúrbios alimentares

Os distúrbios alimentares são responsáveis pelos maiores índices de mortalidade entre todos os tipos de transtornos mentais, ocasionando a morte em mais de 10% dos pacientes.A grande maioria - mais de 90% - daqueles que sofrem de transtornos alimentares são mulheres adolescentes e jovens. Uma das razões pelas quais mulheres dessa faixa etária são mais vulneráveis a esses transtornos é a tendência de fazerem regimes rigorosos para obterem a silhueta "ideal". Falaremos de cada um deles agora. Leia com atenção e, ao se identificar com algum deles, procure um especialista.

Anorexia nervosa

É muito bom redescobrir as formas do corpo à medida que o ponteiro da balança começa a descer, mas tem gente que, mesmo sem nunca ter sido gorda, alimenta um desejo obsessivo de ficar magérrima!  O problema é que essas pessoas não ficam só na vontade de emagrecer. Elas desenvolvem um tipo de rejeição à comida que as faz perder o controle. Isso é a anorexia nervosa, uma disfunção que pode aparecer sozinha ou em parceria com a bulimia (compulsão pela comida, seguida de culpa que faz a pessoa utilizar métodos de expulsão do que comeu, de seu corpo). 

A rejeição à comida (anorexia, com incidência de 1%) é classificada como um transtorno alimentar e suas vítimas são quase sempre (95% dos casos) mulheres jovens, de 15 a 20 anos, excessivamente preocupadas com a aparência e mais sensíveis às influências dos padrões de beleza em vigor para firmar sua personalidade. A doença também ataca mulheres na faixa dos 30 e raramente as acima dos 40. Porém não quer dizer que a adolescente que adora estar na moda esteja sujeita a manifestar o problema. Um dos primeiros sintomas é a perda da noção que a pessoa tem da sua imagem corporal, mesmo magra ela se vê gorda, acredita que precisa emagrecer ainda mais, e que o melhor jeito é parar de comer. Normalmente essas mulheres não acreditam que este medo de engordar possa ser sinal de alguma disfunção. A prática mostra que uma das partes mais difíceis do atendimento para tratar a anorexia nervosa é convencer a pessoa de que ela está doente.

Normalmente, essas pessoas só são levadas à tratamento quando a anorexia já está em nível elevado, ou seja, quando os sinais já são perceptíveis, quando o emagrecimento já é exagerado, aí é que os parentes (pois a pessoa não se vê tão magra) ou amigos próximos percebem que já ultrapassou o limite do normal. A família sempre deve insistir no tratamento mesmo que a doente queira parar. O atendimento especializado é a única saída para controlar o problema antes que o corpo exija atendimento médico por causa de uma emergência.

Sem tratamentos, a anorexia nervosa:

  • Desgasta emocionalmente.
  • Debilita os órgãos.
  • Provoca distúrbios associados à desnutrição.
  • Lesa o aparelho digestivo quando há vômitos constantes.
  • Provoca arritmias cardíacas.

Nas adolescentes, os principais sinais da anorexia são o enfraquecimento, a perda de peso visível e a ausência de menstruação.

Tratamento: 

  • Reidratar o organismo, recomeçando a alimentação à base de soros e líquidos (o estômago reduzido por não comer a tempos não suporta alimentos sólidos).
  • Introduzir gradualmente alimentos pastosos até chegar aos sólidos.
  • A pessoa também vai precisar reaprender a conviver com os outros durante as refeições, entrar em supermercados, fazer compras, ir a festas, participar dos almoços com a família, enfim, voltar a lidar com o lado social da comida.

Quanto à imposição, ela só é feita em casos que já estão muito graves, com perigo de morte (arritmia cardíaca, vômitos espontâneos). Para os demais casos ela deixou de ser recomendada porque tira o paciente da vida social, o que dificulta ainda mais a sua readaptação. A psicoterapia é muito importante para a eficácia do tratamento. Através dela a pessoa vai alterar os hábitos adquiridos e voltou a comer. É recomendado também que a família do paciente participe de sessões de terapia familiar em grupo para auxiliar a paciente em seu ambiente.

