15/09/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Marques Leão Doscher e Erwin Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Construção da identidade e da auto-estima |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Sala de vídeo;
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:
Estando os alunos organizados em duplas no Laboratório de Informática, o professor deverá iniciar a aula mostrando a imagem abaixo (Fig.1).
Figura 1: Imagem sobre uma adolescente com acne
Disponível em: http://conhecimentoadolescente.blogspot.com/ Acessado em: 01 Setembro 2010.
Quando todos tiverem visualizado a imagem, o professor deverá, por meio do roteiro de questões, iniciar uma conversa com a classe sobre a figura em questão.
Roteiro de questões:
1. O que vocês observaram na imagem?
2. A partir de que idade as espinhas e os acnes começam a surgir?
3. Qual de vocês já possui espinhas?
4. Em que fase das nossas vidas surge às espinhas?
Finalizada a discussão, o professor deverá dizer aos alunos que o tema destas aulas é Adolescência e a Deficiência.
Atividade 1
Após o término da discussão, cada dupla deverá ler o gibi virtual Magali e a Turma da Mônica em “Os Adolescentes” (Fig.2).
Link do gibi virtual “Os Adolescentes":
http://www.monica.com.br/comics/adolescentes/ Acessado em 01 Setembro 2010
Figura 2: Imagem do gibi virtual “Os Adolescentes”
Com o objetivo de nortear a leitura e discussão do gibi virtual “Os Adolescentes”, sugerimos abaixo um roteiro.
Roteiro de Leitura:
1. Qual o assunto principal abordado no gibi virtual “Os Adolescentes”?
2. No início da história, Magali era uma criança, mas o que aconteceu quando ela acordou?
3. Ao acordar, Magali observou que em seu corpo havia algumas mudanças físicas. Cite algumas.
4. Os demais integrantes da turma da Mônica cresceram igual à Magali?
5. Qual a diferença entre o corpo da Magali e o da Mônica?
6. Todas as pessoas são iguais quando são crianças, adolescentes, jovens ou idosos?
7. A Magali conversou com sua mãe quando estava triste. Com quem vocês conversam quando estão tristes? Por quê?
8. O comportamento dos personagens adolescentes do gibi é igual aos da vida real? Quais são os comportamentos típicos de um adolescente? Cite alguns.
9. Qual foi o comportamento da Mônica quando Cebolinha e o Cascão brincaram com ela?
10. Vocês acham que a Magali gostou de ser uma adolescente?
11. Em algum momento, durante a leitura do gibi, você se identificou com algum personagem, ou pensou em algum amigo, parente, que era parecido com um dos personagens?
Finalizada a leitura do gibi “Os Adolescentes”, o professor deverá promover uma discussão com os alunos, baseando-se no roteiro de leitura, de forma que eles possam compartilhar suas opiniões e impressões acerca da leitura que fizeram.
Sugestão:
O professor poderá imprimir as páginas do gibi e disponibilizá-las para cada dupla um exemplar.
Ao término da leitura e discussão do conteúdo do gibi, o professor deverá fazer o seguinte questionamento aos alunos:
Vocês já pensaram como é a adolescência de uma pessoa com deficiência? Quais seriam as diferenças entre a adolescência de uma pessoa com deficiência e a da que não tem deficiência?
Atividade 2
Dando prosseguimento à aula, os alunos deverão se reunir em grupo de quatro alunos – junção de duas duplas – para realizar uma pesquisa acerca da Adolescência e Deficiência.
Para isto, cada grupo deverá escolher um dos temas sugeridos abaixo.
Temas para a pesquisa:
Sugerimos a seguir, alguns sites para a realização da pesquisa em questão.
