09/11/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
ATIVIDADE 01
Pesquisando o gênero musical samba
Antes de iniciar as atividades, exiba para os alunos, dois vídeos que demonstram as origens do samba, bem como a influência da cultura africana nesse ritmo musical.
Programa Extra Classe, exibido na Band, no dia 04/07/2010, com Elzelina Dóris, idealizadora e coordenadora do Projeto Cantando a História do Samba:
http://www.youtube.com/watch?v=P3h_EzTXcLw Acessado em: 20 out. 2010.
História do samba:
http://www.youtube.com/watch?v=pCn5ZSEsocY&feature=related Acessado em: 21 out.2010
A partir da exibição desses dois vídeos, peça que os alunos, individualmente, anotem em seus cadernos informações relevantes acerca da origem do ritmo, bem como de sua relação com a cultura africana.
Posteriormente, escolha um dado intérprete desse gênero musical para desenvolver as atividades subsequentes. Nós optamos por Clara Nunes, mas você poderá adaptar a presente aula a vários intérpretes.
Por exemplo: Martinho da Vila, Bezerra da Silva, Chico Buarque.
Você poderá pesquisar acerca de outros intérpretes no link: http://www.sambacarioca.com.br/sambistas.html Acessado em: 22 out.2010.
A presente atividade tem como objetivo uma pesquisa, por parte dos alunos, sobre o gênero samba. Caso considere possível, permita que os alunos pesquisem intérpretes e compositores musicais que tratam da cultura africana no gênero musical em questão.
http://omelhordampb.wordpress.com/2010/06/08/apesar-de-voce-clara-nunes/
Como exemplificação, selecionamos a intérprete Clara Nunes, em cujas letras retrata a cultura africana, principalmente os aspectos religiosos e a dança.
Organize a classe em grupos com 5 componentes, e proponha que os mesmos desenvolvam uma pesquisa sobre os seguintes pontos (caso opte por trabalhar com outros intérpretes, os pontos podem ser os mesmos):
http://50anosdetextos.com.br/1983/04/04/clara-nunes-muito-mais-do-que-uma-cantora-de-samba/
Caso haja mais grupos do que temas de pesquisa, privilegie o último ponto, "influência da cultura africana em sua música".
Os alunos poderão tomar como referencial de pesquisa a internet, enciclopédias ou relatos orais. Caso você opte por desenvolvê-la em sala de aula, deverá utilizar o espaço do laboratório de informática.
Links indicados:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Clara_Nunes
http://www.mpbnet.com.br/musicos/clara.nunes/
http://www.claranunesvozdeouro.blogspot.com/
http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/clara-nunes
Os grupos deverão preparar uma apresentação sobre o ponto pesquisado. Dessa forma, incentive a confecção de cartazes e a produção de uma parte escrita sobre o trabalho.
Observação: Permita que os alunos façam a presente pesquisa sobre outros intérpretes do samba. O essencial é que tais cantem a cultura africana em suas letras.
ATIVIDADE 02
Apresentação das pesquisas
Organize a sala de aula em círculo e informe que cada grupo terá cerca de 10 minutos para apresentar.
Durante essa atividade, peça que os demais alunos anotem possíveis dúvidas e comentários que deverão ser colocados ao final de cada apresentação.
Ao final, introduza uma fala que retome os principais pontos abordados, privilegiando a relação do samba com a cultura e as religiões de origem africana.
Para tanto, leia os seguintes textos:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cultura-africana/cultura-africana.php
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872007000200005
http://www.ceao.ufba.br/livrosevideos/pdf/uma%20historia%20do%20negro%20no%20brasil_cap09.pdf
Professor, abordar elementos da cultura africana em suas aulas já é uma exigência. Por isso, evite preconceitos quanto a elementos das religiões afrobrasileiras, como a Umbanda e o Candomblé, que possuem elementos da religião Espírita.
Assim, não será necessário aprofundar nesses conhecimentos para que não se gere situações desagradáveis.
Tome esses elementos de forma cultural, demonstrando a sua peculiaridade na MPB. Ao cantar sobre os orixás, intérpretes, como por exemplo Clara Nunes, amplia a divulgação e a desmistificação de preconceitos existentes.
Se necessário, faça um breve pesquisa em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Umbanda
http://pt.wikipedia.org/wiki/Candomblé
Fale, para os alunos, sobre:
ATIVIDADE 03
Escutando e interpretando canções
http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL321107-9798,00-CLARA+NUNES+ANOS+DEPOIS.html
Observação: Novamente ressaltamos que os alunos poderão desenvolver a presente atividade a partir de músicas de outros intérpretes do samba. O essencial é que as mesmas abordem a cultura africana em suas letras.
No laboratório de informática, você exibirá os três vídeos-canções a seguir. Segue também os links das letras das mesmas. Reproduza cópias para todos os alunos da classe.
Canto das três raças
Link da música: http://www.youtube.com/watch?v=Yw5L5exltgU
Link da letra: http://letras.terra.com.br/clara-nunes/83169/
A deusa dos Orixás
Link da música: http://www.youtube.com/watch?v=lBqJfSqQMY0&feature=fvsr
Link da letra: http://letras.terra.com.br/clara-nunes/120356/
Tributo aos Orixás
Link da música: http://www.youtube.com/watch?v=Ab3D8l3cr5w&feature=related
Link da letra: http://letras.terra.com.br/clara-nunes/423991/
Munidos das letras, os alunos deverão marcar/circular os elementos desconhecidos por eles. Os mesmos serão pesquisados e debatidos.
Por exemplo:
Organize a turma em uma grande roda e promova uma interpretação coletiva das canções. Faça inscrições para os alunos falarem de forma organizada. Incite-os a perceber os elementos da cultura africana presentes nas músicas.
Se julgar necessário, poderá exibir novamente as canções.
ATIVIDADE 04
Produção de texto
Após as atividade supracitadas, os alunos conhecerão não somente elementos da cultura africana, como também parte da história do samba.
Assim, em sala de aula, proponha a produção de um texto dissertativo que reuna boa parte do que foi discutido durante a aula. Não privilegie, ao avaliar os textos, elementos linguísticos e estruturais. O foco é a percepção da cultura africana na música brasileira e sua relação com o samba. Por isso, afirme aos alunos que poderão tomar quaisquer intérpretes como referência para essa produção.
Posteriormente, desenvolva uma rodada de leitura dos textos produzidos.
Artigo "Do silêncio a realidade: a história do Samba de Coco de Lagarto e sua manifestação popular, de Renilfran Cardoso de Souza:
Texto "Religiões afro-brasileiras e cultura nacional: uma etnografia em hipermídia":
http://br.monografias.com/trabalhos913/religioes-afro-brasileiras/religioes-afro-brasileiras.shtml
Ao final das atividade, os alunos devem ser avaliados nos seguintes aspectos:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/07/2011
Quatro estrelasAmei essa aula, vai me auxiliar bastante nas atividades do meu curso. Muito obrigada.
18/04/2011
Cinco estrelasotimo encontrar esses asuntos na internet