Sintomas:

  • Preocupação excessiva com a alimentação. A pessoa passa a maior parte do tempo pensando no medo de engordar.
  • Sensação intensa de culpa e uma ansiedade desproporcional por eventualmente ter saído um pouco da dieta.
  • As pessoas dizem que você está muito magra, suas roupas estão cada vez mais largas, mas você não se acha magra e ainda quer perder peso.
  • Menstruação irregular, ou não existente.

Obs: se você se identificou com um desses tipos, consulte um médico psiquiatra ou endocrinologista.

As estatísticas revelam que 90% dos pré-adolescentes com problemas de bulimia e anorexia são filhos de pais obesos ou excessivamente preocupados em emagrecer.

Bulimia nervosa

Pessoas com bulimia nervosa ingerem grandes quantidades de alimentos e depois eliminam o excesso de calorias através de jejuns prolongados, vômitos auto-induzidos, laxantes, diuréticos ou na prática exagerada e obsessiva de exercícios físicos. Devido ao "comer compulsivo seguido de eliminação" em segredo, e ao fato de manterem seu peso normal ou com pouca variação deste, essas pessoas conseguem muitas vezes esconder seu problema das outras pessoas por anos.   Assim como a anorexia, a bulimia caracteristicamente se inicia na adolescência. A doença ocorre mais freqüentemente em mulheres, mas também atinge os homens.   Indivíduos com bulimia nervosa, mesmo aqueles com peso normal, podem prejudicar gravemente seu organismo com o hábito freqüente de comerem compulsivamente e se "desintoxicarem" em seguida.

Sintomas comuns da bulimia: 

  • Interrupção da menstruação.
  • Interesse exagerado por alimentos e desenvolvimento de estranhos rituais alimentares.  
  • Comer em segredo.  
  • Obsessão por exercício físico. 
  • Depressão.  Ingestão compulsiva e exagerada de alimentos. 
  • Vômitos ou uso de drogas para indução de vômito, evacuação ou diurese.  
  • Alimentação excessiva sem nítido ganho de peso. 
  •  Longos períodos de tempo no banheiro para induzir o vômito.  
  • Abuso de drogas e álcool.

Personalidade: pessoas que desenvolvem bulimia quase sempre consomem enormes quantidades de alimentos, geralmente sem valor nutritivo, para diminuir o estresse e aliviar a ansiedade. Entretanto, com a extravagância alimentar, surgem a culpa e depressão. Pessoas com profissões ou atividades que valorizam a magreza, como modelos, bailarinos e atletas, são mais suscetíveis ao problema.

Tratamento:

Quanto mais cedo for diagnosticado o problema, melhor. Quanto mais tempo persistir o comportamento alimentar anormal, mais difícil será superar o distúrbio e seus efeitos no organismo. O apoio e incentivo da família e dos amigos podem desempenhar importante papel no êxito do tratamento. O ideal de tratamento é que a equipe envolva uma variedade de especialistas: um clínico, um nutricionista, um psiquiatra e um terapeuta individual, de grupo ou familiar.

Comer – compulsivo

É um dos transtornos alimentares que se assemelha à bulimia, pois caracteriza-se por episódios de ingestão exagerada e compulsiva de alimentos e, no entanto, difere da bulimia, pois as pessoas afetadas não produzem a eliminação forçada dos alimentos ingeridos (tomar laxantes e/ou provocar vômitos). Pessoas com esse transtorno sentem que perdem o controle quando comem. Ingerem grandes quantidades de alimentos e não param enquanto não se sentem "empanturradas". Geralmente apresentam dificuldades em emagrecer ou manter o peso. Quase todas as pessoas com esse transtorno são obesas e apresentam história de variação de peso. São propensas a vários problemas médicos graves associados à obesidade, como o aumento do colesterol, hipertensão arterial e diabetes.    É um transtorno mais freqüente em mulheres. 

