27/10/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Apreender o conjunto de regras e as especificidades da modalidade do Revezamento no Atletismo.
Conceitos sobre sistemas bioenergéticos;
Conceitos sobre provas rápidas, médias e longas das corridas do Atletismo.
Atividade 1:
Iniciar a aula reunindo os alunos e perguntar:
- Sabemos que as corridas do Atletismo podem ser divididas em 3 grupos distintos caracterizados pela distância a ser percorrida pelos atletas. Porém, existem outras provas das corridas que associam as distâncias com outras características. Vocês sabem dizer quais são?
Após as respostas dos alunos, o professor apresentará as fotos abaixo:
http://www.portalhoje.com/wp-content/uploads/2010/04/revezamento.jpg (acesso em 08/09/10).
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/foto/0,,15344862,00.jpg (acesso em 08/09/10).
http://2.bp.blogspot.com/_6wRjmyn0evI/SpBu-BAbiKI/AAAAAAAAB1s/geKsXzM4akg/s320/0,,21733974-EX,00.jpg (acesso em 08/09/10).
O professor irá dizer que as fotos acima representam uma categoria das corridas denominada REVEZAMENTO e que apresentam como principal característica a corrida “em equipe”.
Para aprofundar sobre o conjunto de materiais, regras e tipos de corridas no revezamento, o professor irá propor uma pesquisa na internet onde os alunos, organizados em trios, deverão responder às questões abaixo:
- Quais são as provas oficiais de revezamento para os atletas masculinos e femininos?
- Quantos integrantes compõem uma equipe nas provas de revezamento?
- Que tipo de material é utilizado nas provas de revezamento?
- Em que ano foi realizada a primeira prova de revezamento em uma Olimpíada e qual sua origem?
- Os atletas podem transferir o bastão para o seu companheiro em qualquer parte do percurso?
- Qual é o tamanho de uma “zona de passagem” e qual é a sua função? Existem penalidades nesses tipos de provas?
- Qual a diferença entre as provas de 4x100 e 4x400 em relação ao balizamento (correr respeitando os limites da raia) dos atletas?
LINKS PARA A PESQUISA:
http://www.travinha.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=142:atletismo-as-modalidades&catid=78:atletismo&Itemid=303 (acesso em 08/09/10).
http://www.portaldocorredor.com/o_atletismo.htm (acesso em 08/09/10).
http://esporte.uol.com.br/olimpiadas/modalidades/atletismo/modalidade.jhtm (acesso em 08/09/10).
http://esporte.hsw.uol.com.br/resumo-corrida-revezamento-olimpiada.htm (acesso em 08/09/10).
Em seguida, o professor irá propor atividades que remetam às provas de revezamento do Atletismo.
Atividade 2:
O professor aproximará os alunos de uma prova de revezamento a partir de uma atividade que cobrará dos alunos o “jogo de equipe”. Serão formadas equipes com 4, 5 alunos. Cada aluno deverá percorrer um trajeto apoiando a bolinha em uma colher e entregará para o seu companheiro sem que a bola caia no chão. O aluno deverá segurar a colher com as mãos e, caso a bolinha caia, ele deverá parar, apoiá-la novamente na colher e continuar. O aluno que irá receber a bola deverá ter uma colher e em nenhum momento da passagem as mãos deverão ser utilizadas. O percurso poderá ser realizado em uma distância entre 30, 40 metros e a equipe vencedora será aquela que cruzar a linha de chegada em primeiro.
Atividade 3:
O professor irá propor uma atividade que se aproximará da corrida de revezamento 4x100. Para contextualizar a prova, o professor exibirá o vídeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=ByUC0mEUVMk&feature=related (acesso em 08/09/10).
Em um espaço amplo e plano, o professor demarcará uma pista utilizando cones. Sugerimos um comprimento acima entre 320 a 400 metros. Esta pista será “dividida” em 4 partes onde os alunos de uma mesma equipe ficarão dispostos como nas provas oficias. O professor deverá demarcar as zonas de passagem e outros alunos ficarão como “árbitros” de cada espaço verificando se foi respeitada a regra de passagem do bastão dentro dela. Como bastão, o professor poderá adaptar cabos de vassouras devidamente lixados e cortados em 20, 25 centímetros. Os alunos se organizarão em equipes mistas onde o menino passará para a menina e vice-versa. Poderá ser organizado um campeonato se a turma assim desejar. Ganhará aquela equipe que cruzar de posse do bastão em primeiro lugar.
Sobre Atletismo: http://www.cbat.org.br/ (acesso em 08/09/10).
Os alunos, organizados em grupos de 4 alunos, desenharão uma pista de atletismo oficial demarcando as zonas de passagem em uma prova de revezamento 4x100 metros.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/10/2014
Cinco estrelasAs perguntas sao legais pois ultilizei para fazer um trabalho de educaçao fisica
06/04/2012
Cinco estrelasmelhor aula que já vi
22/11/2011
Cinco estrelasMuito boa a aula, os alunos com certeza irão aprender bastante sobre as provas de revezamento depois dessa aula. Acabei de pegar e vou dar essa aula semana que vem para os meus alunos. Parabéns !