Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo o homem da pré-história

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Educação Escolar Indígena História Modos de viver
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Definir a época histórica denominada de pré-história;
  • Refletir sobre como era a vida do ser humano e também nos animais em tal época;
  • Conhecer quais instrumentos/objetos foram criados nessa época e que são até hoje utilizados, apesar de terem sido um pouco modificados.
  • Desenvolver leitura e interpretação de textos e imagens sobre a temática central da aula;
  • Produzir um mural comparativo sobre a pré-história e a atualidade para que os conhecimentos adquiridos sejam sistematizados.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa;

- Uso da Sala de Vídeo.       

Motivação   

Para dar início à aula, sugerimos que o professor mostre aos alunos as imagens (Figs. 1, 2, 3 e 4) postadas abaixo.

Figura 1 – Imagem de um chuveiro

Disponível em:  http://1.bp.blogspot.com/_7wEjdlI_FHU/SfYM7M18TqI/AAAAAAAAARI/cU86IkvHFsE/s320/chuveiro1.jpg  

Acesso em: 31. Ago.2010.

Figura 2 – Imagem de talheres

Disponível em: http://www.presenteparahomem.com.br/wp-content/uploads/2009/11/talheres-garfo-faca-colher-invencao.jpg  

Acesso em: 31. Ago.2010.  

Figura 3 – Imagem de vestimentas

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_9H0rKmjavZY/SEigrHm25zI/AAAAAAAAAIU/PSYTVNWvO9M/s400/roupas.jpg  

Acesso em: 08. Set.2010.  

Figura 4 – Imagem de um fogão

Disponível em: http://www.dicasecia.com/wp-content/fogao.JPG  

Acesso em: 31. Ago.2010.

Observação: O professor poderá apresentar essas imagens através de retroprojetor ou data show.     

Ao mostrar as imagens, o professor deverá fazer os seguintes questionamentos aos alunos:   

- Vocês já imaginaram como seria nosso dia-a-dia se não houvesse esses objetos e vestimentas?

- Há quanto tempo vocês acham que eles existem?

- Como será que foram inventadas?

- Houve um tempo em que eles não existiam.

- Como será que era a vida das pessoas quando não existiam?     

Hoje, aprenderemos como era a vida destas pessoas que viveram em uma época chamada pré-história!   

Feito isso, a próxima atividade poderá ser desenvolvida. Para tanto, os alunos deverão se dirigir à Sala de vídeo da escola.  

Atividade 1

Dando prosseguimento à aula, sugerimos que o professor apresente aos alunos o vídeo “Pré-história – Parte 1 Período Paleolítico" (Fig.5). O vídeo tem a duração de cinco minutos e meio, e aborda a temática da pré-história, explica o que foi tal época e como os seres humanos viviam.   

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=uot-NzGpFmI&feature=related 

Figura 5 – Imagem do vídeo “Pré-história”

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uot-NzGpFmI&feature=related  

Acesso em: 31. Ago.2010.

Após a transmissão do vídeo, sugerimos que o professor converse com os alunos sobre o conteúdo deste. Para isto, sugerimos algumas questões norteadoras:   

- Vocês entenderam como foi o período da pré-história?

- Quem poderia me falar o que entendeu desse período?

- Como os homens se alimentavam?

- Por que será que eles eram nômades (não fixavam moradia em um único lugar)?

- E os animais, será que também eram nômades?

- Podemos dizer que eles inventaram as vestimentas? Por quê?

- Alguém quer comentar algo sobre o vídeo, ou tem alguma dúvida?   

Por meio desses questionamentos, o professor poderá avaliar se os alunos entenderam o conceito de Pré-história, conforme abordado no vídeo, esclarecer dúvidas existentes e corrigir conceitos compreendidos erroneamente. Feito isso, a próxima atividade poderá ser iniciada.            

Atividade 2   

Nesse momento, o professor deverá entregar a cada aluno uma tira de papel (como uma dinâmica de amigo secreto) em que estarão frases que correspondem ao tema da aula – homem da pré-história.   