 Sintomas:

  • Comer em segredo.
  • Depressão.  
  • Ingestão compulsiva e exagerada de alimentos.  
  • Abuso de drogas e álcool.

Tratamento:

O êxito é maior quando diagnosticados precocemente. Precisa de um plano de tratamento abrangente, em geral, um clínico, nutricionista ou um terapeuta, para lhe dar apoio emocional constante, enquanto o paciente começa a entender a doença de uma forma de terapia que ensine os pacientes a modificar pensamentos e comportamentos anormais, que em geral, são mais produtivas.   

Fonte: http://www.afh.bio.br/digest/digest5.asp acesso feito 13/09/2010 

3º momento:  reflexão sobre o filme

Nesse terceiro momento da aula o/a professor/a poderá ser o mediador de uma discussão em sala de aula a respeito das seguintes questões:    

  1. O que mais chamou a sua atenção no filme?
  2. Na sua opinião, qual personagem teve uma atitude mais severa a respeito dos distúrbios alimentares?
  3.  Você conhece alguém que sofre de algum distúrbio alimentar?

Nesse momento, deve-se observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um/a expõe suas idéias, defende os seus argumentos e discute com os/as colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo ao/a professor/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.

4º momento:  calculando a curiosidade na interdisciplinaridade

Cabe ao/a professor/a de Ciências entrar em contato com o/a professor/a de Matemática e pedir sua contribuição para que, durante sua aula, seja feito com os/as alunos/as o cálculo do IMC de cada um/a e a interpretação da tabela de classificação, trabalhando, assim, as noções de peso e altura a partir da utilização do conteúdo apresentado abaixo.Os dados obtidos pode ser organizados em gráficos ou tabelas. Havendo interesse, o cálculo do IMC pode ser estendido a toda a comunidade escolar.  O/a professor/a de Matemática pode também solicitar que os/as alunos/as façam uma atividade de pesquisa em casa, por meio da qual os/as mesmos/as calcularão o IMC de seus familiares.

Desse modo, os/as alunos/as podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como podem apresentar um bom engajamento e maior interesse durante as aulas de Matemática.

O que é o IMC (ÍNDICE DE MASSA CORPORAL)?

O IMC (ÍNDICE DE MASSA CORPORAL) é uma medida do grau de obesidade de uma pessoa. Através do cálculo de IMC é possível saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura. O/a professor/a nesse momento pode pedir para que os/as alunos/as façam o registro individual no caderno de Ciências calculando o IMC de cada um para saber qual o nível que cada aluno/a se encontra.

Calculando o IMC

O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, onde a massa está em quilogramas e a altura está em metros.

Exemplo: Para uma pessoa com 70 quilogramas de massa, e 1,75 metros de altura, teremos:

Classificação: O resultado é comparado com uma tabela que indica o grau de obesidade do indivíduo.

IMC

Classificação

< 18,5

Magreza   

18,5 – 24,9

Saudável

25,0 – 29,9

Sobrepeso

30,0 – 34,9

Obesidade Grau I

35,0 – 39,9

Obesidade Grau II (severa)

≥ 40,0

Obesidade Grau III (mórbida)

