01/10/2010
PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE
Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Aula colaborativa e cooperativa;
- Uso da Sala de Vídeo.
Motivação
Para dar início à aula, sugerimos que o professor apresente aos alunos o vídeo “Planeta Terra- Cavernas” (Fig. 1), conforme postado abaixo. O vídeo aborda a temática das cavernas – tema central da aula, e tem a duração de oito minutos e quarenta e seis segundos.
Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Ihbb2oF468o&feature=related
Figura 1 – Imagem do vídeo “Planeta Terra- Cavernas”
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Ihbb2oF468o&feature=related
Acesso em: 02.Set. 2010.
Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Após a transmissão do vídeo, o professor poderá iniciar uma discussão sobre o que foi apresentado neste, por meio da próxima atividade.
Atividade 1
Sugerimos que os alunos sejam organizados sentados em um círculo, para que o professor promova uma conversa sobre o vídeo apresentado anteriormente.
Abaixo, sugerimos alguns questionamentos que poderão ser utilizados neste momento:
- Vocês gostaram do vídeo? Por quê?
- Qual é o assunto principal abordado no vídeo?
- O que mais lhes chamou a atenção?
- Vocês viram que as cavernas são habitadas por vários animais?
- Vocês já sabiam disso?
- Mas, existem outros animais que as habitam e que não foram apresentadas no vídeo, alguém sabe dizer quais são?
- Como as cavernas são formadas?
- Será que no Brasil também existem cavernas?
- Vocês já viram de perto uma caverna? Se sim, onde?
Este é um importante momento, pois, além de favorecer a socialização de pontos de vistas, o professor poderá esclarecer dúvidas dos alunos quanto ao que foi abordado no vídeo.
Através das próximas atividades, os alunos farão a leitura de alguns textos que abordam assuntos ligados ao tema das cavernas. As leituras poderão trazer algumas “respostas” aos questionamentos feitos anteriormente, os quais dizem respeito à temática central das aulas. Para isto, sugerimos que os alunos estejam organizados em duplas, para efetuarem as leituras e discussão dos textos em questão.
Observação: Com essa atividade, os alunos puderam desenvolver a oralidade e o senso crítico sobre a temática da aula, e provavelmente se sentirão estimulados a pesquisarem sobre o tema para poder responder, com embasamentos teóricos, aos questionamentos feitos anteriormente.
Atividade 2
Nesse momento os alunos, organizados em duplas, farão leituras de textos que versam sobre as cavernas.
Importante: Sugerimos que o professor entregue às duplas um texto distinto, de forma que todos os textos sugeridos abaixo sejam trabalhados por, pelo menos, uma dupla.
Segue abaixo os links de alguns textos sugeridos para esta atividade, para que o professor possa fazer a impressão e entregar uma cópia para as duplas:
- Texto sobre a definição e usos das cavernas:
http://esporte.hsw.uol.com.br/espeleologia1.htm (Fig.2)
Figura 2 – Imagem do site “UOL”
Disponível em: http://esporte.hsw.uol.com.br/espeleologia1.htm
Acesso em: 02. Set. 2010.
- Texto sobre os animais que habitam as cavernas:
http://educacao.uol.com.br/biologia/ult1698u77.jhtm
- Texto sobre as cavernas brasileiras:
http://www.smartkids.com.br/especiais/montanhas-cavernas.html
- Textos sobre formação e tipos de cavernas:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cavernas/cavernas.php
- Texto sobre conservação de cavernas Brasileiras:
http://360graus.terra.com.br/ecoturismo/default.asp?did=247&action=dica (Fig.3)
Figura 3 – Imagem do site “360 graus Terra”
Disponível em: http://360graus.terra.com.br/ecoturismo/default.asp?did=247&action=dica
Acesso em: 02. Set. 2010.
Sugestão de outros sites com textos sobre Cavernas:
- Texto sobre definição de cavernas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caverna
- Textos sobre as cavernas brasileiras:
http://www.vivabrazil.com/cavernas.htm
http://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/cavernas-brasileiras
http://360graus.terra.com.br/caving/default.asp?did=12685&action=reportagem
-Textos sobre formação e tipos de cavernas:
http://alinnemeucantinho.blogspot.com/search/label/Montanhas%20e%20Cavernas
- Texto sobre conservação de cavernas Brasileiras:
- Textos sobre os animais que habitam as cavernas:
http://www.bambui.org.br/cartilha/main_cartilha_06.htm
http://www.biomundo.com.br/morcego/morcego.htm
http://www.espeleogrupodebrasilia.org/cavernas/vidanascavernas.asp
Observação: Os textos sugeridos poderão não ser suficientes para todas as duplas, por isso, o professor poderá distribuir o mesmo texto a duas (ou mais) duplas.