Tiras de papel que deverão ser entregues a cada aluno:     

Tira 1: As primeiras pessoas que habitaram à terra são chamadas de “homens pré-históricos”

Tira 2: Os dinossauros já haviam sido extintos quando esses homens habitaram a terra.

Tira 3: As casas ficavam em buracos nas pedras e montanhas e eram denominadas de cavernas.

Tira 4: O modo de vida desses homens eram muito diferentes dos que temos hoje.

Tira 5: Foram os homens pré-históricos que inventaram o fogo.

Tira 6: Os homens da pré-história se alimentavam de frutas, raízes e animais.

Tira 7: No início, os homens da pré-história não construíam casas e nem plantavam alimentos.

Tira 8: Eram nômades, viviam em um determinado lugar por um período e depois se mudavam em busca de mais alimentos.

Tira 9: Os homens da pré-história aprendeu a falar, desenhar, plantar e construir moradias.

Tira 10: De acordo com pesquisadores, o homem existe há cerca de 100 mil anos!

Tira 11: O início da escrita teve início com os desenhos dos homens da pré-história.

Tira 12: A vida dos homens da pré-história era muito diferentes da que temos hoje, mas as principais mudanças ocorreram com eles, os homens da pré-história!

Tira 13: A agricultura é criação do homem da pré-história

Tira 14: A caça e a pesca foram criadas pelo homem pré-histórico

Tira 15: O período da pré-história é compreendido entre os anos 12.000 a.C à 4000 a.C

Tira 16: O homem da pré-história aprendeu a polir a pedra, e a partir disso criou instrumentos de caça e pesca

Tira 17: Os primeiros grupos e aldeias foram criados perto de rios

Tira 18: Há dois períodos na época da pré-história denominados de: Neolítico e Paleolítico

Tira 19: Durante o período neolítico, os homens começaram a divisão de tarefas, tais como: as mulheres cuidavam das crianças e da agricultura, e os homens dedicavam-se á caça

Tira 20: A divisão do trabalho e a diferenciação social tiveram início nessa época

Tira 21: As trocas entre produtos tiveram início durante o período Neolítico

Tira 22: Não havia moeda

Tira 23: O homem da pré-história desenvolveu técnicas de tecelagem

Tira 24: As primeiras roupas foram criadas na pré-história para que o homem se protegesse do frio e de possíveis machucados

Tira 25: Roupas de lã negra e de pele de cabra foram inventadas pelo homem da pré-história

Tira 26: O homem do Paleolítico não acreditava em deuses, mas sim na força da natureza

Tira 27: No final do período Paleolítico o homem já morava em cavernas e caçava animais de grande porte como mamutes e renas

Tira 28: O Paleolítico compreende o período que vai desde á origem do homem até 10 à 12 mim a.C

Tira 29: O homem do Paleolítico usava sua razão, isto é, seu pensamento para manter sua sobrevivência

Tira 30: A roda foi desenvolvida pelo homem da pré-história   

Observamos ainda que, caso haja um número maior de alunos do que de frases, o professor poderá organizar os alunos em duplas e entregar uma frase por dupla.   

Depois que cada aluno (ou dupla) estiver com sua tira de papel nas mãos, cada um deverá ler o que está escrito nela, e depois que todos tiverem lido, que discutam as frases, por meio dos questionamentos como os que estão abaixo:

- Vocês perceberam que alguns objetos que usamos até os dias de hoje foram criados pelo homem da pré-história? Quais são esses objetos?

- As roupas, por exemplo, foram criadas por eles, mas houve mudanças na produção e no material das roupas? Quais?

- Vocês acham que as descobertas feitas no período da pré-história (fogo, roda, agricultura) foram importantes para o desenvolvimento da humanidade? Por quê?

- A roda, por exemplo, foi importante para a criação de quais outros “objetos” ou “instrumentos”?

- Será que o homem da pré-história cuidava da natureza, preservando-a?

