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Para que serve o suor?

 

22/10/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Cláudia Bastian Machado
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar que tipos de células e tecidos estão envolvidos no processo de sudorese;
  • Compreender a importância do fenômeno de sudorese para a homeostase do organismo;
  • Relacionar o fenômeno da sudorese com situações cotidianas, boa alimentação e qualidade de vida.
Duração das atividades
2 aulas de 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que o aluno domine o conceito de células e tecidos para aproveitar melhor esta aula

Estratégias e recursos da aula

Inicie sua aula perguntando aos alunos em que situações eles percebem que há eliminação de suor, e que fatores percebem estar ligados a uma maior ou menor sudorese. Associe a ocorrência do suor em diferentes situações cotidianas. Desta forma os alunos irão compreender o tema desta aula dentro de seu contexto.

Qual é o papel do suor na homeostase do organismo? Para que precisamos suar? Por que uma boa alimentação e bons hábitos de higiene são importantes quando o assunto é suor?

 

Para compreender como funcionam as glandulas sudoríparas, é importante compreender aonde elas se localizam, como glândulas anexas da pele. Os recursos abaixo apresentam a estrutura da pele da glândula sudorípara, esquematizando seu funcionamento. Com estes recursos faça a introdução do conteúdo, explicando a anatomia da pele com seus anexos. Mostre que tipo de tecidos estão envolvidos com a sudorese. A partir da imagem e das animações, mostre que a alta vascularização da epiderme está ligada ao processo de sudorese pelo aumento da temperatura pela irrigação. Faça com que os alunos liguem suas situações cotidianas onde ocorre maior liberação de suor com o que ocorre na pele e nas glândulas sudoríparas, por exemplo, quando fazemos exercício, a temperatura corporal se eleva pela ativação metabólica, há uma maior irrigação sanguínea na pele, o que deixa a pele avermelhada e há liberação do suor para auxiliar no resfriamento da temperatura corporal. Outro bom exemplo que pode ser usado é quando temos febre, o suor é uma forma do organismo de tentar baixar a temperaura corporal. O vídeo abaixo indicado traz muitas curiosidades que ajudam a instigar a curiosidade dos alunos sobre o tema.

Camadas de célula da pele (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10200)(acessado em 08/09/2010)

Glândula sudorípara (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11030) (acessado em 08/09/2010)

Vídeo sobre a fisiologia da pele e seus anexos http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=14448 (acessado em 08/09/2010)

Imagem disponível em http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/singlelink.php?cid=5&lid=12077 (acessado em 08/09/2010)

Atividade 1

Para esta atividade será necessário providenciar cartolinas e canetinhas ou pincéis atômicos.

Divida a turma em grupos com 4 a 5 alunos e peça que apontem, com base no material apresentado, as principais características e funções da pele e quais são as principais glândulas e anexos da pele. Após listarem estas informações, peça que desenhem em uma cartolina a representação da pele com seus anexos e glândulas, representando as características e funções da pele. Com esta atividade os alunos conseguirão visualizar a estrutura da pele com suas características, o que é fundamental para que possam compreender sua função.

Monte um varal e coloque as cartolinas expostas na sala para que exista a troca entre os grupos.

Ainda em grupos, peça que realizem uma pesquisa sobre a o suor e qual sua finalidade para o organismo. É importante que os alunos percebam o suor como forma de eliminação de substâncias tóxicas, assim como o sistema excretor ou urinário. Crie uma webquest para que os alunos descubram a finalidade do suor para o organismo e percebam o suor como forma de excreção.

Um bom espaço para criar sua webquest de forma gratuita é através do site http://www.webquestbrasil.org/criador/ (Acessado em 10/08/2010), e um tutorial que pode auxiliar no processo de criação passo a passo, pode ser encontrado em http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf (  Acessado em 10/08/2010). Existem vários espaços que já possuem webquest prontas e que podem servir como modelo, exemplo ou servir como exemplos de webquests que podem ser interessantes, como: http://webquesst.blogspot.com/2006/05/exemplos-de-webquest.html  (Acessado em 10/08/2010), http://cristiane.wikispaces.com/Exemplos+de+WebQuests (Acessado em 10/08/2010),  http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/  (Acessado em 10/08/2010).

Alguns sites que podem ser interessantes para auxiliar neste trabalho e podem ser colocados como fonte de pesquisa na webquest:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pele (acessado em 08/09/2010).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Suor (acessado em 08/09/2010).

http://mulher.sapo.pt/moda-beleza/corpo-estetica/suor-odor-e-transpiracao-980371.html (acessado em 08/09/2010).

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/excrecao.php (acessado em 08/09/2010).

http://www.slideshare.net/helenaborralho/sistema-urinrio-e-a-pele (acessado em 08/09/2010).

http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/suor.htm (acessado em 08/09/2010).

        

Atividade 2

Para a realização desta atividade será necessário providenciar cartolinas e canetinhas ou lápis de cor.

Após realizarem a pesquisa, como forma de socializar o conhecimento, peça aos grupos que construam folders com material explicativo sobre a importância do suor para o equilíbrio do organismo. Após construirem os folders, realize uma mostra para as outras turmas da escola. Este é um bom momento para conversar sobre a necessidade de uma boa higiene para evitar mau-cheiro e ter uma melhor qualidade de vida.

Agora os alunos já sabem como o que é a pele e suas principais funções e o que é o suor, e seu papel na manutenção do equilíbrio dos organismos de mamíferos. É importante que os alunos percebam que uma boa higiene ajuda a eliminar as substâncias tóxicas excretadas com o suor, nas quais podem se formar colônias de bactéiras, que além de produzirem mau cheiro pela fermentação, podem provocar infecções na pele, ou ainda, proliferação de fungos, que podem provocar micoses. É uma boa oportunidade de fazer um trabalho em conjunto com o professor de química sobre cheiros e a química da pele.

Atividade 3

Como atividade final, a partir dos recursos observados, das pesquisas realizadas e dos folders produzidos, promova uma discussão na sala de aula relacionando o suor e seu papel nos mamíferos e a necessidade de uma boa higiene. Divida a turma em dois grandes grupos e solicite que os alunos elaborem um pequena apresentação na forma de teatro, como uma sketch, sintetizando as informações aprendidas.

Por exemplo, um colega que sua muito e vai procurar o posto de saúde para se aconselhar com o médico sobre que cuidados deve tomar para evitar mau-cheiro, ou sobre alguém que fica doente e tem febre alta e reebe conselhos para usar muitos cobertores para que sue, explicando a razão deste conselho. Cada um dos grupos deverá escrever, e apresentar a sketch para o restante da turma.

Recursos Complementares

Estes sites apresentam informações interessantes sobre o sistema tegumentar e a pele, incluindo cuidados, enfermidades e lesões cutâneas e a pele como o maior órgão do corpo humano.

http://www.afh.bio.br/ (acessado em 08/09/2010).

http://pt.shvoong.com/exact-sciences/biology/1878465-anatomia-pele/ (acessado em 08/09/2010).

http://enfermeiro.br.tripod.com/lesoes/id7.html (acessado em 08/09/2010).

http://www.medstudents.com.br/content/resumos/resumo_medstudents_20060531_01.doc (acessado em 08/09/2010).

Avaliação

Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.

Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:

  • participação das pesquisas e no desenvolvimento das atividades;
  • registro de forma concisa das atividades práticas experenciadas;
  • comprometimento com os colegas durante a realização das atividades em grupo;

A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.

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