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POSSE DA TERRA

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Listar as ações que indicam a divisão de terras no Brasil;
  • Avaliar a extensão de terras das capitanias hereditárias comparando aos Estados objeto de conhecimento dos alunos;
  •  Analisar os mapas da distribuição dos lotes e discutir as conseqüências desses atos para o desenvolvimento do Brasil.
Duração das atividades
4 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer a história da colonização do Brasil.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 –  Leitura, analise e argumentações.

  1º momento – Professor,  divida a turma em pequenos grupos e oriente a leitura do texto de Jussara de Barros, as Capitanias hereditárias, acessível em:  

http://www.escolakids.com/as-capitanias-hereditarias.htm ou pode utilizar textos do livro didático e localizar as capitanias do mapa abaixo. 

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_R8LkKSvcN4c/THp8a57Id4I/AAAAAAAAXSM/28b0GgEOX_I/s1600/1+a+adi+capitanias+hereditarias.jpg   

Para essa leitura os alunos desenvolvem as seguintes ações:

a) Analisar no mapa a divisão de terras do Brasil e verificar que cada capitania tem um donatário.

b) Explicar qual o motivo que levou D. João III, rei de Portugal dividir o Brasil em grandes faixas de terras.

c) Indicar  em um mapa do Brasil atual onde fica cada capitania de terra do período da colonização.

Fonte: http://www.purewater.com.br/media/Image/MapaBrasil.gif   

d) Listar as atribuições dos donatários na administração da terra brasileira.

e) Criar um argumento contra ou a favor da capitania hereditária ser transmitida de pai para filho.

f) Criar um argumento contra ou a favor as ações dos índios de lutar pelas terras brasileiras.

2º momento -  Professor,  em uma grande roda, possibilite que as crianças façam uma discussão sobre as questão organizadas a partir do texto da escola Kids de Jussara de Barros. Essa discussão é vinculada a tarefa realizada no 1º momento:   

  • para a letra “a”,  você apresentar um mapa com a divisão das capitanias hereditárias e os alunos, em uma relação de colaboração, vão indicando onde fica cada capitania.  

Fonte: http://www.labtate.ufsc.br/images/m_mapa_do_brasil_capitanias_hereditarias_3_4.jpg      

 Nesse momento você discute e explica para as crianças quais as conseqüências desse tipo de organização política e econômica na formação do nosso povo e no desenvolvimento do nosso país. Ainda, procura fazer relações com espaços conhecidos pelas crianças para que entendam a dimensão em quilômetros, ou seja, o tamanho do espaço.  

 Para a letra “b” você solicita que um grupo faça a explicação e os demais podem fazer a complementação, concordar ou discordar do ponto de vista do grupo que está expondo o assunto.   

Para letra “c” um outro grupo apresenta e os demais grupos apreciam e você observa se há coerência na organização da turma.

Para letra “d”, você vai solicitando aos grupos o que encontraram sobre o assunto e vai anotando no quadro. No final das anotações, você estabelece um diálogo com seus alunos, trazendo algumas reflexões sobre esse ato de domínio, de busca de controle sobre a terra, da luta entre os paises europeus para se apropriarem do território brasileiro.  

 Para letra “e” e  “f” você divide os grupos que fizeram os argumentos a favor, de um lado e os grupos que fizeram os argumentos contra, do outro, e estabelece um debate entre eles, tendo você como mediador e moderador do debate e ainda voce pode contribuir acrescentando novas informações sobre a questão dos donatários e da posse da terra e perda do território por parte dos nativos.

3º momento – Professor,  apresente aos seus alunos o vídeo "Dores de colônia" (recurso do MEC), apesar de ser para o ensino fundamental final, ele tem uma linguagem e um tipo de animação, que se encontra no nível de compreensão dos alunos do ensino fundamental inicial.  

Dores de colônia   

 Atividade 2 – Construir a história das capitanias hereditárias em quadrinhos.       

1º Momento – estude com as crianças como construir histórias em quadrinhos, utilizando textos e onomatopéias. Em seguida atribua a tarefa de reconstruir em quadrinhos a história das capitanias hereditárias. Para essa atividade, organize os alunos em duplas.