- A evolução do homem e da maneira de se viver foram importantes? Por quê?

- Tivemos aspectos positivos e negativos com a evolução do homem, não é? Vamos pensar em alguns desses aspectos positivos e negativos? (O professor poderá falar sobre a evolução dos meios de transporte, da educação e da medicina como aspectos positivos, e poderá falar sobre os prejuízos da natureza como o desmatamento, por exemplo, para falar dos aspectos negativos).   

- Há algo que queiram compartilhar?

- Alguém tem alguma dúvida?     

Observação: As tiras de papel foram confeccionadas com base nas informações dos sites abaixo:  

http://cantinhodosaber.buscasulfluminense.com/wp-content/uploads/2009/10/alfabetizando.jpg    

http://www.canalkids.com.br/cultura/historia/geral/prehistoria.html    

http://www.historiadetudo.com/paleolitico.html   

Após a discussão os alunos poderão, em conjunto, organizar um texto com estas frases, como um quebra-cabeça.

Depois que o texto estiver pronto, com coesão e coerência, as tiras de papel poderão ser coladas em um papel metro, por exemplo. Salientamos que se for necessário, os alunos poderão inserir ou retirar algumas palavras para que o texto possa ficar coerente e coeso, conforme apontado acima.

Com o objetivo de finalizar as aulas, sugerimos que os alunos sejam divididos em duplas, para o desenvolvimento da próxima atividade.       

Atividade 3   

Com o objetivo de finalizar as aulas, sugerimos que o professor proponha aos alunos a confecção de histórias em quadrinho sobre a época da pré-história e a época atual. Metade das duplas poderá falar sobre como era a vida do homem da pré-história e a outra metade falar sobre a vida do homem atual (do século XXI), para que mais tarde um mural comparativo entre as duas épocas seja feito.     

Sugerimos que as histórias em quadrinho sejam confeccionadas por meio do software livre “HagáQuê” (Fig.6), disponível em: http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/ 

Figura 6- Imagem do software “HagáQuê”

Disponível em: http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/  

Acesso em: 08. Set.2010.   

Nas histórias em quadrinho poderá haver imagens dos dois períodos – pré-história e atualidade!

O mural com as histórias poderão ser fixados em um mural para que os demais alunos, professores e funcionários da escola possam apreciá-los.     

Sugestão de Atividade   

Os alunos poderão fazer leitura de três pequenos textos e, após isto discuti-los, retomando o aspecto das contribuições do homem pré-histórico para o desenvolvimento dos utensílios que temos nos dias atuais (conforme exibidos nas figuras 1, 2, 3 e 4).

Desta forma, segue abaixo os links dos textos sugeridos para a leitura e discussão dos alunos:     

- Texto “Pré-história”:   http://www.canalkids.com.br/cultura/historia/geral/prehistoria.html (Fig.7)    

- Texto “Neolítico”: http://www.historiadetudo.com/neolitico.html    

- Texto “Paleolítico”: http://www.historiadetudo.com/paleolitico.html  

Figura 7 – Imagem do texto ‘Pré-história”

Disponível em: http://www.canalkids.com.br/cultura/historia/geral/prehistoria.html  

Acesso em: 31. Ago.2010.     

Juntamente com a cópia do texto, o professor poderá entregar um roteiro de leitura, para subsidiar esse momento, como o do exemplo abaixo:

- Qual é o título do texto?

- Qual é o tema central apresentado no texto?

- Qual parte te chamou mais a atenção?  

Observação: Os alunos não precisam responder essas perguntas no caderno, elas foram preparadas para que eles não dispersem no momento da leitura dos textos!

Em seguida, o professor deverá pedir para que cada dupla exponha o que aprendeu sobre o texto lido - o que mais lhes chamou a atenção, entre outras coisas que queira compartilhar com os colegas.  

Algumas perguntas norteadoras estão elencadas abaixo, para que o professor inicie a discussão:

- Vocês se surpreenderam ao fazerem a leitura do texto?

- Quem pode falar algo sobre o período paleolítico?