Juntamente com a cópia do texto, o professor poderá entregar um roteiro de leitura, para subsidiar esse momento, como o do exemplo abaixo:
- Qual é o título do texto?
- Qual é o tema central apresentado no texto?
- Qual parte te chamou mais a atenção? Por quê?
Os alunos poderão responder cada uma dessas perguntas em seus cadernos, e no momento da discussão - que será conduzida posteriormente - poderão respondê-las oralmente. Em seguida, o professor deverá pedir para que cada dupla exponha o que aprendeu sobre o texto lido - o que mais lhes chamou a atenção, entre outras coisas que queira compartilhar com os colegas.
Algumas perguntas norteadoras estão elencadas abaixo, para que o professor inicie a discussão:
- O que mais chamou a atenção no texto que vocês leram?
- Quem pode falar sobre o uso das cavernas, ou seja, elas são usadas para que e por quem, apenas por animais? Por quê?
- E sobre cavernas brasileiras, quem pode falar?
- Existem diferentes tipos de cavernas, quais são eles?
- Como as cavernas são formadas? De quê?
- Quais são os animais que habitam as cavernas?
- Há algo que queiram compartilhar?
Observamos que este momento é importante por propiciar que os alunos compartilhem os textos que leram, bem como favorecer o desenvolvimento da oralidade.
Feito isso, os alunos serão convidados a confeccionar cartazes sobre os conhecimentos construídos durante a aula.
Atividade 3
Com o objetivo de finalizar as aulas, sugerimos que o professor proponha aos alunos a confecção de cartazes que abordem a temática das cavernas, para colocá-los em um mural. Sugerimos que os alunos sejam organizados em grupos de quatro integrantes (junção de duas duplas) para a confecção dos cartazes.
Os cartazes deverão ter:
- definição e usos das cavernas;
- os animais que habitam as cavernas;
- como as cavernas são formadas e quais são os tipos existentes;
Nos cartazes poderá haver imagens das cavernas e dos animais que as habitam. Os cartazes poderão ser fixados em um mural para que os demais alunos, professores e funcionários da escola possam apreciá-los!
Sugestão de atividade:
Sugerimos que o professor proponha, neste ou em outro momento, uma atividade lúdica aos alunos, em que eles deverão montar um cenário de uma caverna.
Os materiais para o cenário da caverna poderão ser:
- Cabana ou barraca (ou ainda tecidos que possam ser amarrados em formato de cabanas, dando ideia de uma caverna);
- Folhas de TNT nas cores pretas e marrom;
- Papel metro;
- Papel celofane azul;
- Lanternas.
Sugerimos que em cima da cabana ou da barraca (Fig.4) os alunos coloquem papel metro amassado, para imitar rochas e pedras (Fig. 5). Dentro da cabana ou barraca, os alunos poderão colocar folhas de TNT nas cores marrom e preto para escurecer o ambiente, e nelas pregar os cartazes.
O papel celofane azul poderá ser colocado dentro da caverna para imitar águas.
Figura 4 – Imagem de uma barraca
Disponível em: http://images01.olx.com.br/ui/2/96/56/37479056_1.jpg
Acesso em: 09.Set.2010.
Figura 5 – Imagem de papel metro amassado
Disponível em: http://vfco.brazilia.jor.br/maquete/dior/fotos/diorKraft.jpg
Acesso em: 09.Set.2010.
Quando o cenário estiver pronto, os alunos poderão colocar os cartazes confeccionados na atividade 3 e promover uma visita dos demais alunos da escola.
Os alunos que confeccionaram o cenário da caverna poderão acompanhar as visitas dentro da caverna, fazendo o papel de guia turístico, e que além de mostrar os cartazes, falem da importância da conservação das cavernas, dos cuidados com o lixo; da preservação do ambiente! Durante a visita, os alunos poderão usar a laterna, já que o ambiente estará escuro.
O link abaixo se refere a uma reportagem da revista “Nova Escola” em que há sugestões de trabalho com a temática das cavernas:
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/cavernas-brasileiras-571957.shtml
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos aprenderam a utilidade e importância das cavernas.
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/02/2011
Cinco estrelasolha eu adorei,o documentário eu já tinha visto na escola aonde eu estudo(escola educar),mais eles pediram pra resumir em 10 linhas não tinha conseguido sem esse site muito obrigado!email:suandajovem@hotmail.com