O texto de referência para fundamentação do que seja uma onomatopéia encontra-se abaixo citado.

 Equipe da escola kids, Giuliano Freitas.

http://www.escolakids.com/aprendendo-sobre-a-onomatopeia.htm 

2º momento – Professor, é a vez de contribuir com as histórias dos alunos, depois que eles terminarem de escrever, você pode ler junto a cada dupla, a história em quadrinhos e contribuir com algumas reflexões para melhorar os textos.

3º momento – Proporcione a oportunidade de os alunos compartilharem as suas histórias. Para isso, podem fazer trocas entre os textos das duplas e em seguida pode expor na sala em um local de acesso a todos, para que passe de mão em mão. Você pode indicar os textos das duplas para os pequenos grupos fazerem leituras e comentários. Orientar as crianças para respeitar a escrita e as  idéias dos colegas.

Atividade  3 – Construir uma narrativa.       

1º momento – Professor,  ensine aos seus alunos como transformar o texto em quadrinhos em um texto narrativo. Desse modo, cada dupla terá a tarefa de elaborar uma narrativa, tomando como referência o texto em quadrinho, que já haviam construído.  

Para essa atividade, é preciso de uma fundamentação e orientação ver o link:  

 http://www.escolakids.com/narracao.htm    

  http://www.escolakids.com/como-produzir-um-bom-texto.htm   

Para isso, é preciso questionar aos alunos:  

 a) O que vocês sabem sobre capitania hereditárias?

b) O que vocês vão falar na história inventada por vocês?

c) Qual o título que vocês darão à história inventada?

d) Quem participará da história de vocês?

 e)Quando aconteceram os fatos narrados?

 f) Onde a história se passa?

 g) Como vocês irão contar os fatos, de qual maneira?

 h) Qual a causa dos fatos abordados?

2º momento -  Depois da escrita é o momento das duplas verificar se o que escreveram permite ao leitor um entendimento. Assim, você, faz:  

 a) a troca de textos entre as duplas, uma dupla lê o texto da outra, depois em uma assembléia dizem se entenderam a mensagem ou não, cada dupla pode melhorar o texto com a sugestão da outra.

 b)  O texto ao passar por essa primeira revisão pode ser lido por um adulto fora da escola, escolhido por cada dupla, esse adulto pode fazer sugestões para melhorar o entendimento e as duplas, se aceitarem as sugestões fazem a correção.

c) Os textos chegam ao professor, que fará uma leitura de cada um e dará sugestões para um melhor entendimento e assim se faz a versão final da narração.     

3º momento – Professor, verifique a possibilidade de compartilhar os acontecimentos abordados nos diferentes textos, faça uma exposição de cinco textos e verifique quais os acontecimentos comuns, depois  mais cinco e assim sucessivamente, até que todos os textos tenham sido compartilhados.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Dores de colônia Vídeo
Recursos Complementares

Textos para o professor:   América portuguesa. Disponível em:

http://historiaecultura-angelicavelhote.blogspot.com/2010/03/america-colonial-parte-iii.html . Acesso em 6 de set de 2010.      

SOUSA,  Rainer. Capitanias hereditárias. Acessível em: http://www.mundoeducacao.com.br/historiadobrasil/capitanias-hereditarias.htm . Acesso em: 6 de setembro de 2010. 

Avaliação

Professor, como já vinha falando, a avaliação  das aulas deve ser inicial, durante e no final, no que se refere aos conhecimentos, habilidades e atidudes. neste sentido para os alunos:  

  • listar as ações que indicam a divisão de terras no Brasil;
  •  avaliar a extensão de terras das capitanias hereditárias comparando aos Estados objeto de conhecimento dos alunos;
  •  analisar os mapas da distribuição dos lotes e discutir as conseqüências desses atos para o desenvolvimento do Brasil.

Você vai avaliando e formando a habilidade de ler e compreender e utilizar o conhecimento para a realização de novas propostas de atividade e no final, observa e registra o nivel alcançado por cada criança, que será o seu próximo ponto de partida.

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