IMC em Crianças e Adolescentes

As crianças naturalmente começam a vida com um alto índice de gordura corpórea, mas vão ficando mais magras conforme envelhecem. Além disso, também há diferenças entre a composição corporal de meninos e meninas. E foi para poder levar todas essas diferenças em consideração que os cientistas criaram um IMC especialmente para as crianças, chamado de IMC por idade. Os médicos usam um conjunto de gráficos de crescimento para seguir o desenvolvimento de crianças e jovens adultos dos dois aos 20 anos de idade. O IMC por idade utiliza a altura, peso e idade de uma criança para determinar quanta gordura corporal ele ou ela tem e compara os resultados com os de outras crianças da mesma idade e gênero. Ele pode ajudar a prever se as crianças terão risco de ficar acima do peso quando estiverem mais velhas. Cada gráfico contém um conjunto de curvas que indica o percentil da criança. Por exemplo, se um garoto de 15 anos de idade está no percentil 75, isso significa que 75% dos garotos da mesma idade têm um IMC mais baixo. Ele tem o peso normal e, embora seu IMC mude durante seu crescimento, ele pode se manter nas proximidades do mesmo percentil e permanecer com um peso normal. A faixa de IMC normal pode ficar mais alta para as meninas conforme elas vão amadurecendo, já que as adolescentes normalmente têm mais gordura corporal do que os adolescentes. Um garoto e uma garota da mesma idade podem ter o mesmo IMC, mas a garota pode estar no peso normal enquanto o garoto pode estar correndo risco de ficar acima do peso. Os médicos dizem ser mais importante acompanhar o IMC das crianças ao longo do tempo do que olhar um número individual, pois elas podem passar por estirões de crescimento.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_massa_corporal   acesso feito dia 16/09/2010 

5º momento:  trabalhando a interdisciplinaridade

Cabe ao/a professor/a de Ciências entrar em contato com o/a professor/a de Língua Portuguesa e pedir sua contribuição para que, durante sua aula, seja feita com os/as alunos/as uma discussão interpretativa e reflexiva sobre o poema “Mulher ao Espelho”, de Cecília Meirelles, o qual ilustra a distorção da imagem corporal geralmente associada à anorexia. Com isso, os/as alunos/as poderão obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como poderão apresentar um bom engajamento na aula de Língua Portuguesa.      

Mulher ao espelho

Hoje que seja esta ou aquela,
pouco me importa.
Quero apenas parecer bela,
pois, seja qual for, estou morta.


Já fui loura, já fui morena,
 já fui Margarida e Beatriz.
Já fui Maria e Madalena.
Só não pude ser como quis.

Que mal faz, esta cor fingida
do meu cabelo, e do meu rosto,
se tudo é tinta: o mundo, a vida,
 o contentamento, o desgosto?

Por fora, serei como queira
a moda, que me vai matando.
Que me levem pele e caveira
ao nada, não me importa quando.


Mas quem viu, tão dilacerados,
olhos, braços e sonhos seus
e morreu pelos seus pecados,
falará com Deus.

Falará, coberta de luzes,
do alto penteado ao rubro artelho.
Porque uns expiram sobre cruzes,
outros, buscando-se no espelho.

Recursos Complementares

Dicas aos professores e orientadores

Sinais de alarme na escola

 

Sobre o aspecto físico:

  • Uso de roupas largas, roupas com mangas compridas e casacos independente do clima e/ou estação do ano. Evita roupas justas e curtas mesmo durante aulas de educação física e/ou durante dias de calor.
  • Preocupação exacerbada por seu aspecto físico além de comentários de desprezo e repulsa em relação ao seu próprio corpo e aparência.
  • Baixa tolerância a pessoas obesas ou com sobrepeso.
  • Apresenta desculpas para pular refeições e apresenta rituais em seu processo de comer, por exemplo, cortar comida em pedacinhos muito pequenos, organizar excessivamente a comida no prato e contar mastigadas.
  • Extrema sensibilidade a críticas além de uma nível alto de exigência pessoal no que diz respeito ao seu desempenho escolar e perfeccionismo.
  • Demonstra oscilações de humor freqüentes.
  • No caso de jovens que sofrem com anorexia observa-se uma redução significativa e abrupta de peso durante um período curto. Em alguns casos acontece uma desaceleração do crescimento.
  • No caso de jovens que sofrem com bulimia, pode não observar-se uma grande variação no peso dos mesmos. O peso do jovem que sofre com bulimia pode estar dentro na normalidade, acima ou abaixo da norma. Alguns jovens possuem Síndrome de Russell (feridas ou calosidades nas mãos produzidas pela indução do vomito).

