09/11/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
O aluno deverá conhecer e compreender uma paródia.
ATIVIDADE 01
Pesquisando o samba de partido-alto
Professor, surgido na década de 1930, o partido-alto é uma "modalidade de samba cantada, alternadamente, por dois ou mais solistas e que se compõe de uma parte coral (refrão ou "primeira") e uma parte solada com versos improvisados ou do repertório tradicional, os quais podem ou não se referir ao assunto do refrão" (LOPES, 2002).
Organize a classe em grupos com 3 ou 4 componentes, e proponha que os mesmos desenvolvam uma pesquisa sobre os seguintes pontos:
Como são sete pontos temáticos, se for necessário, cada grupo poderá ficar responsável por um.
A pesquisa deverá tomar como referencial o endereço: http://pt.wikipedia.org/wiki/Partido-alto (Acessado em: 15 de set. 2010)
Todos os pontos listados estão presentes nesse link. No entanto, os grupos poderão utilizar outras fontes de pesquisa para enriquecer as informações listadas no Wikipédia.
Os grupos deverão preparar uma apresentação sobre o ponto pesquisado. Assim, incite a feitura de cartazes e a confecção de uma parte escrita sobre o trabalho.
A apresentação ficará a cargo dos alunos, funcionando como um momento de socialização da aula. Eles poderão utilizar somente os cartazes ou, ainda, fazer uma apresentação em ritmo de samba, com algum dos elementos tocando algum instrumento, utilizar uma linguagem poética, vídeos, etc.
ATIVIDADE 02
Apresentando as pesquisas
A ordem dos grupos deverá seguir a mesma dos pontos supracitados.
Cada grupo terá cerca de 10 minutos para apresentar.
Durante essa atividade, peça que os demais alunos anotem possíveis dúvidas e comentários que deverão ser colocados ao final das apresentações.
Encerre esse momento com uma explicação complementar acerca do assunto. A partir da mesma base referencial usada pelos grupos, fale sobre:
http://pagodedamassa.blogspot.com/search/label/CANDEIA (Acessado em: 15 de set. 2010)
Seus dizeres, dependendo do nível das apresentações dos alunos, apenas complementarão o que já foi dito. Por isso, enriqueça seus comentários com outras fontes de pesquisa. Por exemplo:
ATIVIDADE 03
Documentário "Partido-Alto"
"Partido-Alto", de Leon Hirszman, é um documentário de 22 minutos que foi gravado em 1976 e tem a participação de grandes nomes do samba como Candeia, Manacéia e Paulinho da Viola. O filme conta, mostra e canta o partido-alto.
Para a exibição do mesmo, você deverá utilizar um espaço que possua um computador com internet e um aparelho de data show, uma vez que o documentário se encontra online: http://video.google.com/videoplay?docid=5359647061904429612# (Acessado em: 15 de set. 2010)
Peça que os alunos, individualmente, anotem informações e impressões advindas do vídeo, uma vez que elas serão usadas posteriormente em debate
Você poderá optar por pausas durante a exibição do vídeo ou exibi-lo duas vezes. A primeira sem interrupções e a segunda com pausas para anotações e comentários.
ATIVIDADE 04
Debatendo sobre o filme
A partir do documentário, bem como das anotações e pesquisas desenvolvidas, proponha um debate na classe. Será necessária uma nova exibição do documentário de Leon Horszman.
Organizados nos mesmos grupos anteriores, sugira os seguintes pontos de discussão:
A partir desses pontos, cada grupo organizará uma apresentação de 3 minutos. Após todas as apresentação, possibilite que perguntas, complementos e contestações sejam colocadas por todos.
ATIVIDADE 05
Parodiando um partido-alto
http://pagodedamassa.blogspot.com/2009/08/aniceto-do-imperio.html (Acessado em: 15 de set. 2010)
A presente atividade prevê a criação de uma paródia, a partir do partido-alto "Dora", de Aniceto do Império.
Primeiramente, disponibilize uma cópia da letra do samba para os alunos e exiba o áudio da mesma:
Link para a letra: http://www.vagalume.com.br/aniceto-do-imperio/dora.html (Acessado em: 15 de set. 2010)
Link para a música: http://www.youtube.com/watch?v=K3DlR7mZIzw&feature=related (Acessado em: 15 de set. 2010)
Dica: a presente música foi regravada, com algumas adaptações na letra, pelo grupo de pagode Revelação. Link para o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=jkv8onWd8UM (Acessado em: 15 de set. 2010)
Proponha que a turma se organize nos mesmos grupos já formados.
Os alunos deverão produzir uma paródia que siga a mesma organização estrutural de "Dora". A letra poderá versar acerca de qualquer temática, por exemplo:
Antes das apresentações, avalie os textos-paródia. Caso seja necessário, sugira mudanças ou adequações nos mesmos.
As paródias deverão ser apresentadas para toda a turma (ou até mesmo para toda a escola). Cada grupo deverá selecionar um componente para ser o intérprete. Os demais componentes auxiliarão na repetição dos refrãos, muito importantes no partido-alto.
Diga aos alunos que os seguintes aspectos comporão a forma de avaliação que você utilizará:
Como a base melódica das paródias será a mesma, seria interessante a presença de, pelo menos, um instrumentista para acompanhar a exibição artística dos alunos. O ideal seria um tocador de cavaquinho e um de pandeiro.
Artigo "Contra o 'mela' pop, tome partido-alto", de Nei Lopes:
http://www.samba-choro.com.br/debates/1014109753 (Acessado em: 15 de set. 2010)
O site "Samba & Choro" traz vários artigos sobre tal ritmo musical e vários de seus compositores e intérpretes:
http://www.samba-choro.com.br/debates (Acessado em: 15 de set. 2010)
Áudio-vídeo do partido-alto "És partideiro", de Aniceto do Império:
http://www.youtube.com/watch?v=TnykMWep5i0&feature=related (Acessado em: 15 de set. 2010)
Ao final das atividades, os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:
distinguir o subgênero de um ritmo(ou estilo) musical; reconhecer algumas características e peculiaridades de um gênero musical; produzir um texto-canção.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/01/2011
Quatro estrelasAdorei.