Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O samba de partido-alto: conhecendo, cantando e criando

 

09/11/2010

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • distinguir o subgênero de um ritmo(ou estilo) musical;
  • reconhecer algumas características e peculiaridades de um gênero musical;
  • produzir um texto-canção.
Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá conhecer e compreender uma paródia.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Pesquisando o samba de partido-alto

Professor, surgido na década de 1930, o partido-alto é uma "modalidade de samba cantada, alternadamente, por dois ou mais solistas e que se compõe de uma parte coral (refrão ou "primeira") e uma parte solada com versos improvisados ou do repertório tradicional, os quais podem ou não se referir ao assunto do refrão" (LOPES, 2002).

Organize a classe em grupos com 3 ou 4 componentes, e proponha que os mesmos desenvolvam uma pesquisa sobre os seguintes pontos:

  • Samba de partido-alto: introdução
  • Tentativa de conceituação
  • História: “Origens seminais africanas”, “Raízes mineiras e baianas” e “A Pequena África” 
  • “Formação das favelas” e “Subúrbios e morros”
  • “Difusão e recriação” e “Tempos modernos”
  • “Influências” e “Universo temático”
  • “A sobrevivência do partido-alto”

Como são sete pontos temáticos, se for necessário, cada grupo poderá ficar responsável por um.

A pesquisa deverá tomar como referencial o endereço: http://pt.wikipedia.org/wiki/Partido-alto (Acessado em: 15 de set. 2010)

Todos os pontos listados estão presentes nesse link. No entanto, os grupos poderão utilizar outras fontes de pesquisa para enriquecer as informações listadas no Wikipédia.

Os grupos deverão preparar uma apresentação sobre o ponto pesquisado. Assim, incite a feitura de cartazes e a confecção de uma parte escrita sobre o trabalho.

A apresentação ficará a cargo dos alunos, funcionando como um momento de socialização da aula. Eles poderão utilizar somente os cartazes ou, ainda, fazer uma apresentação em ritmo de samba, com algum dos elementos tocando algum instrumento, utilizar uma linguagem poética, vídeos, etc.

ATIVIDADE 02

Apresentando as pesquisas

A ordem dos grupos deverá seguir a mesma dos pontos supracitados.

Cada grupo terá cerca de 10 minutos para apresentar.

Durante essa atividade, peça que os demais alunos anotem possíveis dúvidas e comentários que deverão ser colocados ao final das apresentações.

Encerre esse momento com uma explicação complementar acerca do assunto. A partir da mesma base referencial usada pelos grupos, fale sobre:

  • os sambistas Candeia, Clementina de Jesus, Aniceto do Império, Manacéia e Paulinho da Viola (vida e obra);
  • o refrão, tão peculiar no partido-alto (função enfática cantada pelo coro);
  • o improviso e a semelhança com repente nordestino;
  • influência africana na origem do samba do partido-alto;
  • a relação entre o samba e o surgimento das favelas (cultura popular);

http://pagodedamassa.blogspot.com/search/label/CANDEIA (Acessado em: 15 de set. 2010)

Seus dizeres, dependendo do nível das apresentações dos alunos, apenas complementarão o que já foi dito. Por isso, enriqueça seus comentários com outras fontes de pesquisa. Por exemplo:

ATIVIDADE 03

Documentário "Partido-Alto"

"Partido-Alto",  de Leon Hirszman, é um documentário de 22 minutos que foi gravado em 1976 e tem a participação de grandes nomes do samba como Candeia, Manacéia e Paulinho da Viola. O filme conta, mostra e canta o partido-alto.

Para a exibição do mesmo, você deverá utilizar um espaço que possua um computador com internet e um aparelho de data show, uma vez que o documentário se encontra online: http://video.google.com/videoplay?docid=5359647061904429612# (Acessado em: 15 de set. 2010)

Peça que os alunos, individualmente, anotem informações e impressões advindas do vídeo, uma vez que elas serão usadas posteriormente em debate

Você poderá optar por pausas durante a exibição do vídeo ou exibi-lo duas vezes. A primeira sem interrupções e a segunda com pausas para anotações e comentários.