Sobre o rendimento escolar:

  •  Um aluno(a) que sofre com um transtorno alimentar pode aparentar ser um aluno(a) ideal, demonstrando um forte investimento em seu desempenho acadêmico e mantendo um nível profundo envolvimento em atividades extra-curriculares e/ou esportes.
  • Jovem pode aparentar deprimido, cansado, distraído, desmotivado e/ou inquieto.
  • Jovem demonstra dificuldade em lidar com situações de estresse.
  • Aluno(a) apresenta um estilo de raciocínio de “tudo-ou-nada”, ou seja, um pensamento inflexível com a restrição da expressão emocional.
  • Jovem pode demonstrar uma redução relacionada à sua atenção, concentração e participação na sala de aula e parecer excessivamente introspectivo.
  • Jovem pode apresentar-se progressivamente mais cansado que de costume, apresentando frequentemente tonturas e em algumas ocasiões até desmaios.
  • No caso de anorexia: Preocupação excessiva relacionada aos estudos, independente dos resultados obtidos. Seu nível de auto-exigência não permite ao jovem curtir os bons resultados obtidos nos estudos. Pode observar-se a principio uma melhora nas notas em todas matérias, contudo, conforme a doença avança o jovem apresenta dificuldades de concentração e aprendizagem, o que o impede de acompanhar as aulas adequadamente. Jovem se engaja de maneira exagerada a exercícios físicos rigorosos e ou excessivos.
  • No caso de bulimia: Jovens muitas vezes apresentam notas baixas o que se acentua conforme a doença se alastra. Contudo, existem casos onde a bulimia leve à anorexia e vice versa. Jovens que sofrem com bulimia demonstram um comportamento desorganizado e compulsivo.

Sobre o comportamento durante o recreio e/ou atividades em grupo:

  • São comuns conversas sobre o aspecto físico ou peso, ou seja, quem é a mais magra da turma, quem está fazendo qual dieta e como ou as formas do corpo perfeito.
  • Jovem pode isolar-se socialmente. Pode acontecer o abandono dos amigos e atividades que lhe causavam prazer no passado.
  • Busca certas atividades em demasia ou repetitivamente, principalmente aquelas relacionadas à eliminação de calorias, como por exemplo, subir e baixar escadas do colégio e/ou evitar ficar sentada ou parada.
  • No caso da anorexia: Caso seja purgativa, o jovem buscará o banheiro depois de comer para tentar eliminar a comida através do vômito. Devido a suas rotinas e hábitos rigorosos e inflexíveis, o jovem começa a isolar-se progressivamente do grupo e demonstra em algumas ocasiões traços de depressão.
  • No caso de bulimia: Jovens muitas vezes continuam comendo alimentos altamente calóricos como chocolates, biscoitos e frituras caso tenham a possibilidade de vomitar depois. Pode-se abusar do uso de cigarros ou outras drogas. Progressivamente acontece o isolamento social como no caso da anorexia, muitas vezes em função da rejeição de outros em virtude de seus comportamentos compulsivos.

 Fonte: http://www.alemdaimagem.com/br06a.php acesso feito dia 14/09/2010 

Dica para ler:

“Cabeça de Anoréxica” - matéria publicada na revista Gloss, nº 34, 30 de Julho de 2010, pág: 96 à 101

  • Pontos para o Gordo, de Alfredo Halpern, Ed. Record.
  • Obesidade Não Tem Cura, mas Tem Tratamento, de Adriano Segal, Ed. Lemos.
  • Sede de Plenitude, de Christina Grof, Ed. Rocco.
  • História da Alimentação, de Jean-Louis Flandrin e Massimo Montanari (organizadores), Ed. Estação Liberdade

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula: durante a exibição do filme, na apresentação de comentários e questionamentos ou a execução das atividades propostas. A avaliação pode ser feita a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.  

Opinión de quien visitó

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Opiniones

  • KELLY CHRYSTINE GUEDES LEVY, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA , Bahia - dijo:
    kellylevy@bol.com.br

    06/01/2011

    Cinco estrelas

    Tema de suma importancia para ser trabalhado com os educandos de Ensino Fundamental Séries Finais e Ensino Médio. O educador não´pode fugir de problemas da sociedade contemporânea


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