07/10/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer a importância do esporte adaptado aos portadores de necessidades especiais.
Identificar algumas modalidades esportivas voltadas para deficiência visual.
Compreender o Esporte como fator de inclusão.
Conhecimentos prévios em fundamentos de esportes em quadra (vôlei, futsal, basquete) e conhecimentos básicos sobre anatomia e fisiologia humana.
Começar a aula com a leitura do texto abaixo, esse trecho foi extraído do artigo "Educação Física Adaptada ao Deficiente Visual", cujo objetivo do mesmo é discutir a inclusão do portador de deficiência visual nas aulas de Educação Física.
"A atividade física e a prática dos esportes são fatores vitais para a saúde física e mental dos deficientes visuais. A Educação Física tem um papel decisivo na motivação para a vida e para a busca de melhor adequação das capacidades preservadas. O corpo cego é movimento, é vida, é sentimento e, tendo a oportunidade de vivenciar a atividade motora ou o esporte, o deficiente visual terá maiores chances para conquistar seu espaço como cidadão que é independente de sua deficiência".
Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/mydownloads_01/singlefile.php?cid=42&lid=3439
(acessado em 01/09/2010).
Atividade 1
Após a leitura do texto, através de uma pergunta chave, o Professor pode instigar o conhecimento e participação na discussão dos alunos, proporcionando ao indivíduo o pensar e repensar sobre a inclusão na sala de aula, focando na deficiência visual.
- Como poderíamos incluir alunos com deficiência visual nas aulas de Educação Física?
Realizada a pergunta, sugerir aos alunos formarem pequenos grupos e estipular um tempo (exemplo: 15 minutos) para debaterem entre si a questão. Após organizarem suas ideias, deveram registrá-las para expor os pontos levantados pelo grupo.
Todos os registros farão parte de um portfólio, que será exigido como trabalho final das aulas sobre o tema proposto.
Para a construção do portfólio, o professor pode sugerir que os alunos formem grupos de 3 componentes.
Definição de portfólio:
O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio.
Constituição de um portfólio:
O portfólio também pode ser usado na educação, tanto por alunos como por professores, com o objetivo de fazer uma reflexão crítica sobre o seu processo acadêmico, visando a melhoria de competências, atitudes ou conhecimentos. Normalmente é uma coletânea de documentos ligada a um texto seguindo uma lógica reflexiva.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Portf%C3%B3lio (acessado em 01/09/2010).
Nesse momento como recursos audiovisuais, sugiro a apresentação de quatro vídeos:
1º Vídeo - 4º episódio do programa Ação exibido pela Rede Globo:
O episódio em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos para Cegos, mostra alguns esportes praticados por atletas que possuem algum tipo de deficiência visual.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zqu-FJYjQ6A (acessado em 01/09/2010).
2º Vídeo - Futebol de Cinco:
O programa Boletim de Ouro, realizou uma matéria sobre o goalball, esporte que é uma adaptação do futsal para o deficiente visual. Nessa reportagem mostra a função do treinador, traz a história de vida e superação de alguns atletas, e o dilema dos times que possuem local para treino e patrocinadores, mas faltam atletas.
Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=17445 (acessado em 01/09/2010).
3º Vídeo: Esporte como fator de inclusão
Esporte como fator de inclusão [Esporte na escola]
Atividade 2
Antes da apresentação dos vídeos, propor aos alunos um roteiro com perguntas pertinentes ao tema. Exemplo de perguntas para o roteiro:
Obs.: todas atividades solicitadas acima deverão constar no portfólio.
Atividade3
Para continuarmos conhecendo mais sobre esporte adaptados a proposta dessa próxima atividade é uma pesquisa sobre os cinco esportes abaixo, os quais estão ilustrados com imagens sem títulos, apenas com numeração.
Objetivo é através de pesquisas relacionarem as imagens com o esporte adaptado (voltados a deficientes visuais), nessa pesquisa deve constar o nome do esporte e suas principais características.
Obs: todas as atividades solicitadas acima deverão constar no portfólio.
Imagem 1:
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Golbol (acessado em 01/09/2010).
Imagem 2:
Disponível em: http://einclusao.blogspot.com/2008_12_01_archive.html (acessado em 01/09/2010).
Imagem 3:
Disponível em: http://paralympicucbbeijing2008.blogspot.com/ (acessado em 01/09/2010).
Imagem 4:
Disponível em: http://www2.cpb.org.br/modalidades/integra.asp?Modal=judo (acessado em 01/09/2010).
Imagem 5:
Disponível em: http://www2.cpb.org.br/modalidades/integra.asp?modal=natacao (acessado em 01/09/2010).
