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Inclusão do portador de deficiência visual nas aulas de Educação Física

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a importância do esporte adaptado aos portadores de necessidades especiais.

Identificar algumas modalidades esportivas voltadas para deficiência visual.

Compreender o Esporte como fator de inclusão.

Duração das atividades
Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos prévios em fundamentos de esportes em quadra (vôlei, futsal, basquete) e conhecimentos básicos sobre anatomia e fisiologia humana.

Estratégias e recursos da aula

Começar a aula com a leitura do texto abaixo, esse trecho foi extraído do artigo "Educação Física Adaptada ao Deficiente Visual", cujo objetivo do mesmo é discutir a inclusão do portador de deficiência visual nas aulas de Educação Física.

"A atividade física e a prática dos esportes são fatores vitais para a saúde física e mental dos deficientes visuais. A Educação Física tem um papel decisivo na motivação para a vida e para a busca de melhor adequação das capacidades preservadas. O corpo cego é movimento, é vida, é sentimento e, tendo a oportunidade de vivenciar a atividade motora ou o esporte, o deficiente visual terá maiores chances para conquistar seu espaço como cidadão que é independente de sua deficiência".

Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/mydownloads_01/singlefile.php?cid=42&lid=3439  

(acessado em 01/09/2010).

Atividade 1

Após a leitura do texto, através de uma pergunta chave, o Professor pode instigar o conhecimento e participação na discussão dos alunos, proporcionando ao indivíduo o pensar e repensar sobre a inclusão na sala de aula, focando na deficiência visual.

- Como poderíamos incluir alunos com deficiência visual nas aulas de Educação Física?

Realizada a pergunta, sugerir aos alunos formarem pequenos grupos e estipular um tempo (exemplo: 15 minutos) para debaterem entre si a questão. Após organizarem suas ideias, deveram registrá-las para expor os pontos levantados pelo grupo.

Todos os registros farão parte de um portfólio, que será exigido como trabalho final das aulas sobre o tema proposto.

Para a construção do portfólio, o professor pode sugerir que os alunos formem grupos de 3 componentes.

Definição de portfólio:

O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio.

Constituição de um portfólio:

O portfólio também pode ser usado na educação, tanto por alunos como por professores, com o objetivo de fazer uma reflexão crítica sobre o seu processo acadêmico, visando a melhoria de competências, atitudes ou conhecimentos. Normalmente é uma coletânea de documentos ligada a um texto seguindo uma lógica reflexiva.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Portf%C3%B3lio (acessado em 01/09/2010). 

Nesse momento como recursos audiovisuais, sugiro a apresentação de quatro vídeos:

1º Vídeo - 4º episódio do programa Ação exibido pela Rede Globo:

O episódio em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos para Cegos, mostra alguns esportes praticados por atletas que possuem algum tipo de deficiência visual.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zqu-FJYjQ6A (acessado em 01/09/2010). 

2º Vídeo - Futebol de Cinco:

O programa Boletim de Ouro, realizou uma matéria sobre o goalball, esporte que é uma adaptação do futsal para o deficiente visual. Nessa reportagem mostra a função do treinador, traz a história de vida e superação de alguns atletas, e o dilema dos times que possuem local para treino e patrocinadores, mas faltam atletas.

Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=17445 (acessado em 01/09/2010). 

3º Vídeo: Esporte como fator de inclusão

Esporte como fator de inclusão [Esporte na escola]   

Atividade 2

Antes da apresentação dos vídeos, propor aos alunos um roteiro com perguntas pertinentes ao tema. Exemplo de perguntas para o roteiro:

  • Qual a influência do esporte para os deficientes visuais?
  • Qual (is) a (s) função (oẽs) da Confederação Brasileira de Desportos para Cegos?
  • Qual o número de deficientes visuais no Brasil?
  • O esporte adaptado traz benefícios dia a dia da pessoa deficiência visual. Como podemos justificar essa afirmação?Quais são as categorias do atletismo para deficientes visuais?
  • De que forma o esporte como pode tornar um fator de inclusão das crianças com necessidades especiais?
  • O que é o futebol de cinco?
  • Qual o papel que desempenha o treinador de atletas com deficiência visual?

Obs.: todas atividades solicitadas acima deverão constar no portfólio.

Atividade3

Para continuarmos conhecendo mais sobre esporte adaptados a proposta dessa próxima atividade é uma pesquisa sobre os cinco esportes abaixo, os quais estão ilustrados com imagens sem títulos, apenas com numeração.

Objetivo é através de pesquisas relacionarem as imagens com o esporte adaptado (voltados a deficientes visuais), nessa pesquisa deve constar o nome do esporte e suas principais características. 

Obs: todas as atividades solicitadas acima deverão constar no portfólio.

Imagem 1:

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Golbol (acessado em 01/09/2010).  

Imagem 2:

 

Disponível em: http://einclusao.blogspot.com/2008_12_01_archive.html (acessado em 01/09/2010).  

Imagem 3:

Disponível em: http://paralympicucbbeijing2008.blogspot.com/ (acessado em 01/09/2010).  

Imagem 4:

Disponível em: http://www2.cpb.org.br/modalidades/integra.asp?Modal=judo (acessado em 01/09/2010).  