Sugestões de sites para a pesquisa
http://www.netprof.pt/netprof/servlet/getDocumento?id_versao=2942
http://pt.shvoong.com/humanities/1678030-aspectos-fisiológicos-da-adolescência/
http://www.pailegal.net/fatpar.asp?rvTextoId=482489451
http://educacao.aaldeia.net/psicologia-adolescencia/
http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?sec=20# (Fig. 3)
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1815
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692006000200011
http://br.monografias.com/trabalhos906/a-expressao-sexualidade/a-expressao-sexualidade2.shtml
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI19177-15159,00.html
http://www.camsapae.com.br/site/eventos/palestra%20maria%20claudia.pdf
http://www.bengalalegal.com/adolescencia.php
http://www.psicologia.com.pt/artigos/ver_opiniao.php?codigo=AOP0154
http://professorsergiocastro.blogspot.com/2009/05/o-adolescente-com-deficiencia-mental-e.html
http://professorsergiocastro.blogspot.com/2009/05/o-adolescente-com-deficiencia-mental-e.html
Figura 3: Imagem do site psiqweb “Adolescência e Puberdade”
Ao término da pesquisa, cada grupo deverá expor, oralmente, para a classe os resultados encontrados.
Neste momento, o professor deverá estar atento para esclarecer dúvidas, conceitos errôneos ou preconceituosos.
Atividade 3
Para finalizar a aula, o professor deverá pedir para que as duplas assistam ao vídeo “Adolescente com deficiência visual descobre na poesia uma forma de vencer desafios” (Fig.4), com duração de 02 minutos e 43 segundos, conforme postado abaixo.
Link do vídeo “Adolescente com deficiência visual descobre na poesia uma forma de vencer desafios”:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1240227-7823-ADOLESCENTE+COM+DEFICIENCIA+VISUAL+DESCOBRE+NA+POESIA+UMA+FORMA+DE+VENCER+DESAFIOS,00.html Acessado em 01 Setembro de 2010.
Figura 4: Imagem do vídeo “Adolescente com deficiência visual descobre na poesia uma forma de vencer desafios”
Sugestão:
O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Quando todos terminarem de assistir ao vídeo o professor deverá questionar os alunos por meio da seguinte pergunta:
Quais seriam os sonhos de um adolescente com deficiência? E quais as possibilidades desses sonhos se realizarem?
Ao término da aula é fundamental que os alunos tenham compreendido que a adolescência é uma transição entre a fase da infância e a fase adulta. E que a fase da adolescência de uma pessoa com deficiência é semelhante à de qualquer pessoa, e que, desta forma, como qualquer outro adolescente, eles têm sonhos e desejos.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
1) Os alunos poderão fazer pesquisas na internet (em blogs, comunidades virtuais etc.) sobre depoimentos de adolescentes que têm algum tipo de deficiência, descrevendo como eles se sentem, quais suas dificuldades, sonhos etc., de forma a comparar com os sentimentos, dificuldades, sonhos etc. de um adolescente sem deficiência.
2) Os alunos poderão elaborar cartazes sobre o tema da Adolescência - suas principais características físicas e psicológicas.
3) O professor poderá trabalhar com os alunos as letras das músicas "Retratos da Adolescência", de Cogumelo Plutão e "Rebelde sem causa", de Ultraje a Rigor, conforme postadas abaixo.
http://letras.terra.com.br/cogumelo-plutao/127478/
http://letras.terra.com.br/ultraje-rigor/49198/
Os alunos, após lerem e discutirem entre si (grupos de quatro integrantes) as letras das músicas em questão, deverão dizer se algo deveria ser acrescentado ou retirado das letras destas músicas, e por que isto deveria ser feito, de forma que elas contemplem a realidade dos adolescentes com deficiência.
Os links abaixo se referem ao conceito de Adolescência e Deficiência.
http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/action/2/cnt_id/705/
http://aescoladepais.blogspot.com/2006/02/mudanas-mudanas-fsicas.html
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/adolescencia.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adolescência
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI17044-15143,00.html
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas, a compreensão por parte do aluno, com relação ao fato de que a adolescência é uma fase de transição entre a infância e a fase adulta, e que a adolescência de uma pessoa com deficiência é semelhante a de qualquer pessoa. Além disso, o professor deverá avaliar o aluno durante o desenvolvimento das atividades: seu envolvimento nestas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/01/2012
Cinco estrelasExcelente aula. Sou prof de Química e também leciono empreendedorismo, onde no inicio do ano o primeiro assunto abordado é sobre adolescencia e seus sonhos. Adaptei a sua aula para minha realidade e vamos ver no que vai dar.