Atividade 4
Para essa vivência na quadra no pátio, adaptaremos alguns materiais.
Gol: utilizaremos toda a extensão das linhas de fundo da quadra de vôlei como gol.
Bola: caso não tenha bola com guizos, usaremos uma bola de basquete, futebol, vôlei, etc.
Obs: pedir silêncio aos alunos, pois é um esporte baseado nas percepções táteis e auditivas.
Participantes: cada equipe será composta por 3 participantes (arremessadores e defensores) devidamente vendados.
Objetivo do jogo: transpor a bola pela linha de fundo da equipe adversária (gol).
Desenvolvimento: usar as marcações da quadra de vôlei (9 m de largura por 18 m de comprimento).
Sortear a equipe que começará com a posse de bola.
Cada aluno será responsável por uma área de defesa (área esquerda, central e área direita).
Os arremessos ao gol serão feitos de forma sequencial: o primeiro a lançar é o jogador que esta à direita, o próximo, o jogador central e, depois, o jogador que está à esquerda.
A bola deverá ser arremessada com as mãos, podendo quicar na quadra.
Troca-se a equipe após todos terem arremessado por 3 vezes a bola.
Posicionamento: no momento que a equipe atacante lançar a bola, a equipe defensora se posiciona, deitando em decúbito lateral, de frente para a equipe adversária.
Qualquer parte do corpo pode ser usada para defesa.
Para fazer o lance ao gol (linha de fundo) devem posicionar-se em pé para lançar a bola, podendo andar até 3 passos da sua linha de fundo.
Após lançar a bola e a equipe adversária realizar (ou não) a defesa, inverte-se as posições, ou seja, quem lançou a bola toma posição de defesa para esperar o lance da equipe contrária.
Sugestão: como os alunos estarão vendados, não conseguirão pegar a bola após o gol ou após ela sair de jogo. Solicitar para que as equipes que não estiverem jogando no momento, posicionarem atrás dos jogadores para auxiliá-los, resgatando e entregando em mãos a bola.
Que tal sentar no pátio/quadra com os alunos e debater sobre a Educação Física adaptada aos portadores de necessidades especiais?
Esse momento pode ser muito importante, através dessa socialização com os alunos o professor pode fazer um diagnóstico se conseguiu atingir de forma satisfatória seus objetivos. Pois nessa conversa focando em todos os conteúdos trabalhados tem como o professor avaliar e retomar algum assunto que deixou em dúvidas alguns alunos e retomar o tema casa julgue necessário.
Nome | Tipo |
---|---|
Esporte como fator de inclusão [Esporte na escola] | Vídeo |
Sugestão de sites:
Demonstração de Goalball 1
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=h4fMgL7e_ko&feature=related (acessado em 01/09/2010).
Demonstração de Goalball 2:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DnU-30H0vSg&feature=related (acessado em 01/09/2010).
Demonstração de Goalball 3:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fjNXLl0Y1ok&feature=related (acessado em 01/09/2010).
Uma partida de Goalball (esse vídeo mostra parte de uma partida de goalball).
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=SPotxeyCB1g (acessado em 01/09/2010).
Modalidades Esportiva para Deficientes Visuais:
Disponível em: http://www.solbrilhando.com.br/_Esportes/Necessidades_Especiais/Organizacao_do_Esporte_P_02.htm (acessado em 01/09/2010).
Comitê Paraolímpico Brasileiro (modalidades esportivas):
Disponível em: http://www2.cpb.org.br/modalidades/modalidades.asp (acessado em 01/09/2010).
Avaliação diagnóstica em todos os momentos da aula, culminando na apresentação do trabalho final (portfólio).
Através desse trabalho final, o professor poderá diagnosticar e acompanhar se atingiu seus objetivos, ao analisar se o aluno entendeu a a importância da prática esportiva para pessoas com necessidades especiais, focando a deficiência visual, se tomou maior conhecimento sobre outros esportes adaptados, se compreendeu de forma crítica e sistematizada a importância do esporte como fator de inclusão e de como as aulas de Educação Física podem contribuir nesse processo.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/01/2015
Cinco estrelasMuito interessante a aula.
14/04/2012
Cinco estrelasMuito interessante, irei aplicar nas minhas aulas de educação física. Trata-se de um novo paradigma a ser quebrado.
12/04/2012
Quatro estrelasme interesso bastante pelo serviso social e pelo fato do mundo ter que se adapitar as essas pessoas que vem se superando cada vez mais e mais. Esse e um trablho sinplesmente facimante pois tira nossas duvida elem de mostra as adapitações que no esporte, para mostra que um defisiente fisico não e diferrente mas sim espesial e presisa de um olhar e uma atenção maior para eles.