Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos dos Povos Indígenas

 

21/09/2010

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação Escolar Indígena Educação Física Práticas corporais tradicionais: jogos, danças, lutas, brincadeiras, técnicas de confecção de utensílios, técnicas de caça, pesca, plantio
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial História Comunicação indígena
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a historia dos Jogos dos Povos Indígenas.

Conhecer a cultura dos jogos e brincadeiras indígenas, como também os jogos dos não-índios.

Conhecer as modalidades dos Jogos dos Povos Indígenas.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios dos alunos.

Estratégias e recursos da aula

Após a descoberta do Brasil pelos Portugueses, os índios passaram a perder seu espaço, terras e também sua cultura, pois o processo de colonização implantado pelos portugueses e por outros países europeus no início do século XX levou à extinção muitas sociedades indígenas.

Em 1996, como uma forma de resgatar um pouco da cultura indígena, o Ministério do Esporte do Brasil apoiou a iniciativa do Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena (ITC), criando os Jogos dos Povos Indígenas. Tornando-se um grande e importante evento esportivo e cultural, pois desde sua criação em 1996 ate 2009, reuniu mais de 150 povos indígenas brasileiros, tais como Xavante, Bororo, Pareci, Guarani. Outro ponto forte foi o de propiciar o encontro com outras culturas indígenas de outros países como a delegação do Canadá e da Guiana Francesa.

Após essa pequena introdução, o Professor pode propor algumas questões para que os alunos comecem a se interar dos temas que serão abordados nessa aula.

Informar aos alunos que as questões abaixo deverão ser respondidas quando todas as atividades propostas forem concluídas.

  • Quais são os objetivos e finalidades dos Jogos dos Povos Indígenas?
  • Mas quais são essas modalidades esportivas indígenas?
  • Tem como praticar alguma dessas modalidades esportivas no colégio/escola?

Atividade 1

Assistir o vídeo Esporte é cultura [Esporte na escola], o qual permite abordagens múltiplas sobre o tema proposto, pois ele faz uma relação entre o esporte e as atividades que os Índios possuem.

Roteiro para o vídeo:

  • Anotar as cenas mais importantes.
  • Se for necessário (fazer um rápido comentário sobre determinada cena).
  • Apontar quais são as ideias principais.
  • Identificar os esportes (não-índios) que mais chamam o interesse dos índios.

Ao terminar a apresentação, o professor solicita que os alunos socializem suas respostas, e se necessário o professor pode  completar as informações, relacionar os dados e questionar as repostas apresentadas.

Esporte é cultura [Esporte na escola] 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18441 (acessado em 02/09/2010). 

Atividade 2

Essa atividade traz um roteiro de atividades a ser realizado utilizando preferencialmente os recursos de pesquisa disponíveis na internet. Ela proporcionará aos alunos conhecerem ou aprofundarem seus conhecimentos sobre a cultura indígena relacionada aos esportes.

WebQuest "Jogos dos Povos Indígenas" 

Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=20290&id_pagina=1(acessado em 02/09/2010).  

Definição de WebQuest:

A Webquest é um recurso tecnológico digital e uma metodologia que pode ser utilizada pelo educador para o ensino de qualquer conteúdo curricular. Disponibilizada na internet e construída tal qual páginas da web, possibilitando pesquisa orientada utilizando, preferencialmente, recursos da internet.

É importante salientar, que a metodologia WebQuest é uma estratégia que necessita da presença do educador como orientador da atividade. Este acompanhamento pode ocorrer a distância ou presencialmente.

A estrutura da metodologia WebQuest é composta pelos campos: introdução, tarefa, processo, avaliação e conclusões.

Bancos de WebQuestsPHPWEBQUEST, ferramenta desenvolvida em software livre, concebida por Antonio Temprano, utilizada e traduzida para o português pela comunidade EscolaBR.

Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/ (acessado em 02/09/2010).  

QuestGarden, é uma ferramenta de autoria online de WebQUests, em inglês, desenvolvida pela equipe de Bernie Dodge pode ser utilizada gratuitamente até trinta dias, com a disponibilização de WebQuests e rubricas para avaliação.

Disponível em: http://questgarden.com (acessado em 02/09/2010).   

zWebquest, em inglês, é ferramenta online e gratuita para a criação, disponibilização e pesquisa de WebQuests de seu próprio acervo.

Disponível em: http://www.zunal.com/  (acessado em 02/09/2010).  

Portal EDUTEKA, da Colômbia, que por meio do link projetos de classe possibilita a busca de WebQuests por disciplina e faixa etária, possibilita a criação e disponibilização online de WebQuests.

Disponível em: http://www.eduteka.org/ProyectosWebquest.php?catx=7&tipox=1 (acessado em 02/09/2010).  

Edutic WQ, é um site desenvolvido e disponibilizado pela Universidad de Alicante, desde 2003, apresenta ferramenta que permite publicar, disponibilizar e pesquisar WebQuests.

Disponível em: http://www.edutic.ua.es (acessado em 02/09/2010).   

Atividade 3

Chegou o momento de retomar as questões iniciais, para isso o professor pode solicitar a elaboração de um trabalho (manuscrito ou impresso).

- Perguntas iniciais: Quais são os objetivos e finalidades dos Jogos dos Povos Indígenas? Mas quais são essas modalidades esportivas indígenas? Tem como praticar alguma dessas modalidades esportivas no colégio/escola?

Retomar também e incluir no trabalho as considerações dos outros recursos propostos:

- Vídeo Esporte é cultura: relatar as cenas mais importantes.

- Webquest Jogos dos Povos Indígenas: quais esportes que fazem parte dos Jogos dos Povos Indígenas?

Ao término da atividade 3 propor uma socialização abordando todos os temas trabalhados relacionados aos Jogos dos Povos indígenas.

Esse momento pode ser muito importante, através dessa socialização com os alunos o professor pode fazer um diagnóstico se conseguiu atingir de forma satisfatória seus objetivos. Pois nessa conversa focando em todos os conteúdos trabalhados tem como o professor avaliar e retomar algum assunto que deixou em dúvidas alguns alunos e retomar o tema casa julgue necessário.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Esporte é cultura [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

Sugestão de sites para pesquisa:

Histórico dos Jogos dos Povos Indígenas 

Disponível em: http://www.funai.gov.br/indios/jogos/historico.htm (acessado em 02/09/2010).

Modalidades dos VI Jogos dos Povos Indígenas  

Disponível em: http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm   (acessado em 02/09/2010).

Povos Indígenas no Brasil:

Disponível em: http://pib.socioambiental.org/pt (acessado em 02/09/2010). 

Avaliação

Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo.

Discutiu de forma crítica e profunda com os colegas sobre os temas propostos.

Trouxe informações importantes para a discussão.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • gleice lima, unic , Mato Grosso - disse:
    gleycelima97@gmail.com

    18/06/2014

    Quatro estrelas

    muito bom...


  • joana, aluna , Alagoas - disse:
    docejanielle@hotmail.com

    16/04/2012

    Cinco estrelas

    muito bom melhor que e um professor e nao uma pessoa nao especifica


  • marlete moraes machado, universidade federal dp amapá , Amapá - disse:
    marletemoraes@hotmail.com

    14/10/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns pela aula e pelas idéias. De fato precisamos fazer com que nossos alunos percebam a importância de se conhecer novas culturas. Sou pesquisadora dos jogos indígenas do meu estado, sou professora de educação física e essa aula com certeza será utilizada como exemplo para ampliação dos meus conhecimentos e também dos alunos..Ótima proposta! parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.