- Quem pode falar algo sobre o período neolítico?

- Vocês perceberam que os períodos paleolítico e neolítico fazem parte da pré-história?

- Quais foram as contribuições que os homens da pré-história nos deixaram?

- Qual é a relação entre essas contribuições e as imagens apresentadas no início da aula (fogão, talheres, vestimentas e chuveiro)?

- Podemos dizer que essas contribuições foram importantes para o desenvolvimento do ser humano?

- E os animais, será que eles viviam como vivem atualmente? Por quê?

- Há algo que queiram compartilhar?   

- Alguém tem alguma dúvida?   

Observamos que este momento é importante por propiciar que os alunos compartilhem os textos que leram, bem como favorecer o desenvolvimento da oralidade.

Recursos Complementares

- Sugerimos que em outra oportunidade o professor mostre aos alunos uma apresentação em Power Point que aborda as fases da pré-história:   

Link da apresentação: http://www.authorstream.com/Presentation/oprofdehistoria-96116-PRE-HISTORIA-PR-HIST-RIAO-PALEOL-TICO-RIACi-ncia-que-estuda-os-acontecimientos-Education-ppt-powerpoint/     

- Sugerimos que em outra oportunidade o professor vá ao Laboratório de Informática da escola para mostrar aos alunos um jogo que aborda a temática do homem da pré-história. Com o jogo o professor estará trabalhando conceitos da escrita ortográfica, além dos conhecimentos sobre a pré-história.   

Link do jogo: http://www.edukbr.com.br/oficina/jogos/Pre_Historia/pre_historia.htm    

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos aprenderam a importância de ter conhecimentos acerca da pré-história.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

  • Definição da época histórica denominada de pré-história;
  • Reflexão sobre como era a vida do ser humano e também nos animais em tal época;
  • Conhecimentos sobre os instrumentos/objetos que foram criados nessa época e que são até hoje utilizados, apesar de terem sido um pouco modificados.
  • Desenvolvimento da leitura e interpretação de textos e imagens sobre a temática central da aula;
  • Produção um mural comparativo sobre a pré-história.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 2/7 - 28.57%
  • Quatro estrelas 5/7 - 71.43%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • lilian, Escola Estadual dr João Beraldo , Minas Gerais - disse:
    lilianhistoria@hotmail.com

    02/04/2013

    Quatro estrelas

    Aula completa,construtiva.de forma clara que permite um bom aprendizado e compreensão


  • Erika Lopes, Sistema de Ensino Rodrigues Brandão - SERB , Pará - disse:
    erikaorlopes@hotmail.com

    19/02/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns! Gostei muito desta dica, o legal e que se pode fazer uma interdisciplinaridade com este projeto pedagógcio, pois é muito mais que uma aula.


  • SUELI LOPES , Genios , São Paulo - disse:
    sula_llfm@hotmail.com

    15/04/2012

    Cinco estrelas

    excelente, me ajudou e muito seu plano de aula de historia sobre a pre história, vou fazer o meu baseado nele muito obrigada ,bjos


  • Luciana Halliday, Educandário Primavera , Rio de Janeiro - disse:
    luhalliday@hotmail.com

    27/02/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito, parabéns professora! É isso aí....


  • Maria Angélica Portocarrero Castex, Escola Municipal Manoel Madeiros Sobrinho , Rio de Janeiro - disse:
    mariaaportocarrero@yahoo.com.br

    15/02/2012

    Quatro estrelas

    Adorei.


  • Danielle Linhares Frieb, 0206018 ESCOLA MUNICIPAL LUIZ DELFINO , Rio de Janeiro - disse:
    dalinhares@yahoo.com.br

    22/10/2011

    Quatro estrelas

    Adorei!


  • janete, E.M Alzira Vargas , Rio de Janeiro - disse:
    jcrgs1@gmail.com

    22/03/2011

    Quatro estrelas

    Achei a elaboração da aula muito interessante, principlamente se a turma não for~grande. Valeu a dica!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.