Imagem 5:

Disponível em: http://www2.cpb.org.br/modalidades/integra.asp?modal=natacao (acessado em 01/09/2010).  

Atividade 4

Para essa vivência na quadra no pátio, adaptaremos alguns materiais.

Gol: utilizaremos toda a extensão das linhas de fundo da quadra de vôlei como gol.

Bola: caso não tenha bola com guizos, usaremos uma bola de basquete, futebol, vôlei, etc. 

Obs: pedir silêncio aos alunos, pois é um esporte baseado nas percepções táteis e auditivas. 

Participantes: cada equipe será composta por 3 participantes (arremessadores e defensores) devidamente vendados. 

Objetivo do jogo: transpor a bola pela linha de fundo da equipe adversária (gol).

Desenvolvimento: usar as marcações da quadra de vôlei (9 m de largura por 18 m de comprimento).

Sortear a equipe que começará com a posse de bola.

Cada aluno será responsável por uma área de defesa (área esquerda, central e área direita).

Os arremessos ao gol serão feitos de forma sequencial: o primeiro a lançar é o jogador que esta à direita, o próximo, o jogador central e, depois, o jogador que está à esquerda.

A bola deverá ser arremessada com as mãos, podendo quicar na quadra.

Troca-se a equipe após todos terem arremessado por 3 vezes a bola. 

Posicionamento: no momento que a equipe atacante lançar a bola, a equipe defensora se posiciona, deitando em decúbito lateral, de frente para a equipe adversária.

Qualquer parte do corpo pode ser usada para defesa.

Para fazer o lance ao gol (linha de fundo) devem posicionar-se em pé para lançar a bola, podendo andar até 3 passos da sua linha de fundo.

Após lançar a bola e a equipe adversária realizar (ou não) a defesa, inverte-se as posições, ou seja, quem lançou a bola toma posição de defesa para esperar o lance da equipe contrária.

Sugestão: como os alunos estarão vendados, não conseguirão pegar a bola após o gol ou após ela sair de jogo. Solicitar para que as equipes que não estiverem jogando no momento, posicionarem atrás dos jogadores para auxiliá-los, resgatando e entregando em mãos a bola.

 

Que tal sentar no pátio/quadra com os alunos e debater sobre a Educação Física adaptada aos portadores de necessidades especiais?

Esse momento pode ser muito importante, através dessa socialização com os alunos o professor pode fazer um diagnóstico se conseguiu atingir de forma satisfatória seus objetivos. Pois nessa conversa focando em todos os conteúdos trabalhados tem como o professor avaliar e retomar algum assunto que deixou em dúvidas alguns alunos e retomar o tema casa julgue necessário.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Esporte como fator de inclusão [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

Sugestão de sites:

Demonstração de Goalball 1

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=h4fMgL7e_ko&feature=related    (acessado em 01/09/2010). 

Demonstração de Goalball 2:

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DnU-30H0vSg&feature=related (acessado em 01/09/2010).  

Demonstração de Goalball 3:

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fjNXLl0Y1ok&feature=related (acessado em 01/09/2010).  

Uma partida de Goalball (esse vídeo mostra parte de uma partida de goalball).

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=SPotxeyCB1g (acessado em 01/09/2010).  

Modalidades Esportiva para Deficientes Visuais:

Disponível em: http://www.solbrilhando.com.br/_Esportes/Necessidades_Especiais/Organizacao_do_Esporte_P_02.htm (acessado em 01/09/2010).  

Comitê Paraolímpico Brasileiro (modalidades esportivas): 

Disponível em: http://www2.cpb.org.br/modalidades/modalidades.asp (acessado em 01/09/2010).   

Avaliação

Avaliação diagnóstica em todos os momentos da aula, culminando na apresentação do trabalho final (portfólio).

Através desse trabalho final, o professor poderá diagnosticar e acompanhar se atingiu seus objetivos, ao analisar se o aluno entendeu a a importância da prática esportiva para pessoas com necessidades especiais, focando a deficiência visual, se tomou maior conhecimento sobre outros esportes adaptados, se compreendeu de forma crítica e sistematizada a importância do esporte como fator de inclusão e de como as aulas de Educação Física podem contribuir nesse processo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
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Opiniões

  • Lucas Damasceno, UERJ , Rio de Janeiro - disse:
    lucasvascaino@gmail.com

    19/01/2015

    Cinco estrelas

    Muito interessante a aula.


  • Raul Vaz da Silva Neto , MONSENHOR JOSE GERARDO FERREIRA GOMES EEFM , Ceará - disse:
    raulvsneto@hotmail.com

    14/04/2012

    Cinco estrelas

    Muito interessante, irei aplicar nas minhas aulas de educação física. Trata-se de um novo paradigma a ser quebrado.


  • Abigail Ágape , GMAR , Amapá - disse:
    abigailagape@gmail.com

    12/04/2012

    Quatro estrelas

    me interesso bastante pelo serviso social e pelo fato do mundo ter que se adapitar as essas pessoas que vem se superando cada vez mais e mais. Esse e um trablho sinplesmente facimante pois tira nossas duvida elem de mostra as adapitações que no esporte, para mostra que um defisiente fisico não e diferrente mas sim espesial e presisa de um olhar e uma atenção maior para eles.


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