ATIVIDADE 04

Debatendo sobre o filme

A partir do documentário, bem como das anotações e pesquisas desenvolvidas, proponha um debate na classe. Será necessária uma nova exibição do documentário de Leon Horszman.

Organizados nos mesmos grupos anteriores, sugira os seguintes pontos de discussão:

  • "semelhanças com o repente nordestino, é um samba de 'improvisação' sobre o tema e o ambiente" (dizeres de Candeia, durante o filme);
  • explicação de Candeia sobre a estrutura do partido-alto (6:00-07:30);
  • a fala de Paulinho da Viola (19:00), “Quando menino, eu via no partido-alto como uma forma de comunhão entre a gente do samba, era brincadeira e vadiagem, onde todo mundo participava quando podia e como queria.  A arte mais pura é o jeito de cada um, e só o partido-alto oferecia essa oportunidade”.

A partir desses pontos, cada grupo organizará uma apresentação de 3 minutos. Após todas as apresentação, possibilite que perguntas, complementos e contestações sejam colocadas por todos.

ATIVIDADE 05

Parodiando um partido-alto

http://pagodedamassa.blogspot.com/2009/08/aniceto-do-imperio.html (Acessado em: 15 de set. 2010)

A presente atividade prevê a criação de uma paródia, a partir do partido-alto "Dora", de Aniceto do Império.

Primeiramente, disponibilize uma cópia da letra do samba para os alunos e exiba o áudio da mesma:

Link para a letra: http://www.vagalume.com.br/aniceto-do-imperio/dora.html (Acessado em: 15 de set. 2010)

Link para a música: http://www.youtube.com/watch?v=K3DlR7mZIzw&feature=related  (Acessado em: 15 de set. 2010)

Dica: a presente música foi regravada, com algumas adaptações na letra, pelo grupo de pagode Revelação. Link para o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=jkv8onWd8UM (Acessado em: 15 de set. 2010)

Proponha que a turma se organize nos mesmos grupos já formados.

Os alunos deverão produzir uma paródia que siga a mesma organização estrutural de "Dora". A letra poderá versar acerca de qualquer temática, por exemplo:

  • situações corriqueiras da adolescência (sexualidade, drogas etc);
  • o dia a dia da turma em questão (os amigos, os conflitos etc);
  • artistas e filmes de que eles sejam fãs.

Antes das apresentações, avalie os textos-paródia. Caso seja necessário, sugira mudanças ou adequações nos mesmos.

As paródias deverão ser apresentadas para toda a turma (ou até mesmo para toda a escola). Cada grupo deverá selecionar um componente para ser o intérprete. Os demais componentes auxiliarão na repetição dos refrãos, muito importantes no partido-alto.

Diga aos alunos que os seguintes aspectos comporão a forma de avaliação que você utilizará:

  • organização do trabalho;
  • qualidade da apresentação;
  • forma de entrosamento com os alunos-plateia.

Como a base melódica das paródias será a mesma, seria interessante a presença de, pelo menos, um instrumentista para acompanhar a exibição artística dos alunos. O ideal seria um tocador de cavaquinho e um de pandeiro.

Recursos Complementares

Artigo "Contra o 'mela' pop, tome partido-alto", de Nei Lopes:

http://www.samba-choro.com.br/debates/1014109753  (Acessado em: 15 de set. 2010)

O site "Samba & Choro" traz vários artigos sobre tal ritmo musical e vários de seus compositores e intérpretes:

http://www.samba-choro.com.br/debates  (Acessado em: 15 de set. 2010)

Áudio-vídeo do partido-alto "És partideiro", de Aniceto do Império:

http://www.youtube.com/watch?v=TnykMWep5i0&feature=related (Acessado em: 15 de set. 2010)

Avaliação

Ao final das atividades, os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:

  • entendimento do que vem a ser o partido-alto (origem, características, grandes nomes etc);
  • desenvolvimento de pesquisas acerca do tema em estudo;
  • produção texto-paródia da música e apresentação de uma paródia de "Dora" (melodia, criatividade, presença do refrão);
  • apresentação da paródia (a discontração comum às apresentações de partido-alto).

distinguir o subgênero de um ritmo(ou estilo) musical; reconhecer algumas características e peculiaridades de um gênero musical; produzir um texto-canção.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.